65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
ANÁLISE, IN VITRO E IN SITU, DO POTENCIAL EROSIVO DE BEBIDAS ISOTÔNICAS SOB A REALIZAÇÃO DE EXERCICIO FÍSICO.
Anna Thereza Peroba Rezende Ramos - Faculdade de Odontologia da UFAL
Daniella Mascarenhas Calixto Barros - Faculdade de Odontologia da UFAL
Natanael Barbosa dos Santos - Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Odontologia da UFAL
INTRODUÇÃO:
Enquanto a prevalência da doença cárie dentária vem diminuindo, as lesões erosivas têm sido observadas com maior frequência, devido às mudanças no estilo de vida adquirido e maior consumo de bebidas que podem apresentar potencial erosivo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve como propósito analisar, in vitro e in situ, o potencial erosivo de bebidas isotônicas sob a realização de exercício físico.
MÉTODOS:
Foram analisadas bebidas isotônicas a base de tangerina e limão (Gatorade® Perform 02), Água de coco (Socôco®) e Água destilada e deionizada (grupo controle). Foi determinado o pH e a titulação ácida das bebidas propostas; e a análise da capacidade tampão e fluxo salivar de cada voluntário, antes (T0) e após 10 minutos (T10) de realização de exercício físico. Foi analisada a microdureza Knoop do esmalte e cemento bovino inclusos no dispositivo intraoral, antes e após as etapas experimentais. Os voluntários realizaram exercício físico em uma máquina elíptica com o monitoramento do consumo dos isotônicos, sendo analisados os parâmetros salivares propostos. Para a análise estatística foram utilizados os Testes de Análise de Variância (ANOVA 1 critério) e Tukey com um nível de significância de 5% (p<0,05).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os isotônicos sabor tangerina e sabor limão apresentaram pH em torno de 3,0 e necessitaram dos maiores volumes de solução alcalina (NaOH) para a titulação ácida (575µl). A Água de coco apresentou pH de 5,0 e necessitou apenas de um volume de 40µl de NaOH para sua titulação. Após a realização de exercício físico os voluntários apresentaram redução no fluxo salivar e os isotônicos artificiais não foram tamponados. Os isotônicos sabores tangerina e limão proporcionaram uma redução acentuada nos valores de microdureza dos espécimes de esmalte e cemento dental bovino ao final das etapas experimentais (p<0,05), o que sugere potencial erosivo às estruturas dentais, principalmente se consumidos de modo inadequado e com elevada frequência.
CONCLUSÕES:
A ingestão de bebidas como a água e a água de coco podem ser substitutos de isotônicos artificiais durante a prática de atividade física, proporcionando a hidratação necessária sem provocar danos às estruturas dentais.
Palavras-chave: erosão dentária, exercício físico, esmalte dentário.