65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
A CONSERVAÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS DETERIORADOS: REFORMATAÇÃO
Ana Clara Vieira - Escola de Educação e Humanidades- PUCPR
Vera Lúcia Casteleins - Profª./Orientadora - Escola de Educação e Humanidades- PUCPR
INTRODUÇÃO:
Os materiais que compõe um acervo histórico como livros, cartas, fotografias, documentos oficiais são fontes de pesquisas importantes, mas ao mesmo tempo são muito frágeis no que diz respeito à conservação através do tempo, devido a agentes naturais como a umidade, pragas, entre outras.
Para ajudar na conservação destes materiais, utilizam-se vários métodos preventivos como higienização e microfilmagem a fim de que o pesquisador ao manusear o documento, evite que este se deteriore rapidamente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da presente pesquisa é descrever a necessidade da realização do diagnóstico para realizar a adequação entre o tempo de realização dos trabalhos de reformatação de acervos documentais e a sua conservação, bem como o de digitalizar o acervo doado ao Laboratório de História da PUCPR (LEPHIS) para facilitar o acesso a fontes de pesquisa aos alunos desta universidade.
MÉTODOS:
Para orientar o projeto foram escolhidas duas bibliografias básicas, a Coleção Cadernos de Pesquisa – Preservação e Conservação de Andrea Bruscagin Morelatto (2008) que nos da base dos materiais que se devem utilizar para fazer a higienização do acervo e como proceder na realocação dos materiais após este procedimento. Outra obra que serviu de base de Paul Conway intitulado Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (2001).
Foram entregues ao laboratório de História da PUCPR uma coleção de cartões postais e de orações pertencentes a família da Coordenadora do Curso Maria Cecilia Amorim Pilla.
Com todo este conhecimento teórico a respeito de digitalização e conservação de acervos documentais, foi possível a execução deste projeto, sendo este dividido em 4 etapas:
1º Análise de todo o acervo de cartões postais a serem digitalizados e classifica-los quanto ao seu tipo, assunto e estado de conservação.
2º Higienização do material.
3º Criação de planilha de dados. O objetivo desta planilha é facilitar o acesso às informações e localização do material sem que o mesmo seja manipulado diversas vezes
4º Digitalização dos documentos.
Durante o projeto foram digitalizados todos os postais da coleção, aproximadamente 250 arquivos, que ao final do trabalho foram realocados em caixas polionda, próprias para a conservação de documentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A reformatação de arquivo é uma nova forma de arquivamento que encontra-se em processo de desenvolvimento, para facilitar o acesso aos banco de dados, praticamente por ser mais compacto e de fácil reprodução.
Este novo método de organização dos acervos, onde estes são digitalizados e transformados em um banco de dados digital, podendo ser feita consulta local e até mesmo via internet, através de programas específicos.
Os sistemas digitais estão se disseminando, e com isso disponibilizando uma gama de materiais e equipamentos para digitalização, barateando custos e facilitando o acesso a arquivos de diversas bibliotecas e museus.
Os resultados obtidos com este projeto foram à criação de um banco de pesquisa para os estudantes da PUCPR, com aproximadamente 250 imagens e fontes. Onde todas encontram-se com suas descrições de medidas, localização, possíveis avarias, autor, ano e separadas por temas, para facilitar a busca.Todas as imagens foram gravadas em baixa qualidade, para não criar arquivos pesados, sendo que, se necessário o pesquisador deverá solicitar cópia em qualidade melhor.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que este trabalho foi de grande importância para a construção do acervo do Laboratório de Pesquisa em História da PUC PR. Sendo importante também para alavancar mais ações preventivas e de conservação a todo e qualquer acervo que possa ser adquirido.
Trabalhos com conservação são essenciais na área de pesquisa, pois dependemos destes materiais para desenvolver nossos trabalhos, sabemos que está área está em desenvolvimento e que com o advento da internet e demais tecnologias, está facilitando muito a criação de sistemas de divulgação e de pesquisa de acervos bem como a reformatação dos mesmos.
Palavras-chave: Reformatação, Digitalização, Conservação de documentos.