65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
PERCEPÇÕES DA POPULAÇÃO DE BARREIRINHAS – MARANHÃO (SEDE E POVOADOS) SOBRE O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
Oceilde Sousa Rocha - Aluna do Curso de Hospedagem - IFMA
Robson Sousa Reis - Aluno do Curso de Hospedagem - IFMA
Shayanna Sousa Silva - Aluna do Curso de Hospedagem - IFMA
Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro - Profa. Dra./Orientadora- IFMA/Campus Barreirinhas
INTRODUÇÃO:
O Parque Nacional (PARNA), uma categoria de UC, é uma Unidade de Proteção Integral que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Porém, a criação de PARNAs traz consigo muitos conflitos, devido a sua organização e apropriação do espaço, o que interfere na vida de quem habita na área. Por lei as áreas protegidas, principalmente os parques, devem ser desapropriadas, mas isso não funciona por completo. A necessidade de remoção de moradores e outros usuários de áreas destinadas às unidades de conservação de proteção integral geram muitos conflitos pelo uso destes espaços, envolvendo interesses e visões diferenciadas, além de determinar uma mudança na dinâmica social local. Desta forma o envolvimento dos moradores com o novo estilo do lugar, o parque, é de extrema importância. Considerando esse envolvimento, por meio de suas percepções e informações passadas a estes, para que se possa gerar uma maior interação entre nativos, agentes de fiscalização e o próprio parque. Um dos polos de turismo mais divulgados do Maranhão é o polo dos Lençóis Maranhenses, cuja infraestrutura para o turismo já se encontra bem desenvolvida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as opiniões da população que vive dentro e fora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na região de Barreirinhas, sobre essa importante Unidade de Conservação, fornecendo subsídios para a elaboração Programas de Educação Ambiental a serem aplicados na comunidade.
MÉTODOS:
Foram realizadas pesquisas de caráter qualitativo para avaliar o conhecimento da população de Barreirinhas (Sede) e povoados dentro do PNLM sobre a Unidade de Conservação, sua criação, importância e preservação. Foram realizadas entrevistas através de questionários em quatro povoados escolhidos aleatoriamente, sendo 10 questionários em cada povoado, quando possível, totalizando 34 questionários. Na sede, foram aplicados 49 questionários em bairros escolhidos aleatoriamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que a população dos povoados relaciona o objetivo do parque à preservação de ecossistemas, enquanto que a população da sede relaciona à promoção do turismo e passeios, por morarem na sede e perceberem apenas a atividade turística do Parque. A maioria considerou o aumento do turismo o benefício que a criação do parque trouxe à comunidade, 79,7% dos entrevistados da sede e 61% do parque. Significando que é perceptível para ambos o aumento do turismo na região. 22% dos moradores do parque considera que o valor da terra aumentou, mesmo com este percentual alguns moradores consideram não haver beneficio para eles, pois dizem que a terra não é deles e que por causa da energia não pode se ter aumento de nada. Na sede apenas 18,6% consideram o aumento do valor da terra. Cerca de 94% dos moradores do parque acham que o PNLM deve continuar no futuro, ao questionarmos por que, a maioria considera que é para continuar preservando. Um morador respondeu: “Por ser um lugar único, tem que ser preservado”. Apenas 5,9% consideram que o parque não deve continuar no futuro para que não tenham mais restrições na área. “Para voltar como antigamente, sem restrições...”, diz um morador. Significando que a rigidez das restrições no parque é muito sentida pelos moradores locais. Todos os moradores da sede responderam que sim, o principal motivo seria para continuar preservando, mas muitos também consideram que é para continuar aumentando o turismo na cidade e porque o parque gera renda.
CONCLUSÕES:
Observa-se que o PNLM trouxe muitas dúvidas para os moradores do município, principalmente os que moram dentro do parque, pois pouco se sabe sobre ele. Trouxe também mudanças radicais em suas vidas, pois tiveram que modificar seus hábitos de uma hora para outra. É percebido que os moradores têm essa área como fundamental para a preservação e, principalmente para os moradores da sede, para a economia do município. É também percebido que os entrevistados possuem opiniões contrarias sobre o parque, apesar de demonstrarem visões semelhantes para algumas questões. Isto deve-se ao fato de terem vivencias distintas com o PNLM, formando realidades contrarias numa mesma região. O presente trabalho demonstra que as pessoas que vivem dentro do Parque sabem muito mais sobre sua finalidade e importância do que as pessoas que vivem na sede. No entanto, as pessoas da Sede utilizam os recursos do Parque de forma exploratória e entendem o PNLM como meio de obter lucro através do turismo.
Palavras-chave: Comunidades, ecoturismo, preservação ambiental.