65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM GLUTAMINA INDUSTRIAL NO DESEMPENHO DE SUÍNOS NA FASE DE CRECHE
Robson Carlos Antunes - Professor Doutor/orientador - Faculdade de Medicina Veterinária, UFU
Carolyn Aboujaoude - Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal de Uberlândia–UFU.
Edison de Souza Magalhães - Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal de Uberlândia–UFU.
Luana Ribeiro Alves - Professora - Faculdade Presidente Antônio Carlos-Unipac
Naiane Vieira Costa - Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal de Uberlândia–UFU
Lara Caroline Lavigne Amaral - Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal de Uberlândia–UFU
INTRODUÇÃO:
Problemas na fase de desmame são responsáveis por grande quantidade de perdas econômicas. É um dos períodos mais críticos da suinocultura, pois nessa fase o leitão encontra-se em situações de estresse sócio-ambiental, regressão em exigência de temperatura e também transição de dieta (AJINOMOTO, 2011). A maior causa do seu desempenho comprometido são as alterações estruturais e funcionais do tecido intestinal como a diminuição da altura das vilosidades, o aumento da profundidade das criptas, redução da atividade enzimática e diminuição da capacidade de absorção de nutrientes (CALDARA et al., 2007). Vários trabalhos mostram que glutamina melhora o desempenho do leitão, aumentando o ganho de peso e melhorando a conversão alimentar (ABREU et al., 2010). A glutamina tem maiores efeitos em células de alta capacidade de “turnover” e no intestino de leitões desmamados ela tem efeito no “turnover” do carbono da mucosa e, conseqüentemente, tem um efeito positivo sobre seu processo de renovação. Neta pesquisa estudou-se os diferentes desempenhos de leitões utilizando dois tratamentos esperimentais: o primeiro, ração controle, sem suplementação de glutamina industrial e o segundo: ração controle com suplementação de glutamina industrial. Estudos recentes mostram que a suplementação da dieta com glutamina ajuda a prevenir atrofia intestinal e, sendo assim aumenta desempenho e função imune e diminui diarréia nos leitões recém desmamados na fase de creche.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito da suplementação de glutamina industrial em suínos na fase de creche, comparando o desempenho zootécnico dos animais suplementados e não suplementados com glutamina industrial nas rações utilizadas nesta fase.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na Granja Experimental Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia. Os tratamentos foram assim distribuídos: tratamento 1 (T1): Rações controle sem inclusão de glutamina industrial, tratamento 2 (T2): Rações controle + glutamina industrial. As rações consumidas no período de experimentação foram, pré-inicial 1, pré-inicial 2, inicial 1 e inicial 2. E respectivamente foram feitas as seguintes inclusões: 8 kg, 8kg, 6 kg e 0 kg de Glutamina industrial por tonelada de ração no T2, nas respectivas rações. A ração foi oferecida à vontade, de forma manual e a sua sobra foi pesada no final de todo expediente com o intuito de se calcular o ganho de peso diário (GPD) dos animais e a conversão alimentar (CA) da baia. Os animais usados foram desmamados em média aos 28 dias de idade e organizados em um total de 18 baias sendo 09 baias para o Grupo Controle (T1) e 09 baias para o grupo tratado com glutamina industrial (T2). Cada um desses grupos teve a composição de 03 blocos de um delineamento casualisado ‘por peso’, ou seja, cada tratamento teve 03 baias de animais de peso leve (L), 03 baias de animais de peso médio (M) e 03 baias de peso pesado (P), contendo cada uma das baias 5 animais, totalizando 45 animais para cada um dos tratamentos. Aplicou-se análise de variância com valor de significância de 5% para se testar estatisticamente a diferença entre os tratamentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obteve-se as seguintes médias e desvios padrões respectivamentes para T1 e T2 para as seguintes variáveis analisadas: peso final em kg, 28,1±2,0 e 28,0±1,9 (P>0,05); ganho de peso médio diário em gramas por dia, 569±0,005 e 567±0,051 (P>0,05); consumo médio da baia em kg, 198,4±9,96 e 203,6±5,16 (P>0,05); conversão alimentar em kg/kg, 1,940±0,118 e 1,956±0,190 (P>0,05). Nota-se que não houve diferença estatística entre os tratamentos. Uma possível explicação para os resultados obtidos é a composição da ração que foi utilizada. Antes da adição da glutamina a mesma já contava com quantidades ideais de aminoácidos, portanto a adição de glutamina industrial provocou um excesso de aminoácidos. O processo de catabolismo de proteínas e aminoácidos em excesso, durante a eliminação de nitrogênio, provoca sobrecarga, especialmente no fígado e nos rins, o que pode aumentar a produção de calor metabólico (MOURA et al., 2006). Portanto, os aminoácidos da dieta, quando fornecidos em excesso, não são aproveitados corretamente pelo organismo, mas, contrariamente, ao serem desaminados, liberam grandes quantidades de energia calórica, diminuindo a energia líquida disponível e prejudicando a deposição de tecido magro (MOURA et al., 2006). Uma outra explicação pode ser a idade avançada ao desmame. Muitos trabalhos realizados usaram leitões com idade media ao desmame de 21 dias ou inferior onde o estresse do desmame é maior. Pode ter ocorrido uma interação entre estes dois fatores.
CONCLUSÕES:
A suplementação de glutamina industrial na ração balanceada em aminoácidos para leitões durante a fase de creche não melhora o desempenho em leitões desmamados com 28 dias de idade.
Palavras-chave: Desmame, Aminoácidos, Leitões.