65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O CAMINHO DA LEITURA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA RUMO A UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Chayene Cristina Santos Carvalho - UFMA
Elilson Tarcio de Sousa e Sousa - UFMA
Lenise Lima Castro - UFMA
José Carlos de Melo - Profº. Drº./Orientador - Depto. de Educação II - UFMA
INTRODUÇÃO:
A presente investigação é resultado de nossas experiências vivenciadas na Escola Roseana Sarney Murad, localizada na periferia da capital do estado do Maranhão São Luís, envolvendo crianças entre oito e treze anos, durante os meses de julho a dezembro de 2012, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Maranhão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Visando por meio deste, estabelecer maior contato das crianças do Ensino Fundamental com a leitura, além de trabalhar a questão da indisciplina a partir de jogos, brincadeiras e da literatura, cooperando assim, para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
Para desenvolvermos essa pesquisa procuramos seguir alguns percursos metodológicos, tal como a Pesquisa-ação, que segundo Serrano (1994), é um tipo de investigação que busca averiguar as relações sociais e a partir daí, o pesquisador promove ações com intuito de conseguir mudanças de atitudes e comportamento dos indivíduos. A partir dos dados coletados através de questionários e entrevistas com as professoras das turmas, a professora supervisora, gestor da escola. Também utilizamos a observação participativa com @s alun@s, identificamos e problematizamos os fatores que intervinham no contexto das salas de aulas envolvidas, por isso, desenvolvemos atividades lúdicas que contribuíram para que os educandos pudessem se perceber como sujeitos críticos e capazes de refletirem a realidade na qual estão inseridos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebemos inicialmente que @s alun@s tinham dificuldades de se expressarem ao fazerem leitura e produção de escrita, além de serem bastante indisciplinados, o que consideramos um grande desafio. Contudo, ao decorrer do projeto os mesmos puderam desenvolver e perceber a importância e a necessidade de se saber ler e escrever. O que contribuiu para que estes não vissem mais a leitura como algo obrigatório e sem sentido. Diante das diversas atividades, como contação de história, dinâmicas e jogos como gincana das letras, jogo de perguntas, forca, brincadeira da mímica, entre outros, foi possível observar de forma significativa maior interação entre as crianças e o reconhecimento das regras de convivência, possibilitando dessa forma uma visão mais ampla de suas habilidades críticas, reflexivas e criativas.
CONCLUSÕES:
Consideramos que atividades criativas e significativas de leitura no processo de ensino, são fundamentais para instigar n@s alun@s o interesse em ler, sendo possível uma maior aproximação com a realidade, numa perspectiva de construção da criticidade e reflexão na busca da transformação social. O projeto proporcionou trocas de saberes e realidades. Modificou a dinâmica da aprendizagem, possibilitando experiências significativas tanto para a comunidade escolar como para os autores da respectiva pesquisa. Sendo assim, o projeto culminou de forma conjunta com outros projetos por meio de exposições de todas as produções feitas em sala de aula e exibição de vídeo de fotos das crianças em plena atividade e brincadeiras. Acreditamos que a presente pesquisa mostrou-se relevante na busca de uma educação melhor e que é possível intervir na realidade de forma criativa em prol do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Leitura, Ensino-aprendizagem, Transformação Social.