65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
IDENTIFICAÇÃO DAS ESPECIES DE BIOMPHALÁRIA NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO-MA
Denise Alves Rodrigues - Depto de Química e Biologia - UEMA
Depto de Química e Biologia - UEMA - Depto de Química e Biologia - UEMA
Glaucia Caroline Santos Silva - Depto de Química e Biologia - UEMA
Vera Lucia Maciel Silva - Depto de Química e Biologia - UEMA
Ligia Tchaicka - Depto de Química e Biologia - UEMA
INTRODUÇÃO:
Das quartoze espécies do caramujo do gênero Biomphalaria encontrados no mundo, apenas dez espécies e uma subespécie são conhecidos no Brasil (PARAENSE, 1975; 1981; 1984; 1988). Dentre elas, apenas B. glabrata e B. straminea são descritas para o Maranhão.
Embora outras espécies de Biomphalaria possam ser infectadas, B. glabrata é a principal espécie envolvida não ciclo da esquistossomose. Esta é uma doença transmissível, parasitária, provocada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. (BRASIL, 2008). Para que ocorra a transmissão da doença, é indispensável a presença do homem na condição de hospedeiro definitivo, que excreta os ovos do verme pelas fezes, e dos caramujos aquáticos do gênero Biomphalaria, que atuam como hospedeiros intermediários, liberando as larvas infectantes do S. mansoni nas coleções hídricas utilizadas pelos seres humanos susceptíveis à doença. A presença de Biomphalaria em determinadas localidades, associada à presença de indivíduos com esquistossomose, pode estabelecer a endemia esquistossomótica (PARAENSE, 1972).
Neste contexto, a identificação dos moluscos do gênero Biomphalaria é importante, uma vez que permite detectar espécies presentes em áreas de transmissão da esquistossomose, bem como em áreas indenes, mas que, em função da presença de espécies suscetíveis, podem vir a se tornar focos da parasitose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as espécies de Biomphalaria coletados em São Bento - MA através de sua caracterização morfológica.
MÉTODOS:
A coleta de moluscos foi realizada em três pontos do município de São Bento, são os bairros: São Judas, Porto Grande e São Cristovão, com a utilização de dois métodos: o método da Conchada de Olivier; Schneiderman (1956); e a coleta com auxílio de pinça (por dez minutos). Todos os pontos de coleta foram georreferenciados com auxilio de GPS (Global System Position). Foram realizadas coletas bimestrais para obtenção de espécimes de Biomphalaria no período de julho de 2012 a Janeiro de 2013. Os planorbídeos coletados foram devidamente armazenados em sacos plásticos etiquetados e levados ao laboratório. Os caramujos foram identificados por meio do exame da concha observando os os seguintes parâmetros: a concavidade da concha, tamanho e abertura. Uma parcela de 10 % dos animais coletados foi submetido ao estudo anatômico interno, para o qual utilizou-se da técnica do manto que observa a ausência ou presença da crista renal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No período de julho de 2012 a Janeiro de 2013 foram realizadas 4 coletas nos três pontos do Município de São Bento- MA, onde no total coletamos 704 indivíduos.
A analise mostrou que de acordo com o exame da concha 52% dos moluscos mostram características da espécie B. glabrata, 38%, B. straminea e apenas 10% B. tenagophila sendo apenas os dois primeiros descritos para o Maranhão.
Já na analise feita nos 10% para exame do manto observamos 36% dos indivíduos com crista renal presente, o que é indicativo da espécie B. glabrata, 28% dos indivíduos não apresentam crista, porém outros 36% não puderam ser identificados devido ao tamanho pois poderiam ser facilmente confundidos entre uma espécie diferente ou um B. glabrata jovem que ainda não apresenta crista
CONCLUSÕES:
Foi observada a presença em grande maioria do caramujo do gênero Biomphalaria nas coletas realizadas. Já alguns indivíduos não puderam ser identificados precisamente, já que quanto ao B. glabrata, podem ocorrer modificações morfológicas, na sua fase juvenil, que também contribuem para sua sobrevivência durante o período de seca, a saber: o espessamento da concha, a diminuição da área de abertura da concha, a formação de lamelas e epifragmas próximo à abertura. Em geral, essas modificações são associadas com alterações comportamentais (tendência persistente a sair da água) e fisiológicas (estado de dormência prolongada) características., dificultando sua identificação.
Nota-se com os seguintes dados um desproporção que abre margens para a discursão de uma especie não descrita para o Maranhão está incluída em nossas coletas e suporta a ideia de que a tecnica molecular deve vir a implementar os dados futuramente.
Palavras-chave: Biomphalária, Gastrópoda, Maranhão.