65ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia |
DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS |
Ronaldo da Costa Freitas - Curso de Tecnologia em Automação Industrial – IFCE Ágio Gonçalves de Moraes Felipe - Prof. MSc./ Orientador - Curso de Tecnologia em Automação Industrial – IFCE |
INTRODUÇÃO: |
Tendo em vista a difícil compreensão dos assuntos abordados na disciplina de controle de processos e os custos envolvidos na aquisição, treinamento e manutenção de plantas físicas educacionais, o presente trabalho tem como proposta facilitar a compreensão dos assuntos vistos na disciplina de controle de processos, de modo que o estudante possa visualizar e interpretar as diversas ações de controle sobre determinada grandeza em uma planta didática de baixo custo, através da implementação de um software de supervisão instalado em um computador convencional. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Desenvolver uma interface gráfica para observação e supervisão dos parâmetros de um sistema didático de controle de processos. |
MÉTODOS: |
Para o desenvolvimento da interface gráfica de supervisão do processo foi utilizado o software Visual Studio 2010, usando a linguagem de programação C#, na qual são disponibilizados vários comandos que permitem realizar a comunicação com outros sistemas. A interface USB foi adotada como forma de comunicação com a planta didática devido a fatores como velocidade, disponibilidade em dispositivos mais recentes e vasta bibliografia disponível. Também foi desenvolvida uma placa de comunicação USB com base no microcontrolador PIC18F4550, servindo de ponte entre o sistema e o software. Foi necessário a instalação de um driver para que o dispositivo (placa de comunicação) fosse reconhecido em uma porta serial emulada, sendo assim possível a conexão da interface gráfica com o sistema didático. A interface gráfica de supervisão foi utilizada em conjunto com a planta didática de controle de temperatura desenvolvida anteriormente. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Com o desenvolvimento da interface gráfica foi possível observar a evolução de diversas variáves do processo, o que antes só era possível obtermos os valores da temperatura desejada e a temperatura atual, valores mostrados em um display instalado na planta didática. Sendo agora possível obtermos tempos de resposta do sistema, valores de pico, comentar sobre a estabilidade do sistema e o sinal de erro. Observar o comportamento do controlador PID no processo, bem como os efeitos da alteração dos seus parâmetros como: Ganhos proporcional, integral e derivativo, Kp, Ki, Kd. |
CONCLUSÕES: |
Através da interface gráfica desenvolvida para o sistema didático em controle de processos foi possível a modelagem e o controle da dinâmica do processo, mais especicamente o controle de temperatura. O desenvolvimendo desta ferramenta permitiu a integração da planta de controle com um computador, ampliando assim as potencialidades do sistema didático, podendo armazenar dados, gerar gráficos e realizar análises mais detalhadas, podendo assim comprovar o que era esperado em teoria, aliando teoria e prática. |
Palavras-chave: controle de processos, interface gráfica, sistema didático. |