65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
CYPERACEAE JUSS. DA ÁREA DE PROTEÇÃO MUNICIPAL DO BURITI DO MEIO, CAXIAS MARANHÃO, BRASIL
DANIELE SOUZA DOS SANTOS - Depto. de Química e Biologia – CESC/ UEMA; danyele.souza123@gmail.com
Gonçalo Mendes da Conceição - Prof. Dr./ Orientador – Depto. Química e Biologia – CESC/ UEMA; hyophila@yahoo.c
INTRODUÇÃO:
A família Cyperaceae Juss. atualmente vem sendo composta por mais de 5.000 espécies, no qual estão distribuídas em 104 gêneros e quatro subfamílias.No Brasil, foi estimado cerca de 606 espécies, organizadas em 40 gêneros. Atualmente era incluída na classe Liliopsida, ordem Cyperales, juntamente com a família Poaceae. Recentemente, estudos filogenéticos, com dados moleculares, mostraram uma maior afinidade com Juncaceae, sendo incluída na classe Commelinidae, ordem Poales, sendo o grupo-irmão a família Juncaceae. O território brasileiro possui cerca de 680 espécies de Cyperaceae, que corresponde mais de 15% total de representante dessa família ocorrentes no mundo. Suas principais características geralmente são ervas perenes, rizomatosas, cosmopolitas, de habitat úmido, com corpo vegetativo constituído por raízes, folhas e escapo triangular em secção transversal. Apesar da família Cyperaceae ser bem representada no Brasil, são poucos os estudos taxonômicos publicados, havendo uma série de problemas taxonômicos e de circunscrição de grupos ainda por serem resolvidos, o que dificulta a identificação das espécies.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo listar as espécies da família Cyperaceae ocorrentes na Área de Proteção Ambiental Municipal Buriti do Meio, em Caxias/Maranhão.
MÉTODOS:
Para coleta do material botânico, foram realizadas excursões em diferentes pontos na área de estudo, entre o período de 2012 a 2013. Para a coleta dos espécimes da família Cyperaceae, fez uso de um desplantador, sendo estes exemplares coletados em estado fértil, acondicionados em sacos plásticos, e enumerados de acordo com a sequência do material coletado. Em caderneta de campo foram anotados dados como: ambiente de ocorrência, aspectos de floração e frutificação, todas as informações sobre seu habitat. Em seguida, os exemplares foram devidamente transportados ao Laboratório de Biologia Vegetal, do CESC/UEMA para o processo de herborização, onde os mesmos foram distendidos em folhas de jornal, prensados e expostos à temperatura ambiente para secagem. Após o processo de secagem dos exemplares coletados realizou-se identificação por comparação com material já identificado na coleção do Herbário Prof. Aluízio Bittencourt.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na área de estudo foram coletados 40 espécimes, distribuídos em quatro gêneros e nove espécies. O gênero Cyperus mostrou-se o mais representativo, com cinco espécies (Cyperus haspanL., Cyperus aggregatus (Wild) Endl, Cyperus surinamensis Rottb, Cyperus distans L.f., Cyperus luzulae (L.) Retz), enquanto que Kyllinga apresentou uma única espécie (Kyllinga vaginata Lam), Fimbristylis duas espécies (Fimbristylis miliacea(L.) Vahl, Fimbristylis sp.) e Rhynchospora uma única (Rhynchospora riparia(Ness) Boeckeler). Todas as espécies listadas para a área de estudo têm ampla distribuição geográfica, entretanto o gênero Cyperus em sua maioria ocorre em regiões pantropicais e raras em temperadas. Todas as espécies presentes neste estudo são consideradas primeiros registros para a APA em estudo.
CONCLUSÕES:
Todas as espécies presentes neste estudo são consideradas primeiros registros para a Área de Proteção Municipal do Buriti do Meio. Novos esforços de coletas poderão aumentar o nível do conhecimento na família, o que poderá revelar novos registros.
Palavras-chave: Cyperus, Florístico, Maranhão.