65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
FATORES DE RISCOS PARA CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DO PIAUÍ
Francisco Adailton Rodrigues Pereira - Graduando em Enfermagem - UFPI
Edigar de Sousa Tolentino - Graduando em Enfermagem - UFPI
Abmael da Silva Reis - Graduando em Enfermagem - UFPI
Gislany da Rocha Brito - Graduanda em Enfermagem - UFPI
Fagner dos Santos oliveira - Graduando em Enfermagem - UFPI
Luisa Helena de Oliveira Lima - Professora adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal do piauí
INTRODUÇÃO:
O câncer de mama no Brasil constitui-se em um grave problema de saúde pública. Por esse fenômeno, têm-se os maiores indicadores de óbitos por câncer em mulheres. Estudos evidenciam que acesso à saúde, melhores níveis de escolaridade, bem como a idade tem uma relevante influência na redução do câncer de mama. Iniciativas governamentais direcionadas ao acompanhamento dessas mulheres são necessárias, sobretudo via políticas públicas de assistência à mulher. Destarte, tem-se ainda que contemplar os meios mais eficazes para detecção precoce, através da mamografia e exame clínico a fim de proporcionar uma melhor assistência. Em caso de tratamento administrado, faz-se necessário o uso de curativos menos agressivos e uma melhor sobrevida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante disso, o objetivo desse estudo é descrever o perfil epidemiológico das mulheres com câncer de mama, segundo registros do DATASUS, no estado do Piauí no período de 2009 a 2012.
MÉTODOS:
Estudo do tipo documental de abordagem descritiva, delimitando-se o recorte espacial (estado do Piauí) e recorte temporal (2009-2012). Para coleta dos dados recorreu-se a base de dados do Ministério da Saúde DATASUS. As variáveis utilizadas para análise do câncer de mama foram: ano de prevalência, faixa etária, raça/cor, escolaridade. Os dados foram analisados e apresentados de forma descritiva, ao longo do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados encontrados evidenciam que, o baixo nível socioeconômico e a baixa escolaridade foram constatados em mulheres atingidas pelo câncer de mama no estado do Piauí. Além disso, observou-se que entre os anos de 2009 e 2012 foram diagnosticados 87 casos de câncer de mama. Registro este de maior prevalência no ano de 2009, com 67 registros (77%). Em relação a raça/cor há predomínio de 56 (66%) dos casos sem essa informação seguindo da parda com 27 (31%) dos casos informados. Adicionalmente, registrou-se que, entre a faixa etária de 15 a 70 anos de idade, há prevalência de ocorrência em mulheres com idade entre 30 e 34 anos (18%). Em relação a escolaridade das mulheres com registros de câncer de mama, 33 casos (38%) declaram ter até o ensino médio incompleto.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados, verificou-se que o nível de escolaridade, juntamente com a falta de políticas de assistência preventiva constituem-se em problema de grande relevância para o cuidado á mulheres com câncer de mama no Piauí. Além disso, necessita-se de maior número de profissionais da saúde voltado para o cuidado à mulheres com câncer de mama. Adicionalmente, constata-se que a precariedade e pobreza corroboram os resultados de incidência e, sobretudo de óbitos. Além disso, para aqueles com registro de cura, ainda há sinais de profundo impacto psicológico na percepção da imagem e autoestima causando não apenas um sofrimento físico como também sérias consequências psicossociais. Ante isso, faz-se necessário, portanto a implantação de políticas pública, de programas que detectem precocemente, de acompanhamento à mulher, via prevenção do câncer de mama, com a finalidade de contribuir com a redução desta neoplasia assegurando, principalmente às mulheres em situação de maiores vulnerabilidades.
Palavras-chave: Câncer de Mama, Fatores de Riscos, Piauí.