65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO IFPB SOBRE A PROBLEMÁTICA RELATIVA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS.
Thiago Vinicius Sousa Souto - Secretaria de Educação do Estado da Paraíba
Cintia de Sousa Bezerra - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A gestão inadequada dos resíduos, juntamente com sua excessiva produção, provoca inúmeras doenças, problemas sanitários relacionados à poluição dos mananciais, o assoreamento dos rios e córregos, entupimento de bueiros, contaminação do ar, entre outros. Além disso, a gestão dos resíduos tem se tornado um grande problema devido à falta de conscientização da população e de informação acerca de seu gerenciamento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais visam a educação buscando informações sobre destinação do lixo, através de textos e artigos permitindo ao aluno o conhecimento sobre aterros sanitários, lixão e incineração, assim como a grande possibilidade de reutilização, redução e reciclagem, reaproveitando por meio de processos e técnicas específicas os materiais como vidro, papel e metal, além da compostagem através de resíduos orgânico e papel, assim como a coleta de gases produzidos pela decomposição desses resíduos. A conscientização da sociedade sobre a importância do bom gerenciamento dos resíduos é imprescindível, uma vez que o envolvimento dos cidadãos com a problemática dos resíduos é a forma ideal de estimular a participação dos mesmos no processo e na adoção por parte destes de atitudes que contribuam para a sustentabilidade do processo de gerenciamento dos resíduos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática do IFPB em relação aos problemas socioambientais decorrentes da incorreta destinação dos resíduos sólidos e falta de investimento público como propulsora na mudança de atitudes e conceitos.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba com 21 alunos do curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática com cursavam a disciplina Meio Ambiente. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado de maneira que fosse possível alcançar os objetivos da pesquisa e criar um espaço para reflexão por parte dos estudantes. O questionário foi composto por questões abertas, abordando os problemas socioambientais decorrentes de práticas inadequadas quanto ao tratamento de resíduos sólidos, e questões fechadas investigando a percepção do aluno em relação a destinação de diferentes tipos de resíduos sólidos e os investimentos públicos na correta destinação destes resíduos. As respostas abertas foram analisadas dentro de uma abordagem qualitativa e descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os entrevistados concordaram que os investimentos públicos em relação à correta destinação dos resíduos sólidos são insuficientes. Quanto ao tipo de resíduos sólidos secos 95,2% apontaram a reciclagem como destino adequado para papéis, metais, plásticos e vidros; quanto ao lixo hospitalar (resíduos de clinicas médicas e odontológicas) 47,6% identificaram a incineração como encaminhamento correto os demais apontaram o aterro sanitário; já para os restos de alimentos ou resíduos sólidos úmidos 95,2% reconheceram a usina de compostagem como destino correto apenas um estudante apontou o lixão como destino para este tipo de resíduos. Quanto aos problemas socioambientais decorrentes de práticas inadequadas de tratamento de resíduos sólidos destacou-se a poluição (85,7%) ao especificar por tipo a poluição do solo foi a mais citada seguida da poluição dos rios e contaminação do lençol freático por último a poluição do ar onde alguns destacaram a emissão de gases poluentes e outros a poluição gerada pela prática de queimar lixo de alguns cidadãos; contagio de doenças junto com a proliferação de animais vetores de doenças foi o segundo mais citado (62%). Outros problemas apontados foram enchentes(19%), mau cheiro(9,5%), geração de gás metano e lixo a céu aberto(4,7%).
CONCLUSÕES:
É possível perceber que os estudantes tem demonstrado preocupação com a geração de resíduos, sendo essa conscientização fruto do acesso às informações sobre os prejuízos causados pela disposição incorreta dos resíduos sólidos. Analisando a percepção dos entrevistados sobre o tema fica explícito que quando indagados sobre ações ou atitudes ambientalmente corretas, a grande maioria tem conhecimento da correta destinação dos resíduos sólidos e dos problemas socioambientais decorrentes da inadequada destinação destes. No entanto, ainda faltam iniciativas por parte do poder público para solucionar o problema e disponibilizar aos cidadãos meios que criem laços entre a população e o meio em que vivem.
Palavras-chave: lixo, gestão de resíduos, meio ambiente.