65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
ANÁLISE DA CONDIÇÃO ATUAL DA ARBORIZAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE DE CODÓ-MA
Oswaldo Palma Lopes Sobrinho - Depto. de Agronomia – IFMA/Campus Codó
Lana Fernanda Borges da Silva - Depto. de Ciências Agrárias – IFMA/Campus Codó
Maria da Assunção Silva Carlos - Depto. de Ciências Agrárias – IFMA/Campus Codó
Mayara Oliveira Sousa - Profa. Esp./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas – IFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
Entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. A arborização é um dos elementos que contribuem para melhor qualidade de vida nas cidades. As árvores dos passeios, praças, jardins e parques urbanos trazem beleza e sombra, reduzem a poluição sonora e transmitem sensação de bem-estar às pessoas, trazendo vida e saúde (Meunier, 2005).
A vegetação urbana quando corretamente implantada desempenha um conjunto importante de funções responsáveis pela melhoria da qualidade do ambiente, podendo minimizar o impacto ambiental causado pelos efeitos antrópicos da expansão das cidades, resultando em maior conforto para a população (PIRES et al., 2007).
O município de Codó apresenta em sua cobertura vegetal, predominância da mata dos cocais; agricultura de subsistência; campos cerrados com vegetação natural; cerrado e área urbana. Variedade que reflete aspectos sociais e econômicos para a população que vive diretamente da agricultura, e do extrativismo do coco babaçu (SOUSA, 2006).
Considerando a importância da arborização urbana para o município de Codó-MA, este trabalho tem como objetivo conhecer a condição em que se encontra a arborização do Centro da cidade de Codó-MA, fazendo um levantamento das causas de redução das áreas verdes da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer as condições em que se encontra a arborização do Centro da cidade de Codó-MA; Treinar as principais metodologias de coleta e levantamento de dados sobre a arborização urbana; Identificar as causas da redução das áreas verdes do Centro da cidade de Codó-MA; Realizar levantamento de dados por meio da aplicação de questionários com moradores, pedestres e comerciantes do Centro da cidade
MÉTODOS:
As regiões delimitadas para o estudo foram às ruas que fazem parte do Centro da cidade de Codó-MA. Aplicou-se 50 questionários entre comerciantes, pedestres e moradores das residências para a realização da análise da situação da arborização no Centro da cidade. Os questionários abordam conhecimentos conceituais sobre o tema; aspectos da legislação reguladora do município; opiniões sobre ações públicas para a preservação, conservação e expansão da arborização; a importância e a finalidade das árvores no meio ambiente, e se os entrevistados conheciam algum projeto sobre arborização desenvolvido na cidade.
Na primeira etapa de execução do trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema, revisão da literatura, pesquisa de campo, visitas ao local, e aplicaçãode formulários de entrevista, com o intuito de construir um diagnóstico quanto à percepção dos moradores e comerciantes do local, em relação à importância e aos benefícios da arborização urbana.
Após as visitas de campo e aplicação dos formulários de entrevista, realizou-se a análise dos dados coletados para obtenção dos resultados da pesquisa, identificando e quantificando as áreas verdes da região de estudo, bem como a sua importância para a cidade, à qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao aplicar os questionários no Centro da cidade de Codó-MA, 82% dos entrevistados disseram saber o conceito de arborização, enquanto 18% afirmaram não conhecer o que é arborizar uma cidade. Segundo Meunier (2005) a arborização urbana refere-se a toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades.
A quantidade de árvores no Centro da cidade de Codó-MA, aponta uma redução considerável, 84%dos entrevistados concordaram que o aumento da população, contribuiu para a diminuição das áreas verdes e 16% afirmaram opiniões contrárias. A arborização contribui para o potencial ecológico, recreativo, produtivo, estético e paisagístico, tendo uma considerável influência sobre as condições ambientais urbanas (PIRES, 2007).
Quanto ao reconhecimento da existência, 100% dos entrevistados alegaram não ter conhecimento a respeito do projeto de arborização desenvolvido em Codó-MA, e 100% mostra a importância da preservação de árvores, no Centro da cidade. Bertoldo et al (2009) e Brun e Brun (2006), consideram que a integração e o contato do homem com a natureza, através da observação dos aspectos e fenômenos naturais, percebendo através dos sentidos a natureza e as formas de vida, contribuem para melhoria da qualidade de vida das pessoas e para amenizar o estresse da vida urbana “agitada”.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos dados da pesquisa, percebeu-se a importância de conhecer a realidade do patrimônio florestal da cidade, suas condições permite um planejamento ambiental atendendo as necessidades do município de Codó-MA.
A aplicação de questionários no Centro da cidade de Codó-MA permitiu criar uma discussão entre os mesmos sobre o tema de arborização na cidade, é necessário à realização de projetos, palestras e cursos sobre educação ambiental com moradores, comerciantes e pedestres do Centro da cidade de Codó-MA, que visem prestar esclarecimentos à comunidade e sensibilizá-la para a adoção de uma nova postura perante o meio ambiente, de forma a resgatar de maneira mais acentuada os interesses históricos, ecológicos, econômicos e culturais da arborização, conservando e preservando a vegetação característica regional e nativa.
Palavras-chave: Arborização, Qualidade de vida, Meio ambiente.