65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE NO CEARÁ: ESPERANÇA PARA OS JOVENS E DESAFIO PARA O (A) PROFESSOR (A)?
Aparecida Maria de Lima Silva - Graduanda do Curso de Pedagogia, Universidade Regional do Cariri - URCA.
Francisca Clara de Paula Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Educação - URCA
INTRODUÇÃO:
Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa intitulada “Estudo da formação dos professores que atuam nas escolas de educação profissional,” tendo como objeto de estudo o “novo” modelo de escolas de ensino médio profissionalizante em fase experimental de implantação no estado do Ceará. A perspectiva teórica abordada nesta pesquisa tem como referência a leitura de Frigotto (2005, p.33) que diz: “o discurso utilizado para sustentar o caráter manifesto de formar técnicos construiu-se sob o argumento da “escassez de técnicos” no mercado e pela necessidade de evitar a “frustração dos jovens” que não ingressavam nas universidades nem no mercado de trabalho por não apresentarem uma habilitação profissional. Isto seria solucionado com a “terminalidade” do ensino médio técnico.” Esta leitura é complementada pelas palavras de Saviani citado por Frigotto (2005), quando o mesmo afirma: “(...) não se deveria propor que o ensino médio formasse técnicos especializados mais politécnicos.” Justifica-se a relevância deste trabalho pelo montante de recursos públicos investidos neste projeto de educação para apenas uma parcela da juventude cearense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar reflexões sobre os objetivos e metas das escolas de ensino médio integrado à educação profissional nas relações com uma sólida formação básica da juventude e as exigências para a prática docente.
MÉTODOS:
É uma pesquisa teórico-empírica de abordagem metodológica qualitativa, tendo como fundamento filosófico os princípios do materialismo histórico dialético. Através de pesquisa participante e entrevistas conseguimos dialogar com os professores e a gestão da escola e por meios destes diálogos conseguimos apreender como estes sujeitos em situações concretas de trabalho tem enfrentado e superado os problemas relacionados à sua ação docente. A pesquisa nos permitiu verificar também o grau de comprometimento deste projeto de escola com uma boa e sólida formação da juventude.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Escola Aderson Borges de Carvalho, antigo Liceu de Juazeiro do Norte – CE, foi transformada em Escola Estadual de Educação Profissional (Parecer nº 113 de 1º de março de 2010), na primeira gestão do governador Cid Gomes (2003-2006). A escola oferta uma formação técnico-profissional concomitante com uma formação científica básica do Ensino Médio, por meio dos cursos de Enfermagem, Edificações, Rede computadores, Logística e Informática; possui um corpo docente com 31 professores e 326 alunos matriculados em 2012. Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola, os marcos legais e político-filosóficos que dão suporte a este modelo de escola são: a LDB (9.394/96), o Decreto Federal 5.154/2004, e um documento denominado TESE - Tecnologia Empresarial Socioeducacional sistematizado pelo empresário Marcos Magalhães(2008). Tem amparo financeiro no Programa Brasil Profissionalizado proposto pelo governo federal. Os resultados apontam para uma preocupação da direção da escola quanto à qualidade da formação profissional adquirida pelos estudantes e as exigências do mercado de trabalho. Porém, segundo a Direção da escola, os resultados alcançados até o momento tem sido satisfatórios, pois em 2011, do universo de 150 alunos matriculados, 58% foram inseridos no mercado de trabalho.
CONCLUSÕES:
Os resultados nos provocam algumas reflexões sobre este modelo de educação ofertado à juventude e as exigências para o professor. Senão vejamos: em primeiro, foi possível verificar a angústia do corpo docente dentro e fora da sala de aula para cumprir a meta: inserção no mercado de trabalho articulada com uma sólida formação cientifica de ensino médio. Em segundo, preocupa-nos ainda as implicações para a sociedade a formação de um jovem que ao iniciar o ensino médio tem que “optar” por uma profissão. O que esperar deste tão “jovem” profissional? Fica para o debate a questão da formação pelo trabalho e para o trabalho como uma questão a ser pensada no processo de construção de um modelo educacional adequado aos interesses da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Ensino Médio profissionalizante, Juventude, Trabalho docente..