65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
O ARTESANATO COMO PRODUTO TURÍSTICO EM SÃO LUÍS-MA: Estudo de caso no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão- CEPRAMA
Andréa Cristina Dias Pinto - Curso de Turismo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Brenda Rodrigues Coelho Leite - Curso de Turismo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Prof. Dra/Orientadora-Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
A identidade de um país tem como uma de suas manifestações seus produtos e serviços sejam estes de origem industrial ou artesanal. Neste último aspecto destaca-se o artesanato, que vem ganhando espaço importante no setor turístico por ser um produto de grande valor histórico-cultural, já que revela a beleza e riqueza de um lugar. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o artesanato e o espaço físico do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão, com enfoque para sua importância como produto turístico na cidade de São Luís-MA. Conforme Lage e Milone (2001), produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. O objetivo da pesquisa é avaliar o artesanato e o espaço em que ele se apresenta – o CEPRAMA – para que este se torne um produto turístico representativo do município de São Luís. A relevância da pesquisa se constitui na sistematização do conhecimento sobre o artesanato local; a produção de conhecimento sobre esta temática poderá contribuir com a elaboração de um planejamento adequado, visando à promoção do bem estar da comunidade e garantindo sua preservação e a valorização de sua identidade cultural. Em síntese, o planejamento embasado na pesquisa poderá agregar valor à atividade turística local.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa consiste em identificar e avaliar os principais aspectos do espaço físico e do artesanato comercializado no CEPRAMA, buscando investigar como este artesanato pode se tornar um produto turístico que atraia visitantes para a cidade de São Luís - MA.
MÉTODOS:
O método da pesquisa foi definido como um estudo de caso onde os acadêmicos levantaram dados em seu campo de atuação. Para atingirmos o objetivo proposto, aplicamos uma mostra de 107 questionários com 25 perguntas qualitativas e quantitativas. Todos os questionários foram aplicados aos visitantes que se encontravam no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (CEPRAMA) e aos considerados potenciais compradores, por se encontrarem próximos ou dentro do espaço no período de 04 a 14 de fevereiro de 2013. Os questionários abordaram temáticas variadas como o preço e qualidade do artesanato, aspectos negativos e positivos do CEPRAMA, visão geral sobre o espaço etc. Como se pode perceber o próprio visitante era o sujeito da pesquisa e, portanto, uma análise SWOT foi feita através dos resultados obtidos dos questionários apontando as forças e fraquezas (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo) do CEPRAMA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve a realização de uma análise SWOT onde as forças são a boa estrutura e variedade no artesanato comercializado. Já as fraquezas são a falta de divulgação do local e as formas de pagamento do artesanato. Logo as oportunidades se resumem às leis de incentivo à cultura e potencial associativo. Quanto às ameaças, estas consistem na falta de reconhecimento por parte da comunidade do valor do patrimônio imaterial presente no artesanato e a informalidade nas relações econômicas e políticas dos artesãos. Diante do panorama que foi apresentado é necessário que haja planejamento estratégico e investimento para o fortalecimento do setor artesanal em São Luís. Percebe-se que há dois tipos de ações necessárias, diagnosticadas, dentro desta pesquisa. A primeira ação constitui-se na integração dos artesãos, para a produção de novos modelos de tecelagem e aumento da produção, possibilitando, desta forma, condições para atender o mercado externo ampliando o horizonte de atuação e colaborando com a divulgação do artesanato maranhense. A segunda é um estudo sobre as possíveis características locais que podem ser inseridas no produto artesanal, transformando-o em produto turístico representativo do município para atender a demanda turística.
CONCLUSÕES:
Com o objetivo de avaliar o artesanato e o espaço do Centro de Produção Artesanal do Maranhão (CEPRAMA) em São Luís, verificou-se que o artesanato, por ser feito da matéria-prima da região, torna-se um produto turístico para os visitantes. Considerou-se a ótica do consumidor, para avaliar o produto artesanal e o local onde esse produto é comercializado e analisado sob o ponto de vista sócio econômico; o artesanato trouxe benefícios à comunidade, no sentido de diminuir o desemprego. Sendo assim, este trabalho possibilitou ampliar a fonte de conhecimento sobre a temática do artesanato e os seus impactos nas comunidades.
Palavras-chave: Artesanato, Comunidade, Produto Turístico.