65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
Modelagem Matemática: análise do programa de saúde da família na cidade de Orizona/GO no atendimento ao idoso.
Igor Ribeiro dos Santos - Aluno Ensino Médio Instituto Federal Goiano - campus Urutaí
Eliane Fonseca Campos Mota - Profa.Ms/Orientadora - Depto de Matematica - IF Goiano - campus Urutaí
Agda Lovato Teixeira - Profa Mestranda/Coorientadora - Depto de Matematica - IF Goiano - campus Urutaí
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional desperta preocupação em várias áreas sociais e econômicas, como a saúde, a previdência, a educação, o mercado de trabalho (CARVALHO; COUTINHO, 2002). No Brasil, este processo começou a chamar a atenção do governo a partir da década de 80, acentuando-se nos anos 90, quando os dados relativos ao processo de transição demográfica no país mostraram-se realmente preocupantes (QUEIROZ, 1999).
Diante da atual transição demográfica e, consequentemente, epidemiológica, da população idosa brasileira, em 1994, foi aprovada a Lei n°. 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso (PNI). Essa lei foi regulamentada em 1996 pelo decreto nº.1948 de 03 de julho de 1996 (BRASIL, 1996).
A população de Orizona segundo a senso do IBGE/2010 é de 14 mil habitantes sendo que 14% desta população é idosa, acima de sessenta anos e de acordo com autores relacionados a cada ano a população envelhece mais, necessitando de políticas públicas para esta fase.
Diante das modificações do quadro demográfico e, consequentemente, este estudo visa investigar o perfil da população idosa atendida pelo programa de Saúde de Família (PSF) da cidade de Orizona/Goiás, por meio dos indicadores sociodemográficos, de saúde que caracterizam este grupo etário
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse estudo é modelar matematicamente o fenômeno do crescimento populacional de idosos, que são atendidos pelo programa de Saúde da Família (PSF) da cidade de Orizona – Goiás desde o ano de implantação nesta cidade, bem como os indicadores sociodemográficos e de saúde. • Constituir o perfil do idoso; • Analisar os indicadores sociodemográficos e de saúde, através de gráficos.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo transversal, constituído por uma amostra de idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os gêneros, cadastrados no Programa de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da cidade de Orizona/ Goiás.
Este estudo será constituído por meio de um levantamento bibliográfico encontrado na literatura existente perpassando livros/ artigos/revista e internet, sobre o idoso, modelagem e estatística descritiva. Será feito ainda, um levantamento do quantitativo de postos de atendimento do PSF na cidade de Orizona/Goiás na Secretaria da Saúde.
A coleta será realizada nos postos de atendimento do PSF por meio da análise do prontuário, do idoso, sendo necessário aplicar dois questionário multidimensionais estruturados .
As variáveis analisadas serão os indicadores sociodemográficos e de saúde.
Os indicadores sociodemográficos avaliados serão gênero, faixa etária, estado conjugal, Arranjo domiciliar, Grau de escolaridade, Renda domiciliar (salário mínimo da época), Ocupação profissional, Saneamento básico.
Os indicadores de saúde analisados serão: avaliação de saúde, doenças mais encontradas, utilização de medicamentos, quantidade de medicamentos, automedicação, dificuldade nas atividades de vida diária (AVD’s) e queda.
Os dados da pesquisa serão tabulados, modelados, descritos e analisados. Para a modelagem será usado o programa MicrosoftExcel e a análise estatística descritiva dos dados
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No sentido de fortalecer o processo de conhecimento serão realizadas leituras bibliográficas pertinentes ao tema do projeto, para o desenvolvimento de atitudes e habilidades de valores necessários a educação cientifica.
Neste sentido, outro impacto esperado, esta no caráter interdisciplinar da disciplina matemática como eixo na análise e tratamento de informações cotidianas, com finalidade de propiciar a cidadania, uma vez que possibilita conhecer o objeto para então analisá-lo.
Os resultados encontrados neste estudo pela coleta e analise ajuda a determinar a posteriori através da modelagem, tabelas e gráficos, ações que podem subsidiar a melhorias na gestão de saúde, uma vez que a sociedade brasileira encontra-se em processo de transição demográfica e epidemiológica, demandando adequação dos valores culturais, das políticas sociais e de saúde, de maneira a atender às necessidades e os problemas decorrentes do envelhecimento populacional.
Portanto, espera-se com esse projeto fortalecer além da iniciação cientifica, contribuir com a administração de ações que vise propiciar o reconhecimento e valorização da população idosa na cidade de Orizona/Goiás.
CONCLUSÕES:
Este projeto tem um cunho interdisciplinar, com foco na matemática como tratamento da informação, onde coaduna matemática e cidadania, propiciando além do tratamento quantitativo das informações, ações políticas /sociais que permeia todo dado coletado.
Os resultados encontrados neste estudo ocorrerão por meio dos dados coletados e analisados para a posteriori serem apresentados para subsidiar ações de melhorias na gestão de saúde, uma vez que a sociedade brasileira encontra-se em processo de transição demográfica e epidemiológica, demandando adequação dos valores culturais, das políticas sociais e de saúde, de maneira a atender às necessidades e os problemas decorrentes do envelhecimento populacional, bem como, conscientizar a sociedade sobre a importância da constituição de um novo olhar destinado à orientação, educação, apoio aos idosos e às famílias, de modo, a prepará-la para ações preventivas e enfrentamento da situação crônica da saúde. Mediante a esta realidade, torna-se necessário contextualizar os profissionais aos novos paradigmas de saúde, e adequar os serviços de saúde para uma efetiva implantação de políticas públicas voltadas aos idosos.
Palavras-chave: Idoso, Envelhecimento, Cidadania.