65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS: UMA PROPOSTA A PARTIR DA MEMÓRIA DA COMUNIDADE LOCAL, UM ESTUDO SOBRE O TRADICIONAL BAIRRO DA MADRE DEUS EM SÃO LUÍS-MA
ILDENEIA BORGES ABREU - Bolsista FAPEMA, Bacharelando em Turismo Universidade Federal do Maranhão-UFMA
NIZA POLLIANNA SILVA SANTOS - Bacharelando Turismo-UFMA, colaboradora do Projeto Formação de Agentes Culturais
ANDRÉA CRISTINA DIAS PINTO - Bolsista do Espaço Integrado do Turismo-ESINT, Bacharelando em Turismo na UFMA
CONCEIÇÃO DE MARIA BELFORT CARVALHO - Profa.Dra. do DETUH-UFMA, orientadora do Projeto Formação de Agentes Culturais
ELZA GALVÃO BERGÊ CUTRIM DUAILIBE - Profa. Especialista do Departamento de Turismo e Hotelaria DETUH-UFMA
INTRODUÇÃO:
A cultura é uma descrição marcante de uma comunidade, pois está ligada a sua identidade e determina suas características mais intrínsecas, além de guardar a história que é passada de geração a geração. A cultura é a essência de um local, pois é através dela que se conhecem as características peculiares de um determinado lugar. De acordo com Santos (2004), a “definição da própria identidade cultural implica em distinguir os princípios, os valores e os traços que a marcam, não apenas em relação a si própria, mas frente a outras culturas, povos ou comunidades”. A partir desses pressupostos o “Projeto de Extensão Formação de Agentes Culturais”, aprovado pelo Edital BEX nº21/2012 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão – FAPEMA, está sendo desenvolvido com o apoio do Projeto de Extensão Espaço Integrado do Turismo-ESINT, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, no tradicional bairro da Madre Deus em São Luís-MA, através de pesquisas de campo, oficinas nas áreas de turismo, cultura, patrimônio para os jovens de 17 a 24 anos, além da construção de um acervo fotográfico e um banco de dados das manifestações presentes no bairro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto tem como objetivo construir um núcleo de formação de agentes culturais na comunidade da Madre Deus, tornando-os multiplicadores de informações sobre os aspectos históricos, culturais e turísticos de São Luís.
MÉTODOS:
Esta pesquisa de caráter exploratório teve como campo de estudo o tradicional Bairro da Madre Deus em São Luís-Maranhão; o objeto de estudo foram moradores do referido bairro que responderam a questionários com perguntas em sua maioria objetivas (fechadas), com o propósito de identificar se os entrevistados conheciam e sabiam informar sobre a cultura local. O universo pesquisado totalizou 37 (trinta e sete) entrevistados. A escolha foi feita a partir do perfil da comunidade, jovens e adultos; pessoas com idade mais avançada também se disponibilizaram a responder as perguntas, que consistiam em saber o quanto a população sabe informar sobre as condições atuais das manifestações tradicionais. Em outro momento foram entrevistadas pessoas da terceira idade, com o objetivo de identificar o perfil cultural do bairro, a partir da memória da comunidade com mais vivência. Os dados das perguntas fechadas foram analisados através do método quantitativo, com base nas técnicas estatísticas, obtidas a partir software, como o Excel e gráficos; as entrevistas foram utilizadas para fundamentar a pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados coletados nos meses de novembro e dezembro de 2012 possibilitaram o mapeamento do perfil cultural do Bairro da Madre Deus. Foram identificadas as manifestações culturais de acordo com o conhecimento da comunidade local. No universo de trinta e sete pessoas entrevistadas, dezessete eram do sexo feminino, e vinte do sexo masculino. Quanto ao local de moradia do público entrevistado, 86% respondeu que morava na Madre Deus, e 11% apenas trabalhavam ou possuíam parentes no bairro, porém eram familiarizados com a cultura local. Quanto à faixa etária, 14% dos entrevistados possuíam até dezoito anos, 32% possuíam entre dezenove e vinte quatro anos, 24% possuíam entre vinte e cinco e trinta e cinco anos, 19% possuíam entre trinta e seis e quarenta e cinco anos, e 11% possuíam idade acima dos quarenta e seis anos. Quanto à escolaridade, 5% possuem Ensino Fundamental Incompleto, 14% Fundamental Completo, 41% Médio Completo, 30% Superior Incompleto e 11% Superior Completo. Dentre a ocupação dos entrevistados, 54% se declararam serem estudantes, 11% autônomos, outras profissões com maior expressão foram músicos, dona de casa, professor. Durante a pesquisa foi possível identificar as principais manifestações culturais juninas e carnavalescas e locais considerados importantes.
CONCLUSÕES:
Após a análise dos dados da pesquisa do “Projeto de Extensão Formação de Agentes Culturais”, foi possível identificar o perfil cultural do Bairro da Madre Deus; os dados foram adquiridos a partir do conhecimento dos moradores. A pesquisa relevou o quanto a comunidade conhece a cultura local. Durante a pesquisa perguntou-se aos entrevistados se eles sabiam informar quais são e onde estão localizadas as principais Manifestações Culturais Maranhenses presentes na Madre Deus. Os dados mostraram que 65% declararam que sabem informar, enquanto 35% não sabem informar. Porém entre esses entrevistados que não sabem informar a maioria era jovens, ou seja, um bairro que é considerado tradicional, com grande representatividade para a cultura maranhense, precisa manter a cultura viva, não apenas entre as pessoas com idade mais avançada, mas entre os jovens também, pois estes que darão continuidade a essa cultura. Quanto ao mapeamento os dados apontaram que os moradores consideram o “Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão”-CEPRAMA, antiga fábrica que tinha por nome Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo, como o espaço que possui maior representatividade para o bairro, seguido do Espaço Cultural Companhia Barrica do Maranhão, Bumba-Meu-Boi e os Blocos Tradicionais.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Manifestações Culturais, Preservação.