65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
Modelagem Digital da Esplanada de Santo Antônio no Centro do Rio de Janeiro: Desafios e Estratégias Metodológicas
Naylor Barbosa Vilas Boas - Prof. Dr. Orientador - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - FAU/UFRJ
Roberto Segre - Prof. Dr. Orientador - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - FAU/UFRJ
Débora Mitsue Tabata - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ
Raphael Câmara Pinheiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ
Yuri Rosenthal - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ
INTRODUÇÃO:
O estudo do centro do Rio de Janeiro vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital (LAURD) através da intensa utilização de fontes documentais iconográficas, utilizadas como a etapa inicial para a elaboração de modelos urbanos digitais, que descrevem a cidade em diferentes momentos de sua história. A modelagem digital da Esplanada de Santo Antônio e suas áreas contíguas - o Largo e a Rua da Carioca - está inserida no contexto do estudo de uma parte específica do centro do Rio de Janeiro, cujo objetivo maior é a investigação dos processos urbanos que deram origem ao espaço urbano que existe atualmente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
As etapas inicias dessa pesquisa tiveram como objetivo a modelagem digital da área em dois momentos: o início do século XX, em um período histórico imediatamente anterior às grandes transformações urbanas promovidas por Pereira Passos, que atingem as bordas do Morro de Santo Antônio; e o início do século XXI, com o objetivo de descrever sua situação urbana atual.
MÉTODOS:
A utilização de modelos digitais na pesquisa urbana foi gradativamente aprimorado pelo laboratório ao longo dos anos a partir da consolidação de um corpo de procedimentos teórico-metodológicos, aplicados nos diferentes estudos e pesquisas conduzidos pelos membros da equipe. Nesse contexto, os modelos urbanos digitais são entendidos como processuais - o resultado importa menos que o processo, já que são pensados fundamentalmente como espaços de processamento e elaboração de ideias sobre a história da cidade. Assim, é na articulação entre fontes primárias de informação com as técnicas de modelagem digital, que o conhecimento sobre a cidade e sua história se potencializa, pois a técnica é capaz de revelar novos e diferentes aspectos de seu desenvolvimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente trabalho, modelos parciais que descrevem a área no ano de 1910 e 2000 foram implementados em um sistema de visualização em tempo real, onde o usuário pode caminhar por seus espaços e também "viajar" no tempo ao trocar a época na qual está inserido. Utlizando uma linguagem gráfica baseada nos sistemas de videogames, as narrativas sobre história da cidade adquirem uma nova dimensão, capaz de ampliar seu alcance e transformar seu entendimento.
CONCLUSÕES:
O trabalho apresentado faz parte de um estudo mais amplo sobre o centro do Rio de Janeiro, e se configura como uma das variadas abordagens conduzidas pelo laboratório na exploração e na articulação dos campos da Representação Gráfica Digital e a História Urbana. A repercussão dos resultados iniciais demonstram a validade da abordagem na utilização de uma linguagem gráfica "pop" para apresentar as transformações urbanas do centro ocorridas em um século, o que indica a importância da ampliação futura das áreas e dos tempos da cidade representados digitalmente.
Palavras-chave: Rio de Janeiro, Gráfica Digital, História Urbana.