65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
ANÁLISE E PREVISÃO DE VISIBILIDADE NO AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES
João Maria de Sousa Afonso - Autor - Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
Aliton Oliveira da Silva - Coautor - Instituto de ciências Atmosféricas - UFAL
Natalia Fedorova - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
Vladimir Levit - Profo. Dro./Co-orientador - Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A visibilidade baixa provoca muitos acidentes, e resulta em perdas materiais e de vidas humanas. Nos aeroportos a visibilidade baixa prejudica durante pouso e decolagem das aeronaves. A previsão desse fenômeno, feita corretamente e com antecedência, aumentará a segurança no geral. Este problema tende a se agravar cada vez mais devido ao crescimento do Aeroporto, consequentemente o aumento do tráfego aéreo. Os mecanismos de formação da visibilidade baixa não foram plenamente estabelecidos, significando que uma previsão de visibilidade, com alto grau de acerto, dificilmente poderá ser feita.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Capacitar técnica e cientificamente na área de Meteorologia, nas previsões de tempo para o Estado. Desenvolver métodos de previsão dos mais diversos fenômenos meteorológicos adversos, que afetam vários segmentos econômicos e sociais e a comunidade em geral, para divulgar os resultados aos órgãos operacionais no estado, em base diária, amenizando o efeito devastador decorrentes desses fenômenos.
MÉTODOS:
Foram analisados os dados observacionais da estação meteorológica automática do aeroporto de Maceió (lat: 9º31’S, lon: 35º47’O). Os banco de dados compreende os anos de 2002 à 2003 (exceto 2006). Dados esses disponibilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).Foram utilizados os dados de produtos do modelo de mesoescala MM5 e WRF fornecido pelo Laboratório de Modelagem Atmosférica, Imagens do satélite GOES-10 no canal infravermelho, modelo para previsão de nevoeiro de radiação e nuvens estratiformes, denominado Projeto PAFOG, desenvolvido e fornecido pelo Dr. Andreas Bott.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No 1º caso, foi identificado que em baixos níveis teve influência da circulação ciclônica, em médios e altos níveis a influência da circulação anticiclonica. No 2º caso, foi identificado que em baixos níveis a influência da fraca circulação ciclônica, em médios e altos níveis a influência da circulação anticiclonica. Para os 2 casos, com os dados do modelo MM5, as previsões não foram feitas na sua totalidade, mas com um tempo de previsão significante, não chegando a visibilidade registrada nas horas do evento nevoeiro. Com os dados de entrada do modelo WRF, as previsões foram completas.
CONCLUSÕES:
No 1º evento, os movimentos descendentes na hora do evento foram mais intensos quase em toda atmosfera e ajudaram no acumulo da umidade em baixos níveis. No 2º, os movimentos descendentes foram praticamente em toda atmosfera, e a camada de isotermia ajudou na formação do nevoeiro. Com os dados de entrada dos modelos MM5 e WRF, foi elaborado previsão de visibilidade pelo modelo PAFOG. Os resultados mostraram semelhantes características. Pelos os dados observacionais da estação meteorológica, foi observado nevoeiro, e o modelo PAFOG não registrou.
Palavras-chave: Aeroporto de Maceió, Modelo PAFOG, Nevoeiro.