65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE OLEOS E GRAXAS EM AGUAS RESIDUÁRIAS ORIUNDAS DE UMA EMPRESA DE LAVAGEM DE VEÍCULOS NA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS
Erick Henrique da Silva - Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO
Gionanna Santos Vieira - Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO
Joyce Thalita Francelino Vieira - Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO
Lucas Sousa Nogueira - Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO
Michele Fernandes Alves - Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO
Sérgio Luis Melo Viroli - Profº. MSc/ Orientador Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do To
INTRODUÇÃO:
Águas residuárias provenientes dos serviços de lavagem de veículos apresentam potencial poluidor, pois contem surfactantes, óleos e graxas (Brown, 2000; Smith e Shilley, 2009). O lançamento dessas substâncias em corpos hídricos, deve cumprir as determinações da Resolução CONAMA 357/05, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes (Brasil, 2005). Esses efluentes apresentam elevado potencial de toxicidade, capacidade de bioacumulação provocando danos irreparáveis para flora e fauna aquáticas, pois interferem nas trocas gasosas e transferência de energia, afetando a saúde humana. (Odum e Barret, 2007; Ricklefs, 2003). A legislação federal Resolução n° 20 do CONAMA, estabelece os limites máximos de descarte de óleos em efluentes como 50 mg/L para óleos de origem vegetal e 20 mg/L para óleos minerais. (KATO et al.,1983) Desse modo, é útil conhecer as quantidades de óleos e graxas presentes em um efluente, para evitar possíveis dificuldades de operação e funcionamento adequado do sistema de tratamento das águas residuais e problemas ambientais em função do seu acumulo no ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho consiste em determinar a quantidade de óleos e graxas encontrados nas as águas residuárias provenientes de empresas de lavagem de veículos da cidade de Paraíso do Tocantins, e avaliar os impactos ambientais gerados por essa atividade.
MÉTODOS:
No período de março a abril de 2012, foi realizado um levantamento da quantidade de empresas de lavagem de veículos existentes na Cidade de Paraíso do Tocantins. Após o levantamento, verificou-se a existência de 25 empresas de lavagem de veículos, sendo que 7 empresas possuíam licença administrativa de funcionamento. As amostras para a analise de óleos e graxas foram coletas mensalmente, no período de maio a dezembro de 2012, totalizando 42 amostras, sendo 06 amostras por empresa. O local de coleta foi no box de lavagem antes da caixa separadora de água e óleo. Em seguida, as amostras foram acondicionadas em garrafas de polietileno opacas com capacidade de 2 litros e encaminhadas para o Laboratório de Saneamentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFTO Campus Paraíso do Tocantins. A analise de óleos e graxas foram realizadas conforme as recomendações do Standard Methods (APHA et al.2000). O teor de óleos e graxas foi determinado matematicamente, em ppm, através da diferença entre a massa do béquer com resíduo e massa do béquer vazio expressa em miligramas. Logo em seguida multiplicou-se o resultado da diferença por 1000 e dividiu pelo volume, em litros, da amostra
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média aritmética dos resultados obtidos para a determinação dos óleos e graxas em aguas residuárias das empresas de lavagem de veículos foram 163, 3mg/L para a empresa ;63,3 mg/L para a empresa B; 285,3 mg/L para empresa C; 96 mg/L para empresa D; 56,6 mg/L para a empresa E; 73,3 mg/L para a empresa F e 450 mg/ L para a empresa F. As concentrações de óleos e graxas nas águas residuárias pesquisadas nas lavagem de veículos das empresas apresentaram resultados fora do padrão permitido pela Resolução CONAMA Nº 357/05, que estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes no artigo 34º, no qual determina que o descarte de fontes poluidoras de óleos e graxas minerais só poderá ser feito direta ou indiretamente na rede coletora no limite de 20 mg/L(Brasil, 2005). Verificou-se que as empresas que participaram da pesquisa apresentaram a caixa de areia como uma das etapas do tratamento de águas residuárias, o que implica diretamente na concentração de óleos e graxas a serem eliminados no ambiente. Grobério et al. (2004) enfatizam que, para que a caixa de areia tenha resultados satisfatórios, é necessário que ocorra constate manutenção, principalmente em dias de maior movimento e em dias de chuvas.
CONCLUSÕES:
Considerando os resultados encontrados, conclui-se que as águas residuárias das empresas de lavagem de veículos pesquisadas apresentam teor de óleos e graxas em desacordo com a legislação CONAMA nº 357, de 15 de junho de 2005. As altas concentrações das substâncias poluentes implicam sérios problemas ambientais se lançadas em corpos aquáticos sem o devido tratamento. Portanto, as empresas de lavagem de veículos que contribuem para o desenvolvimento local e regional, mas, também proporciona impactos ambientais negativos. É indispensável a fiscalização dos órgão competentes para provocar um gerenciamento adequado que possa minimizar os impactos provocados pelo lançamento de óleos e graxas nas águas residuárias e potencializar os impactos positivos.
Palavras-chave: óleos e graxas, efluente, lava jato.