65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A INFLUÊNCIA DO CLIMA SOBRE OS ATRATIVOS NATURAIS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE LENÇÓIS - BA
Alexandra Oliveira Luna - Depto. de Ciências Geográficas - UFPE.
Dannilo Carneiro Lima - Depto. de Ciências Geográficas - UFPE.
INTRODUÇÃO:
O município de Lençóis está localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina no Estado da Bahia. Destaca-se dos demais por ter ótimas condições de suporte para os turistas. Estes são atraídos pelos seus atrativos históricos e naturais, como Salões de Areia do rio Serrano e o Ribeirão do Meio. Esses locais foram alvo de um trabalho de campo com o propósito de realizar análises sobre os atrativos naturais em função do clima local. A cidade de Lençóis/BA possui um alto índice pluviométrico com precipitações de até 1200 mm/ano. Segundo Köppen, Lençóis está classificado como Aw, clima tropical chuvoso, tendo o mês mais frio (julho) com temperatura de 21°C. A sua época mais seca coincide com o período de inverno, possuindo precipitações inferiores a 60mm. Durante a análise pode-se constatar que o clima, além de influenciar o turismo no centro da cidade, por ter um clima agradável, contribuiu e contribui para a formação dos Salões de Areia e dos rios intermitentes que são encontrados em alguns pontos da trilha para o Ribeirão do Meio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como o clima do município de Lençóis influenciou e influencia na formação dos atrativos naturais que são base para o turismo local.
MÉTODOS:
A realização da pesquisa sobre a influência do clima nos atrativos naturais em Lençóis, pontos visitado no trabalho de campo referente a excursão para a Chapada Diamantina, com a disciplina de Climatologia Zonal, realizada em setembro de 2011, está fundamentada tomando como ponto de partida os conhecimentos prévios e as experiências que puderam ser desenvolvidas no local, como também, dados de gabinete sobre paleoclimas e sua influência na formação de paisagens sedimentares e sobre as características gerais da região em questão. Sendo assim, foi possível confirmar que o clima foi e ainda é o grande responsável pela produção e reprodução dos atrativos naturais visitados no município.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A formação dos Salões de areia foi sendo realizada durante milhões de anos, passando por mudanças climáticas que modificaram a sua paisagem. Em um período inicial de formação, os rios e as chuvas torrenciais transportaram seixos de montanhas para a área de depressão, onde se fixaram, no local que era localizado um mar interno raso, e foram sendo preenchidos por areia. Os processos diferentes de pressão e temperatura que ocorreram no local resultaram em rochas sólidas que foram soerguidas por tectonismo. A área então sofreu algumas mudanças nas suas variáveis climáticas que influenciaram a intensidade dos processos erosivos no local. Estes foram muito observados no trabalho de campo por terem ajudado na formação da paisagem atual. O clima influencia diretamente as paisagens e o espaço do Ribeirão do Meio. Na trilha que dá acesso ao “escorrego natural”, pôde ser observado as variações das vegetações que se adequavam com o clima (plantas caducifólias), como também, os "caminhos" que indicam a presença dos rios intermitentes. O próprio local de lazer é moldado por essas instabilidades, as quais alteram o terreno juntamente com o movimento das águas do rio.
CONCLUSÕES:
A partir dessa análise podemos observar o quanto o clima é um fator de suma importância para o funcionamento harmonioso do planeta e este possui diversas formas de interagir com o meio ambiente e com as formações geológicas, seja como principal ator do intemperismo, seja como formador da diversidade da vegetação. Além disso, percebesse que os Salões de Areia do rio Serrano e o Ribeirão do Meio, estabelecem uma valorização turística no local, movimentando assim a fonte de renda da população e, consequentemente, a economia dessa região.
Palavras-chave: Chapada Diamantina, valorização turística, paisagem.