65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO CETAM – CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS.
Laís Athayde do Nascimento - Depto. de Administração, FES - UFAM
Joanne Sampaio Silva - Depto. de Administração, FES - UFAM
Fernanda de Souza Mesquita - Depto. de Administração, FES - UFAM
Natália Mafra Silva - Depto. de Administração, FES - UFAM
Ana Flávia de Moraes Moraes - Profa. M.Sc./Orientadora - Depto. de Administração, FES - UFAM
INTRODUÇÃO:
Este projeto foi ministrado no segundo semestre de 2012 por alunos do 1º ao 7º período do turno matutino de administração, para transmitir aos estudantes do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM), por meio de palestras, competências comportamentais usualmente demandadas pelo mercado de trabalho, visto que a maioria não recebeu instruções suficientes de comportamento empresarial e visão empreendedora durante a participação no cursos técnicos do CETAM, levando em consideração também as novas necessidades comportamentais do mercado. Assim, faz-se necessário instruir assuntos que servissem para aprimorar suas capacidades profissionais, contribuindo dessa forma com objetivo dos cursos do CETAM, que seriam a ampliação de oportunidades de emprego e de geração de renda para os participantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto objetivou aplicar palestras no âmbito da gestão, aos discentes de cursos técnicos do CETAM para qualificá-los profissionalmente para o mercado de trabalho e desenvolvê-los a ter melhores aptidões gerenciais favorecendo a postura empreendedora. Aos alunos da UFAM objetivou a inserção destes no mundo empresarial através da aplicação de teorias administrativas.
MÉTODOS:
Para a realização deste projeto foi necessário a elaboração de slides com conteúdos necessários para o aprendizado dos participantes, material que foi criado pelas acadêmicas da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e supervisionado pela professora coordenadora do projeto, a qual junta com uma funcionária do CETAM orientou na postura e apresentação das alunas, alertando-as sobre o público alvo. Adotou-se assim um material de apresentação didático de fácil compreensão, mas enriquecedores, incluindo uma apostila com os assuntos resumidos das palestras, servindo de orientação de estudo para os participantes. As apresentações tiveram duração de duas horas e meia, sendo ministrados dois temas diferentes por noite. No total foram discorridos seis temas, sendo estes: relações interpessoais, marketing para negócios, empreendedorismo, análise de mercado, oportunidades e ideias e habilidades para a gestão de negócio. As alunas do curso de administração da UFAM faziam uso de microfone, notebook, som e data show para a explanação das palestras que foram feitas em salas de aulas ou auditórios pertencentes ao CETAM. Ao final do último tema dos ciclos de palestras era entregue aos alunos uma ficha de avaliação do evento e uma declaração de participação das palestras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto foi aplicado em seis escolas vinculadas ao CETAM, abrangendo as zonas sul, norte e leste de Manaus. Atendeu pessoas na faixa de 18 a 40 anos e envolveu o sexo masculino e feminino. Foram 300 inscritos, 288 frequentes e 12 desistentes. A média de participação em cada escola por noite foi de 48 alunos, os cursos com maior inscrição foram de manicure e pedicure com 50 inscritos e o de pet apliquê com 47 inscritos. A menor inscrição foi o de confecção de embalagem com 2 pessoas e 5 pessoas não informaram o curso que estavam realizando. No total foram 10 cursos inscritos, dados mensurados devido às listas de freqüência entregues no começo das palestras. Quanto aos discentes da UFAM, houveram 8 inscritos, mas apenas 6 concluíram. O público recebeu as informações com grande interesse, sendo que 99% responderam que estavam satisfeitos com o conteúdo ministrado, 73% aprovaram o material do curso, 97,2% ficaram satisfeitos com a metodologia e 95,6% gostaram da atuação das palestrantes. Em depoimentos do material de avaliação, os participantes demonstraram motivação para aplicação das informações no seu negócio, sendo identificada a agregação de algumas competências, como persistência, criatividade, atitude, comunicação efetiva e valorização para a realização de seus trabalhos.
CONCLUSÕES:
O presente estudo abordou de forma clara e concisa temas de gestão administrativa, ministrados por alunos da UFAM, fazendo breves apresentações em diversas escolas, atentando um grande público de jovens e adultos, que atuam no mercado de forma autônoma. Ao término, a equipe de alunos da UFAM alcançou todos os objetivos mensurados, estimulando os participantes a realizarem seus trabalhos com caráter e postura empreendedora, favorecendo o desempenho dos mesmos enquanto gestores do seu próprio negócio. Aos alunos da UFAM houve desenvolvimento de suas habilidades em oratória, valorização de sua profissão e da importância da aplicação de teoria na gestão de negócio.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Oportunidades, Desenvolvimento.