65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA FACILITAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Danielle Cristina Ferreira Oliveira - Graduanda do curso de Licenciatura em Química- IFAM
Luana Taisse Oliveira Alemão - Graduanda do curso de Licenciatura em Química- IFAM
Alzira Soares Tavares - Graduanda do curso de Licenciatura em Química- IFAM
Eila Bentes Vasconcelos - Graduanda do curso de Licenciatura em Química- IFAM
Greyce Jane Maia Palhêta - Graduanda do curso de Licenciatura em Química- IFAM
Fernanda Tunes Villani - Coordenadora do curso de Licenciatura em Química- IFAM
INTRODUÇÃO:
Quando se fala do estudo da tabela periódica encontra-se sempre um desafio com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, pois os mesmos têm dificuldade na compreensão do assunto, pelo fato da tendência tradicional ainda estar muito presente na maneira de ensinar dos professores e grande parte dos currículos levar em consideração somente o lado conceitual da química, deixando de lado o apreender fazendo. De acordo com Mortimer (1999), nosso ensino de química tradicional é fruto, na maioria das vezes, de um processo histórico de repetição de fórmulas que são bem sucedidas do ponto de vista didático - fazer com que o aluno aprenda alguns procedimentos relacionados à Química, transformando a disciplina num manejo de pequenos rituais.
O ensino da química e, em particular, do tema tabela periódica, praticado em um grande número de escolas, está muito distante do que se propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Química, privilegiando assim, aspectos teóricos de forma tão complexa que estes acabam se tornando abstratos e distantes do educando.
Pensando nos pontos discutidos acima, propomos uma metodologia para facilitar o processo de ensino- aprendizagem na Química, referente ao tema Tabela Periódica, para alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Manaus.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propor uma metodologia de simples elaboração que consiste na abordagem da Tabela Periódica, incluindo sua cronologia, estrutura e aspectos básicos, podendo ser construída por atuais e futuros professores de química, para alunos do 1º ano do Ensino Médio.
MÉTODOS:
O procedimento metodológico, para a efetivação da pesquisa, foi realizado através de observações em campo, que buscou a informação diretamente com os sujeitos pesquisados. Seguindo as sugestões de Gonsalves (2003), essa pesquisa exigiu um encontro mais direto do pesquisador (alunos do curso superior de licenciatura em química do IFAM com o campo (alunos do primeiro ano de uma escola publica de Manaus) onde o fenômeno ocorreu, a fim de reunir as informações pertinentes). A investigação também se deu em caráter de pesquisa bibliográfica e descritiva. A pesquisa bibliográfica foi utilizada com intuito de descrever a cronologia e estrutura da tabela periódica, identificar o contato que os professores têm com a mesma e embasar nossa metodologia. Já a descritiva consistiu no registro das características do objeto de estudo.
Para a aplicação da metodologia proposta, seguiram-se as seguintes etapas:
• Primeira etapa: Aplicação de um questionário ou teste para saber o quanto os alunos dominavam o tema abordado;
• Segunda etapa: Aula expositiva dialogada;
• Terceira etapa: Abordagem do conteúdo;
• Quarta etapa: Aplicação da dinâmica;
• Quinta etapa: Aplicação do questionário final com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos e obter informações e opiniões a respeito dessa experiência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo o questionário inicial, antes da aplicação da aula expositiva- dialogada e da dinâmica da tabela, revelou- se a falta de conhecimento da maioria dos alunos com relação à tabela periódica. Observou- se que a partir desta aula os alunos passaram a desenvolver melhor relação com a tabela e os elementos químicos.
Na metodologia proposta verificou- se uma melhor compreensão sobre os conteúdos ministrados (massa atômica, período, família, número atômico e distribuição eletrônica) e maior familiaridade com o uso da tabela.
O conteúdo foi explorado de maneira dinâmica o que facilitou a compreensão dos alunos e o envolvimento dos mesmos nas aulas.
De acordo com o questionário final, pode- se verificar que houve melhoras com relação ao envolvimento dos alunos com o tema e o aumento da compreensão dos mesmos. A tabela periódica, então, tornou- se uma ferramenta de estudo familiar.
Pode- se constatar, então, que esta metodologia proposta envolvendo uma dinâmica lúdica como recurso, pode ser utilizada em sala de aula como momento de fixação do conteúdo e de aquisição de conhecimentos, no qual os educandos têm momentos de descontração, comunicação e compreensão, além de dar importância ao conteúdo estudado e se aproximar da matéria de forma mais dinâmica, facilitadora e lúdica.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que os resultados foram positivos, porque todos os objetivos propostos no trabalho foram alcançados. Além disso, com base nas análises feitas, a metodologia aplicada proporcionou aos alunos maior familiaridade com a tabela periódica que é instrumento imprescindível nas aulas de Química, e promoveu a quebra do bloqueio no processo de ensino- aprendizagem do referente tema, notado nas observações iniciais.
De acordo com a análise do questionário final, verificou-se a aproximação dos alunos com o tema e com o uso da tabela, ou seja, esta atividade permitiu a facilitação no aprendizado, assim como maior interesse pela química.
Portanto, a atividade se mostrou útil podendo ser empregada como ferramenta metodológica pelos professores de química de acordo com os objetivos pretendidos por cada um.
Palavras-chave: Química, Tabela Periódica, Metodologia.