65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE PEIXES DESEMBARCADOS NO MERCADO MUNICIPAL DE SANTARÉM-PARÁ NO ANO DE 2012
Ericleya Mota Marinho - Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas. Inst. de Ciências da Educação/UFOPA
Keid Nolan Silva Sousa - Prof. Dr/Orientador- Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas- ICTA/UFOPA
INTRODUÇÃO:
Na Amazônia os estudos relacionados à pesca têm sido alvo de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Porém, todos esses esforços não tem sido suficiente para melhorar o gerenciamento pesqueiro nessa região devido um sistema complexo apresentado por este ambiente. Dentro dessa complexidade há uma série de fatores e variáveis que influenciam o gerenciamento dessa atividade, dentre eles destaca-se a sazonalidade desse bioma, onde os períodos de seca e enchente são cruciais para a migração de espécies de peixes que objetivam a reprodução.
A atividade pesqueira em toda a região amazônica se destaca em relação às demais regiões do Brasil, pela riqueza de espécies exploradas, pela quantidade de pescado capturado e pela dependência da população tradicional à pesca. Uma das principais fontes de dados para estudos de estoques pesqueiros são os registros de desembarque da pesca comercial. O monitoramento do desembarque pesqueiro numa determinada região é de extrema importância para que seja possível conhecer o estado de exploração dos estoques e auxiliar medidas de ordenamento e o uso sustentável dos recursos nessa região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fornecer informações sobre o monitoramento do desembarque pesqueiro no principal porto de desembarque da cidade de Santarém-Pa no baixo Amazonas, Feira do Pescado, durante os meses de janeiro à dezembro de 2012 e com isso contribuir para subsidiar medidas de ordenamento e gestão da pesca nessa região.
MÉTODOS:
Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas de pesagem de pescado a partir de um formulário elaborado sobre o controle de desembarque das principais espécies desembarcadas, junto ao‘’ balanceiro’, sendo este o responsável da feira pela realização dessa atividade que acontece diariamente nas primeiras horas da manhã na Feira do Pescado, excluindo-se os domingos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os registros de desembarque mostraram o quanto a produção de pescado oscilou no período de janeiro à dezembro de 2012, todavia manteve-se abaixo dos 100.000 kg, com exceção do mês de setembro com um pico de produção acima de 100.000 kg. Segundo os registros de desembarques, o volume total de pescado desembarcado na Feira do Pescado no ano de 2012, corresponde à 681.041 kg e 41 espécies estiveram presentes nos desembarques, sendo a maioria destas capturadas em ambientes lacustres. As espécies de peixes que mais contribuíram para essa produção foram a pescada, aracu, surubim, tambaqui e o tucunaré, respectivamente, pois essas cinco espécies juntas foram responsáveis por mais da metade da produção de pescado desembarcado no ano de 2012 na Feira do Pescado. Além disso, foram registrados mais de 27.000 kg de pescado importados dos estados do Mato Grosso e Maranhão oriundos de pisciculturas, afim de suprir os mercados de peixes de Santarém no período do defeso nos primeiros três meses do ano, o que pode justificar a importação do pescado e ao mesmo tempo levar os órgãos dos recursos pesqueiros a canalizar investimentos na aqüicultura na própria região, podendo assim contribuir ainda mais para a economia local e atenuação dos impactos negativos sobre o recurso natural.
CONCLUSÕES:
A Amazônia por apresentar um sistema complexo em todos os âmbitos, em especial à pesca, requer um amplo esforço de pesquisa para que seus recursos sejam utilizados de maneira racional, contribuindo assim para o desenvolvimento da região. Diante isso, faz-se necessário a manutenção de coletas de dados a longo prazo no porto de desembarque pesqueiro na cidade de Santarém/PA, Feira do Pescado, permitindo análises minuciosas na estrutura populacional dos estoques explorados e assim gerar informações que venham contribuir para proteção dos mais ameaçados.
Palavras-chave: Desembarque pesqueiro, Produção de pescado, Baixo Amazonas.