65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
OFICINAS DE PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Moises Garcês Silva - Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Willberth Galeno da Silva - Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Rayane Rocha Rodrigues - Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Rachel Sousa Tavares - Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Kátia Cilene Ferreira França - Profa. Ma./Orientadora - Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata de expor os resultados das ações desenvolvidas no processo de planejamento e execução das propostas de práticas pedagógicas esboçadas como alternativas para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental maior, promovidas pelos pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que tem como um de seus objetivos específicos: fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que utilizem textos verbais e não verbais orais ou escritos da cidade de São Bernardo, assim como conhecimentos considerados da cultura universal em uma perspectiva de superação dos problemas identificados no processo ensino-aprendizagem. Pode-se dizer então que a validade e relevância desse projeto encontram-se na disposição de fortalecer a competência para gestar praticas educativas na perspectiva de que a escola que seja espaço de construção de conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar os resultados das experiências metodológicas e práticas docentes interdisciplinares realizadas pelos alunos pesquisadores do PIBID do subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante um ano na escola Cônego Nestor com alunos do 6º ano do ensino fundamental com foco na leitura e escrita.
MÉTODOS:
O processo de planejamento e execução das propostas de práticas pedagógicas esboçadas como alternativas para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental maior foram promovidas por 10 alunos-bolsistas em atividades orientadas visando à criação e aprimoramento da prática docente. Estas atividades têm caráter interativo e interdisciplinar com foco em atividades com gêneros textuais pensadas para atuação dos bolsistas em sala de aula, fornecendo, ainda, alternativas metodológicas a serem aplicadas e ampliadas por 01 professore-supervisor já atuante na área. As atividades denominadas de oficinas de prática docente são planejamentos distanciados das famosas aulas de Língua Portuguesa, ao passo que, entre bolsista e aluno se explora uma relação diferenciada em sala de aula, baseado no processo de produção dos alunos proporcionado em um meio lúdico, interativo e interdisciplinar. Estas oficinas são estruturadas com todos os passos metodológicos para a promoção dos conteúdos no ambiente educacional pelos alunos-bolsistas, e uma vez estruturados nesses moldes, giram em torno da produção textual, da leitura e da oralidade como atividades distanciadas do olhar e da concepção disciplinadora.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na primeira etapa foram realizadas as seguintes oficinas de leitura e escrita: a) oficina “No ritmo do texto” e “Um cartão para você”, que teve como objetivo: Promover uma atividade interativa que permita uma aproximação entre pesquisadores PIBID e alunos da escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, localizado em São Bernardo-MA, bem como diagnosticar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas por alunos do 6º ano, do ensino fundamental, a partir do trabalho como a música, as artes plásticas e o gênero textual diário. Nessas ações efetivas na escola, coletamos material oral e escrito e analisamos a partir de uma fundamentação sociolinguística, que nos permitiu verificar algumas das relações sociais em que os alunos estavam inseridos e pensar novas metodologias para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. Assim como base nessas discussões foram planejadas as seguintes oficinas prática docentes: Poesia ao Pé do Ouvido, Histórias de Vidas Bernardenses, Releituras de Obras de Portinari e Imagens e Palavras: explorando aspectos descritivos. Todas tinham o objetivo de fomentar a apropriação por parte do aluno de diferentes gêneros textuais Marcuschi (2002), desenvolvendo a competência metagenérica Koch (2009) por meio da produção textual onde o educando seria o principal autor.
CONCLUSÕES:
Em linhas gerais, pretende-se que os resultados alcançados permitam aos graduandos do curso de Linguagens e Códigos uma formação profissional consistente, por aliar os estudos teóricos às práticas pedagógicas, que acontecem uma perspectiva interdisciplinar, desde os primeiros semestres da formação inicial. Fomentando experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar por meio da realização de estudos que levem em conta a observação e a escrita numa abordagem etnográfica a fim de que os bolsistas possam construir um olhar voltado para práticas pedagógicas que contribuam para melhoria da leitura e da escrita no ensino fundamental. E assim, estimular a formação de uma pratica docente voltada para a sala de aula como lugar de pesquisa e intervenção.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Metodologias, Docência.