65ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia |
ANÁLISE E PREVISÃO DE VISIBILIDADE NO AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES |
João Maria de Sousa Afonso - Autor - Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL Aliton Oliveira da Silva - Coautor - Instituto de ciências Atmosféricas - UFAL Natalia Fedorova - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL Vladimir Levit - Profo. Dro./Co-orientador - Instituto de Ciências Atmosféricas - UFAL |
INTRODUÇÃO: |
A visibilidade baixa provoca muitos acidentes, e resulta em perdas materiais e de vidas humanas. Nos aeroportos a visibilidade baixa prejudica durante pouso e decolagem das aeronaves. A previsão desse fenômeno, feita corretamente e com antecedência, aumentará a segurança no geral. Este problema tende a se agravar cada vez mais devido ao crescimento do Aeroporto, consequentemente o aumento do tráfego aéreo. Os mecanismos de formação da visibilidade baixa não foram plenamente estabelecidos, significando que uma previsão de visibilidade, com alto grau de acerto, dificilmente poderá ser feita. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Capacitar técnica e cientificamente na área de Meteorologia, nas previsões de tempo para o Estado. Desenvolver métodos de previsão dos mais diversos fenômenos meteorológicos adversos, que afetam vários segmentos econômicos e sociais e a comunidade em geral, para divulgar os resultados aos órgãos operacionais no estado, em base diária, amenizando o efeito devastador decorrentes desses fenômenos. |
MÉTODOS: |
Foram analisados os dados observacionais da estação meteorológica automática do aeroporto de Maceió (lat: 9º31’S, lon: 35º47’O). Os banco de dados compreende os anos de 2002 à 2003 (exceto 2006). Dados esses disponibilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).Foram utilizados os dados de produtos do modelo de mesoescala MM5 e WRF fornecido pelo Laboratório de Modelagem Atmosférica, Imagens do satélite GOES-10 no canal infravermelho, modelo para previsão de nevoeiro de radiação e nuvens estratiformes, denominado Projeto PAFOG, desenvolvido e fornecido pelo Dr. Andreas Bott. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
No 1º caso, foi identificado que em baixos níveis teve influência da circulação ciclônica, em médios e altos níveis a influência da circulação anticiclonica. No 2º caso, foi identificado que em baixos níveis a influência da fraca circulação ciclônica, em médios e altos níveis a influência da circulação anticiclonica. Para os 2 casos, com os dados do modelo MM5, as previsões não foram feitas na sua totalidade, mas com um tempo de previsão significante, não chegando a visibilidade registrada nas horas do evento nevoeiro. Com os dados de entrada do modelo WRF, as previsões foram completas. |
CONCLUSÕES: |
No 1º evento, os movimentos descendentes na hora do evento foram mais intensos quase em toda atmosfera e ajudaram no acumulo da umidade em baixos níveis. No 2º, os movimentos descendentes foram praticamente em toda atmosfera, e a camada de isotermia ajudou na formação do nevoeiro. Com os dados de entrada dos modelos MM5 e WRF, foi elaborado previsão de visibilidade pelo modelo PAFOG. Os resultados mostraram semelhantes características. Pelos os dados observacionais da estação meteorológica, foi observado nevoeiro, e o modelo PAFOG não registrou. |
Palavras-chave: Aeroporto de Maceió, Modelo PAFOG, Nevoeiro. |