65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIVISÃO CELULAR
Cíntia de Sousa Bezerra - IFPB
Thiago Vinicius Sousa Souto - SEE-PB
INTRODUÇÃO:
O conteúdo de divisão celular é um dos desafios no ensino de biologia pois, necessita de um maior grau de abstração dos estudantes por ser um processo microscópico e existirem ainda poucas escolas com laboratórios ou mesmo recursos suficientes para observação deste processo. Para maior eficácia do processo ensino-aprendizagem os professores são orientados pelos PCNs a utilizar outras estratégias para abordar os temas de biologia como projetos, jogos, debates, simulação, etc. Segundo a teoria de Ausubel, um dos fatores que possibilitam a aprendizagem significativa é o fato do aprendiz, manifestar uma disposição para aprender, pois de nada vale o material ser potencialmente significativo se o aluno não se mostrar disposto a aprender, pois se não houver disposição, a aprendizagem não será significativa e sim, simplesmente mecânica. A aprendizagem significativa tem um ambiente mais fértil quando os assuntos tratados na aula são abordados através de atividade lúdica, já que os alunos ficam entusiasmados a aprender de uma forma mais interativa e divertida. Os jogos são capazes de estimular a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, além de aprimorar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração e, também, exercitam interações sociais e trabalho em equipe.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi utilizar jogos como, instrumento, para o ensino de divisão celular, verificar os processos de aprendizagem dos alunos em sala de aula em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em um dos campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Em duas turmas do primeiro ano do ensino médio foi utilizado um jogo didático contemplando o tema divisão celular mitose e meiose. Antes de aplicar o jogo as duas turmas tiveram aulas expositivas sobre o assunto. O jogo consistia de um tabuleiro e 4 tipos de cartões com: a) questões de múltipla escolha; b) montagem de mapa conceitual; c) questões discursivas e d) curiosidade que eram retirados aleatoriamente pelos alunos. A turma foi dividida em grupos 6 ou 3 alunos. Cada grupo jogava um dado e percorria no tabuleiro o número de casas indicada pelo dado, então retirava uma carta referente a indicação no tabuleiro (questões de múltipla escolha, montagem de mapa conceitual, questões discursivas ou curiosidade). Caso resolvessem corretamente o problema recebiam uma pontuação, caso contrário o professor fornecia a resolução ou o próximo grupo tinha a opção de responder se soubesse e ainda jogar para ter uma nova pergunta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A atividade proporcionou interação entre os grupos o que não era favorecido em uma aula tradicional, e promoveu uma competição saudável entre as equipes, tornando a participação dos alunos prazerosa e divertida. Os alunos manifestaram grande entusiasmo, por ser uma atividade diferente da aula expositiva, permitindo que despertasse nos alunos uma predisposição para o aprendizado. Por meio do jogo os alunos conseguiram elaborar alguns conceitos básicos de divisão celular e diferenciar características típicas da mitose e meiose além de relacionar os conceitos e proposições contidas nos cartões, com o conhecimento que já apresentavam, e desta maneira puderam reestruturar seu conhecimento. Na aplicação do jogo, nos grupos que tinham um número maior de integrantes, alguns destes não participavam ativamente da discussão para elaboração das respostas; ao diminuir o número de integrantes aumentou o número de grupos e o tempo de espera para participação, assim alguns grupos ficavam conversando enquanto outro era questionado. Para contornar este problema propusemos que se o grupo ao qual era feito a pergunta não soubesse responder passaria a mesma para o próximo grupo assim conseguimos que os grupos prestassem mais atenção às questões feitas no jogo e participassem mais ativamente.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que o jogo didático para o ensino de divisão celular é um elemento motivador para auxiliar na aprendizagem significativa de conhecimentos de biologia, uma vez que possibilita a interação e a formulação de respostas a partir de uma discussão dialética entre os estudantes, a construção de mapas conceituais que explicitam a hierarquização de conceitos de divisão celular. Ressaltamos que a argumentação entre os pares favoreceu o confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do pensamento lógico.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Aprendizagem significativa, Atividades lúdicas.