65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO UM DOS INSTRUMENTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Elizete Pereira da Costa - Instituto de Educação - UFMT
Regiane Meres Menezes Brites - Instituto de Educação - UFMT
Edileuza Ferraz de Araújo - Instituto de Educação - UFMT
Jaqueline Freire Bispo - Instituto de Educação - UFMT
Regina Célia de Menezes Brites - Profa. – SEDUC - MT
Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Ensino e Organização Escolar - UFMT
INTRODUÇÃO:
Procurando sanar anseios e dúvidas desenvolvidas a cerca do processo de formação do conhecimento sobre a linguagem escrita, é que buscamos compreender o percurso elaborado pelos alunos confirmando ou não suas hipóteses sobre a leitura e escrita. O tema desta pesquisa é o processo desenvolvido pela criança durante o período de aprendizagem, com foco na Língua Portuguesa, assim como o desenvolvimento de capacidades nos aspectos notacionais e discursivos refletidos na avaliação diagnóstica. Esta foi realizada durante o ano de 2011, em um projeto de extensão realizado pelo grupo PET Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivamos com esta pesquisa entender o processo desenvolvido pela criança durante o período de aprendizagem bem como compreender o desenvolvimento de capacidades nos aspectos notacionais e discursivos refletidos na avaliação diagnóstica.
MÉTODOS:
A pesquisa-ação foi a opção metodológica adotada na pesquisa, pois provoca a reflexão de uma série de ações que a rotina e a repetição tornaram tácitas. Reuniões semanais do grupo de pesquisa, sessões de estudos, discussões das práticas desenvolvidas em sala de aula, elaboração de planos, preparação de material didático e registros reflexivos pelas pesquisadoras foram procedimentos utilizados. A pesquisa teve duração de 10 meses, a avaliação diagnóstica realizada com 30 alunos pertencentes às quatro turmas do 1º ano da escola selecionada foi o primeiro passo para conhecermos o nível de conhecimento dos alunos e quais hipóteses tinham sobre leitura e escrita. Pautados nos pareceres das avaliações diagnósticas inicial foram selecionadas as crianças que apresentavam menor contato com a leitura e a escrita, portanto menor conhecimento. Com esse resultado deu-se inicio a fase de elaboração do planejamento para as intervenções que seriam realizadas em sala de aula. Foi registrado o desenvolvimento das atividades, as aprendizagens dos alunos durante o processo de aquisição da leitura e da escrita. Ao final das atividades do projeto de extensão realizamos a avaliação diagnóstica final, nos dando respaldo para a verificação, de fato, do processo de aprendizagem dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a análise dos dados percebemos que as crianças estão em fase de transição entre o nível pré-silábico II e o nível silábico com valor sonoro. No primeiro a criança pensa que para ler coisas diferentes deve haver uma diferença objetiva nas escritas e os grafismos produzidos por elas se aproximam das formas de letras, porém seguem a hipótese de que há a necessidade de uma quantidade mínima de letras e a variedade de grafismos. Cada letra passa a ter valor da escrita do todo, não tendo valor em si mesmo. E começam a reproduzir formas “gráficas fixas e estáveis”, geralmente as de seu nome. Essas exigências se dão tanto para a escrita quanto para a leitura. O segundo corresponde ao momento em que a criança faz tentativa de dar um valor sonoro para cada letra que compõe a palavra. Cada letra terá o valor correspondente de uma sílaba, e a escrita representa partes sonoras da fala. É uma etapa na evolução da aprendizagem em que a criança começa a prestar atenção nas propriedades do texto. Para a leitura ela faz análise sonora da palavra e toma o cuidado em encontrar uma correspondência silábica para cada letra escrita. Desse modo passam do conceito de que a escrita representa o objeto para o conceito de que a escrita representa os sons da fala.
CONCLUSÕES:
Com os estudos, registros e as análises realizadas das avaliações diagnósticas e o processo de observação ao longo do projeto compreendemos que os caminhos percorridos no processo de aprendizagem das crianças são prolongados e construtivos por meio da influencia e interação entre objeto cultural, que podemos definir como a escrita nos mais variados contextos, e as ações sociais entendidas como uso real e social dos objetos culturais. Foi possível verificar também a construção do conhecimento pela criança acrescido de informações novas. Assim como averiguar transição do nível de conhecimento em que a criança se encontrava no inicio do projeto para o nível de conhecimento após as intervenções realizadas. As crianças que se encontravam no nível pré-silábico avançaram em seus conhecimentos, isso se deveu a forma com a qual eram tratadas e aplicadas as atividades que buscavam, e a cima de tudo, fazer com que as crianças pensassem, analisassem e refletissem sobre seus levantamentos de hipóteses sobre o sistema de escrita. Dessa forma, o que contribui para uma formação de qualidade do aluno são a qualidade e a intencionalidade do trabalho realizado pelo professor.
Palavras-chave: Pesquisa-ação, Processo de aprendizagem, Avaliação.