65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica
Análise genotípica de marcadores do tipo SNP do gene NOD2 candidato ao controle da suscetibilidade do hospedeiro à Hanseníase
Helena Regina Salomé D'Espindula - Curso de Farmácia - Escola de Saúde e Biociências - PUCPR
Heloisa Salomão - Colaborador - Escola de Medicina - PUCPR
Marcelo Távora Mira - Prof. Dr./Orientador - Escola de Medicina - PUCPR
INTRODUÇÃO:
A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica multifatorial causada pelo Mycobacterium leprae, um bacilo exclusivamente intracelular, de crescimento lento, que acomete primariamente os macrófagos e as células de Schwann do sistema nervoso periférico. Estudos de ligação e associação envolvendo várias regiões genômicas e genes candidatos têm sido realizados para explicar o impacto de fatores de risco genéticos sobre o controle da susceptibilidade à Hanseníase. Nossa proposta foi investigar o gene NOD2, localizado na região cromossômica 16q21. Este gene codifica uma proteína com dois domínios de recrutamento de caspase (CARD) e seis repetições ricas em leucina (LRRs) que é expressa principalmente em leucócitos do sangue periférico e desempenha um papel na resposta imune aos lipopolissacarídeos intracelulares bacterianos (LPS).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de associação baseado em famílias entre hanseníase e genótipos de um marcador molecular do tipo polimorfismo de base única (SNP), localizado no gene NOD2, numa população do estado do Pará.
MÉTODOS:
O DNA genômico de todas as amostras foi extraído através da técnica de salting out. Após a determinação da concentração de DNA de cada amostra, foram preparadas soluções de trabalho padronizadas a 20ng/μL. A genotipagem foi realizada por metodologia TaqMan PCR-5’ nuclease (Assay by Design, Applied Biosystems). Os dados genotípicos e fenotípicos foram analisados através do TDT (Transmission Disequilibrium Test), utilizando o software FBAT (Family Based Association Test), versão 2.0.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi detectado sinal de associação, com significância estatística marginal, entre o alelo “A” do marcador rs2111234 (sob o modelo dominante) com a doença (Z = 1,925, p = 0,054).
CONCLUSÕES:
Esse interessante achado abre novas possibilidades de pesquisas, incluindo a replicação e cobertura física completa desse gene, a fim de se elucidar completamente seu papel na patogênese da Hanseníase.
Palavras-chave: Hanseníase, Genética, Polimorfismo.