65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO
Carolina Alves de Araujo - Departamento de química - UFRPE
Jêisa Vila Nova - Departamento de química - UFRPE
Cristiano de A.C. Marcelino Jr - Prof. /Orientador - Departamento de química - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O enfoque na regionalização é uma das formas de se realizar uma abordagem contextualizada, que tem sido recomendada como um importante eixo articulador para as propostas pedagógico-didáticas no ensino de química (BRASIL, 2006). O uso de abordagens contextualizadas tem sido apontado como uma forma de atrair o interesse dos estudantes, de motivá-los e de proporcionar uma abordagem dos conceitos químicos de modo mais envolvente e prazeroso (SANTOS, 2007). Essa estratégia pode ganhar uma potencialidade ainda maior quando vinculada à experimentação. Grande parte dos professores e dos estudantes considera que o uso de experimentos traz um atrativo para a abordagem didática, em especial por uma função motivadora para o estudo (GONÇALVES; MARQUES, 2006). Ela também pode reforçar o papel investigativo de uma atividade experimental, auxiliando o estudante na compreensão dos fenômenos e na promoção do diálogo. A relação entre contexto e conteúdo também pode ser trabalhada na experimentação não só de forma ilustrativa, mas também de forma problematizadora, na perspectiva da discussão de temas sociais, ambientais, tecnológicos, éticos e econômicos sob o olhar da química de modo a fornecer informações ao estudante enquanto cidadão (FRANCISCO JR.; FERREIRA; HARTWIG, 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho é o resultado de atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PIBID-UFRPE). O objetivo principal foi o de desenvolver atividades experimentais associadas a temas característicos de Pernambuco para serem usadas em propostas do tipo pesquisa-ação nas escolas públicas contemplando o eixo temático “Ciência e Contexto”.
MÉTODOS:
Dois experimentos foram desenvolvidos no Ambiente Químico, Núcleo de Pesquisa em Ensino de Química, do Departamento de Química da UFRPE. Eles foram planejados e produzidos com base em temáticas referentes às características sócio-ambientais do Sertão de Pernambuco e voltados para uso em situações problematizadoras, conforme proposto por Francisco Jr., Ferreira e Hartwig (2008). O primeiro experimento aborda o poder detergente das saponinas encontradas na raspa do juá, uma espécie vegetal abundante e característica da região. O segundo analisa a presença de compostos fenólicos em amostras de própolis. Os experimentos utilizam materiais, equipamentos e vidrarias de laboratório, adequados às temáticas e processos. No entanto, também foram desenvolvidas propostas com materiais alternativos de baixo-custo. Todos os experimentos vinculam conteúdos curriculares trabalhados na escola, em especial, na área de química orgânica. Além disso, os experimentos poderão ser utilizados tanto em laboratórios quanto em salas de aula, dentro das aulas regulares ou nas atividades do contra-turno.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os experimentos permitem desenvolver testes de identificação da presença de substâncias químicas e avaliar algumas de suas propriedades. As abordagens previstas envolvem a exploração conceitual e temática. Nesse sentido, elas não estarão direcionadas para restringir o alcance dos conhecimentos tratados, reduzindo-os apenas ao enfoque regional. Esses serão o ponto de partida para estimular discussões e reflexões mais amplas.
Contextualizar a aprendizagem é uma tentativa de facilitar a interação entre os aspectos macroscópicos, sub-microscópicos e representacionais, que são pontos-chave da química. Utilizando diferentes contextos, pode-se favorecer as relações entre o abstrato e o concreto de modo mais dinâmico e menos tedioso. Esse tipo de opção pretende favorecer a observação e facilitar a explicação de muitos conceitos químicos. Em sala de aula, no laboratório ou em outro espaço, o professor pode relacionar o conteúdo químico com diversos contextos, próximos ou distantes, estimulando formas de interação entre os estudantes e com o próprio docente, resgatando conhecimentos adquiridos nas experiências de vida, valorizando a bagagem cultural e as distintas formas de manifestação do conhecimento (BRASIL, 2006).
CONCLUSÕES:
Os experimentos desenvolvidos permitem abordagens contextualizadas e interdisciplinares, direcionadas à alfabetização ou ao letramento científico. Nessa direção, ao vincular atividades experimentais à contextualização, com ênfase em aspectos regionais, o experimento atua como instrumento didático. Com isso, além de proporcionar uma estratégia que pode trazer aspectos positivos na motivação e no interesse dos estudantes em diferentes níveis de escolaridade, pretende-se que eles auxiliem principalmente nas suas aprendizagens.
Palavras-chave: Experimentação, Contextualização, Proposta Pedagógica.