65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
Sala do Educador e a Mudança do Ensino Aprendizagem
Valdecir de Carvalho - CEFAPRO/SEDUC/MT
Hermenegilda Moraes Correia - SEDUC/MT
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos o Sistema Educacional do Estado de Mato Grosso através do Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação vem trazendo uma nova concepção para Ensino Aprendizagem fruto esse de uma nova Política de Formação Continuada implantada através de um amplo Programa de Formação que nasce a partir dos anseios dos Profissionais da Educação.
Necessário se faz analisarmos de forma rápida o processo formativo educacional no que tange aos Profissionais da Educação. No período que estivemos sobre a intervenção militar a formação educacional tanto dos docentes como discentes sofreram retrocessos pelos quais estamos pagando o preço do recomeçar. Na década de 1980, mais precisamente na metade dela estávamos recomeçando a história do país, mas com as mazelas de mais de três décadas em que as Universidades eram proibidas de ensinar a pensar e consequentemente os estudantes de modo geral passaram pela mediocridade de ver o professor como o que sabia, quando na verdade nada mais eram do que repassadores de conteúdos prontos e acabados. Mesmo com o final da ditadura o recomeçar demorou, e os que atuavam nas escolas já haviam sidos "forjados" nos ditames militar. Vamos ter uma nova geração discutindo e pensando educação de forma livre no final do Século.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar as mudanças inseridas no campo educacional através da Formação Continuada realizada na Escola; Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimento; Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino aprendizagem.
MÉTODOS:
O Sala do Educador acontece no âmbito da Escola desde de 2003 sua dinâmica leva em conta a necessidade formativa dos Profissionais da Educação que elaboram um diagnostico de acordo com as dificuldades dos alunos no campo da aprendizagem. O processo de elaboração do diagnóstico formativo é feito através de reuniões dos Professores que ser organizam de acordo com as Áreas de Conhecimento; nas Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens. Posteriormente essa avaliação das principais dificuldades dos alunos então os Professores dão início as ações no campo do conhecimento tentar estudar e entender sempre em grupo as teorias que englobam o ensino aprendizagem ao entender esse processo damos início ao momento de reflexão.
A ação reflexiva se dará no espaço da escola, uma vez que é ali o local, onde os fatos ocorrem. Educadores e Educando têm oportunidade da troca de conhecimento, porque, é comum encontrarmos alunos com maiores habilidades tecnológica do que o Professor, isso em nada deverá implicar no bom andamento do processo, desde que o Professor esteja preparado para utilizar esses conhecimentos do educando. Vivemos na era da tecnologia, e os profissionais que estão há mais de 20 anos formados, se não se esforçarem estarão levando para sala de aula o ultrapassado mimeografo, que para a maioria do jovens professores ele é desconhecido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A escola deve deixar de ser um local meramente para aulas e estar a serviço da sociedade, lembrar que ela não está sozinha no seu entorno está a clientela que faz uso da mesma. E que a comunidade deverá fazer parte das decisões, participar do processo reflexivo, lembrando-nos que o conhecimento erudito e até mesmo saber empírico poderá contribuir de forma decisiva nas propostas a serem desenvolvidas no chão da escola. Rousseau (1712 + 1778) pag. 257 - nos da um lição a respeito de método;
De qualquer forma meu método é independente de meus exemplos. Baseia-e na medida das faculdades do homem nas diferentes idades e na escolha das ocupações que convêm as suas faculdades. Creio que facilmente se encontraria um outro método com o qual se pareceria conseguir algo melhor, mas, se ele fosse menos apropriado à espécie, à idade e ao sexo duvido que tivesse o mesmo êxito.
Atuar de modo reflexivo vai além do saber acadêmico, precisamos estar prontos para os desafios do saber adquirido pelos nossos alunos no decorrer do período que estão, como eles mesmo denominam, "conectados" há todo um linguajar, forma de se comunicarem que fogem do que aprendemos para sermos professores, porém não dá para ignorar esse conhecimento, ele está posto e vivenciado por toda a moçada
CONCLUSÕES:
Vivendo em uma sociedade onde a educação é precária devido à desestruturação dos principais contextos das Escolas, cujo reflexo é sentido e percebido na vida escolar dos alunos e no sentido da Formação continuada dos Profissionais da Educação; por inúmeras vezes certos problemas de aprendizagem são na verdade problemas de ensinagem. Sendo assim a metodologia e forma como ensina é o principal fator dos problemas de ensino nas Escolas.
As propostas e ações surgiram dos debates, sabemos que toda e qualquer mudança só ocorre a partir de uma Revolução, estudamos em nossa formação que a França passou por um processo de conflito que durou 116 anos, para por fim os ditames reais. Na educação não é diferente, mas a Formação Continuada está fazendo a revolução necessária às mudanças e melhoria na qualidade do Ensino.
As mudanças ocorrem lentamente, devido o medo do novo, para muitos é difícil sair do conforto do tradicionalismo para encarar os desafios, porque estes exigem coragem, habilidade e muita força de vontade. Mas é com as formações continuadas que se está acontecendo formas diferenciadas do ensino aprendizagem. A tomada de consciência dos profissionais da Educação, e aqui lembramos que todos aqueles que atuam na Escola fazem parte do processo, independente da posição que ocupa.
Palavras-chave: Educação, Formação Continuada, Profissionais da Educação.