65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 3. Geometria e Topologia
Operadores Auto-Adjuntos
Myrla Kedynna Barbosa - Instituto de Matemática - UFAL
Prof. Dr. Hilário Alencar da Silva - Instituto de Matemática - UFAL
INTRODUÇÃO:
Apresentamos em espaços de dimensão infinita, operadores lineares auto-adjuntos, que não possuem autovalores, e funcionais lineares, que não são representados como produto interno de um vetor fixo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Despertar vocação científica. Iniciar o estudante na compreensão e análise de problemas matemáticos, usando para isso demonstrações dos principais teoremas, aplicações, resoluções de exercícios e artigos elementares de Matemática. Fazer um estudo sistematizado do tema do trabalho, fazendo para isso seminários de Álgebra Linear e Uma Elementar Introdução à Análise Funcional.
MÉTODOS:
A metodologia em Matemática é a mesma desde os gregos: os resultados são obtidos por processos indutivos e a apresentação é feita pelo método dedutivo, que é o único critério de verdade em
Matemática. As teorias são desenvolvidas na medida em que os conceitos são introduzidos, e com o uso dos resultados já provados, obtém-se uma família de novos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultados, apresentamos três exemplos de operadores auto-adjuntos, definidos em espaços de dimensão infinita, sem autovalores e, consequentemente, autovetores, bem como dois exemplos de funcionais lineares, definidos em espaços vetoriais de dimensão infinita, para os quais o Teorema
da Representação do Funcional Linear não é válido. Os espaços vetoriais estudados foram: o espaço vetorial formado pelas sequências que têm apenas um número finito de termos diferentes de zero, o
espaço vetorial das funções complexas contínuas e o espaço vetorial dos polinômios sobre o corpo dos números complexos.
CONCLUSÕES:
A efetiva execução do Plano de Trabalho no tocante ao Seminário de Iniciação Científica: Álgebra Linear, ao Seminário de Iniciação Científica: Uma Elementar Introdução à Análise Funcional, e ao
Seminário de Iniciação Científica: Operadores Lineares proporcionou o completo entendimento do problema tratado no trabalho. Finalmente, salientamos que este projeto contribuiu de forma decisiva
para a apresentação da pesquisa em Matemática para a bolsista, bem como para seu crescimento científico.
Palavras-chave: Operador Linear, Auto-Adjunto, Funcional Linear.