65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
SABERES DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFISSIONAIS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: CONSTRUÇÃO E VIVÊNCIA
Mônica Daniele Carvalho de Santana - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
José Jackson Reis dos Santos - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UESB
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa inscreve-se nas fronteiras dialogantes entre saberes profissionais, formação docente e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Os saberes profissionais fazem parte de uma realidade social e educacional contraditória; realidade esta situada e datada, devendo, portanto, acompanhar a produção histórica do seu tempo. Entendemos que, embora possamos e necessitemos definir uma base de conhecimentos para o ensino, esta base não é fixa, não é definitiva, nem imutável (SHULMAN, 1987). Os saberes profissionais constituem-se num conjunto plural de saberes; estes, em maior ou menor grau de intensidade, estão presentes na ação profissional docente, não podendo haver, portanto, uma prática profissional centrada em um tipo de saber. Este trabalho busca, assim, contribuir com a formação contínua de profissionais da educação, colaborando com a melhoria do processo ensino-aprendizagem das pessoas jovens, adultas e idosas, que estão em processo de escolarização. Nossa pesquisa pode tornar-se, assim, uma contribuição para repensar ações pedagógicas e políticas no campo da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar, colaborativamente, a construção e a vivência de saberes da experiência pedagógica de profissionais atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.
MÉTODOS:
De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada no ano de 2012. Os dados foram construídos por meio da abordagem colaborativa de pesquisa, utilizando-se de procedimentos como: a) realização de entrevistas colaborativas; b) realização de observações colaborativas; c) realização de sessões reflexivas;d) elaboração de memórias das práticas pedagógicas. Na organização e análise dos dados, estabelecemos um diálogo com conceitos da análise do discurso, especialmente na linha bakhtiniana, apoiando-nos numa perspectiva dialética. Os partícipes da pesquisa foram quatro profissionais da EPJAI atuantes no contexto de escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados permitem afirmar que no contexto da docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, há saberes oriundos de diferentes fontes e de natureza diversa, como afirma Tardif (2005). Na pesquisa, localizamos fontes pré-profissionais como as experiências de vida, a educação em seu sentido amplo e as lembranças da escola pela qual passaram os partícipes. Percebemos outras fontes como o contexto de formação em nível de ensino médio, a formação acadêmica e cursos realizados pela Secretaria Municipal de Educação. Outras fontes são aquelas oriundas da prática, ou seja, os saberes adquiridos em ação no contexto da escola, dos diálogos com outros colegas e na sala de aula com os educandos. A prática em diferentes contextos, as experiências profissionais, o diálogo com outros colegas de profissão, os conhecimentos adquiridos na formação inicial (universidade) e ações formativas em diferentes contextos pedagógicas são apresentados pelos partícipes como as principais fontes de construção de saberes para a docência. A docência na experiência investigada é vista ora com um sentido de doação, ora como trabalho interativo, incorporando duas dimensões: a social e a humana.
CONCLUSÕES:
Os saberes identificados e analisados neste trabalho exigem o desenvolvimento de um processo formativo (inicial e continuado) rigoroso, técnico-científico e pedagogicamente planejado, requerendo das instâncias formativas o investimento necessário para reelaborar as políticas educacionais e, consequentemente, (re)significar as experiências pedagógicas no interior da escola, contribuindo, desse modo, para o processo de profissionalização na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Os partícipes deste estudo, na prática pedagógica cotidiana, estabelecem relações com saberes de diferentes fontes e de natureza diversa, o que exige um trabalho permanente de estudo e planejamento da ação profissional, tendo as práticas docentes como referência para reflexão, teorização e replanejamento do quefazer pedagógico.
Palavras-chave: Saberes experienciais, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.