65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO DA CARGA MICROBIANA DE SUPERFÍCIES DE MANIPULAÇÃO DE HORTALIÇAS DE UMA UNIDADE DE PROCESSAMENTO NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MA
Raiany Mesquita Santos - Curso de Ciências Biológicas, UEMA, Imperatriz – MA
Keisa Paula Farias Costa - Curso de Química, UEMA, Imperatriz – MA
Kellytana Almeida Carvalho - Curso de Agronomia, UEMA, Imperatriz – MA
Ivaneide de Oliveira Nascimento - Departamento de Química e Biologia, UEMA, Imperatriz – MA
Vera Lúcia Neves Dias - Departamento de Química e Biologia, UEMA, Imperatriz – MA
Karuane Saturnino da Silva Araújo - Prof. Esp./ Orientador – Departamento de Química e Biologia, Imperatriz – MA
INTRODUÇÃO:
As hortaliças são um importante componente da dieta, por serem ricas em carboidratos e fibras além de fornecerem níveis significativos de micronutrientes à dieta, apresentam não apenas variedade de cor e textura às refeições, mas também nutrientes importantes. Tem pouca gordura e calorias, relativamente pouca proteína. As hortaliças são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras alimentares, indispensáveis na dieta humana. Assim como a maioria dos alimentos, estas também estão sujeitas a contaminação por parasitas intestinais. Todos os procedimentos utilizados para a produção de hortaliças devem ser conduzidos sob condições estritamente higiênicas e devem minimizar os riscos potenciais à saúde do consumidor devido à contaminação das mesmas. De acordo com a Resolução ANVISA RDC nº 216/ 2004 segurança alimentar tem por objetivo garantir que o consumo não cause prejuízo de nenhuma forma ao consumidor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo avaliar a carga microbiana de superfícies de manipulação de hortaliças de uma unidade de processamento da cidade de Imperatriz – MA.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado no CDT – Centro de Difusão Tecnológica na Infraero de Imperatriz e no LFMA - Laboratório de Fitopatologia, Microbiologia e Alimentos no CESI/UEMA. Utilizou-se a metodologia da realização de pesquisa bibliográfica, realização de monitoramento da sala limpa para o controle de micro-organismos. Para tal procedimento foi preparado o meio de cultura BDA (Batata - Ágar - Dextrose), utilizando-se 250g de batata, 17g de ágar, 20g de dextrose e 1l de água destilada. Em seguida foi feita a distribuição em placas de Petri esterilizadas e o armazenamento em geladeira até o dia da coleta. As coletas foram realizadas pelos métodos de swab, descrito por, e por disposição das placas no ambiente por 30 minutos, as amostras foram triplicadas com duas repetições. Após as coletas, as placas foram incubadas em estufa bacteriológica (35 a 45°C) por três dias. Após decorrido o tempo de incubação foram feitas as leituras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos a partir das pesquisas contribuíram para o embasamento teórico junto à metodologia posteriormente aplicada. No monitoramento da sala limpa para o controle de microrganismos observou-se a persistência de microrganismos, bactérias, fungos entre outros, no ambiente e hortaliças mesmo após a higienização com acompanhamento. Resultados foram preocupantes, o que demonstra a importância da limpeza e higienização indicando então a necessidade de maior acompanhamento do processo de higienização do ambiente, a fim de garantir a produção e distribuição de hortaliças de qualidade, saudáveis para a comunidade, evitando assim maiores problemas como toxinfecções provocadas por alimentos, comprometimento da imagem do estabelecimento, abertura de processos judiciais, multas e ate o fechamento.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos nas pesquisas bibliográficas, observamos que, as hortaliças se caracterizam por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras alimentares, sendo então indispensáveis na dieta humana. Assim como a maioria dos alimentos, estas também estão sujeitas a contaminação por parasitas intestinais. Sendo elas também uma seria fonte de contaminação alimentar, todos os procedimentos utilizados para a produção de hortaliças devem ser conduzidos sob condições estritamente higiênicas para assim minimizar os riscos potenciais à saúde do consumidor devido à contaminação das mesmas. Os resultados obtidos mostraram a importância de constante acompanhamento no processo de higienização não só das hortaliças, mas também dos laboratórios onde tal processo e realizado, a fim de garantir a redução da carga microbiana de superfícies de manipulação de hortaliças. Tal resultado foi evidenciado para os horticultores através de palestra com a explicação da importância da lavagem e sanitização correta e constante das superfícies de manipulação de hortaliças, como especificado no Regulamento técnico de condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.
Palavras-chave: Micro-organismo, Monitoramento, Controle.