65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
TAPETE ELETRÔNICO: UMA ALTERNATIVA PARA A HIGIENIZAÇÃO DE AMBIENTES
Alesandra Trindade dos Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba
Stephanie Dias Soares - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba
Elisângela Rodrigues Martins - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba
Rayara de Inocência Azevedo Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba
Diego Pereira da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba
Amanda Cristiani Costa Poujo - Prof.Esp./Orientadora – IFPA Abaetetuba
INTRODUÇÃO:
Sabe-se da grande dificuldade que donas de casa e/ou outras pessoas em geral, tem em tentar reduzir a quantidade de resíduos em residências e até mesmo em hospitais, escritórios, escolas, etc. Sendo assim o tapete eletrônico facilitará processo de limpeza do ambiente, tal aparelho tem formato retangular, contendo em cada canto pés sustentadores feitos de borracha e possui um sensor de peso que ao ser pisado aciona as escovinhas rotativas conectadas em um motor gerador, estas irão limpar a poeira contida nas solas de sapatos e sandálias com isso a limpeza de residências, hospitais, escolas, entre outros, será facilitada, e toda sujeira será recolhida em bandeja destacável para limpeza.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Inicialmente foi feito um estudo acerca da relevância do equipamento, sendo feitos vários testes com um protótipo, assim sendo objetivou-se aprimorar cada vez mais o equipamento. Portanto, nas feiras em que o trabalho foi exposto, perguntas foram feitas e a necessidade do equipamento para ambientes que recebem fluxo de pessoas foi explícito, para assim diminuir e automatizar o processo de limpeza.
MÉTODOS:
Conforme as experiências trocadas na feira científica em que o projeto foi apresentado, foi constatada a dificuldade de donas de casa e de pessoas que trabalham na limpeza de ambientes, em tentar amenizar a quantidade de resíduos em hospitais, escritórios, escolas, empresas, residências, etc. E a partir disso foi projetado o design do tapete eletrônico e os materiais a serem utilizados como: policarbonato para a estrutura, nylon para as cerdas, aço inoxidável para a grade de proteção, montando o aparelho de uma maneira que vise sua portabilidade e resistência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No decorrer do trabalho observou-se uma redução na concentração de resíduos nos locais onde o protótipo foi testado, resíduos esses trazidos pelos calçados das pessoas, e também houve uma diminuição na frequência de limpeza dos locais. Contudo, novos problemas foram identificados e verificou-se a necessidade de diversas adaptações como, por exemplo, a criação de duas versões do aparelho: uma para uso doméstico (de menor tamanho, mais prática e portátil) e outra para uso industrial (mais robusta e resistente).
Para uso doméstico, será utilizado o policarbonato na estrutura pelo mesmo ser um plástico leve e resistente. Para uso industrial o policarbonato será usado apenas no revestimento e o aço inoxidável além de ser utilizado na grade de sustentação também passará a fazer parte da estrutura para uma maior resistência. O uso ou não das cerdas de nylon se encontra em pesquisa, pois a mesma não possui muita durabilidade.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o tapete eletrônico proporcionará grandes benefícios aos usuários; pois houve uma redução na concentração de resíduos nos locais em que o protótipo foi testado. Sendo assim, há a necessidade de desenvolver ainda mais as pesquisas para melhoramento do aparelho, assim como na escolha de seus materiais e com isso vir a transformar o mesmo em um equipamento para uso industrial e doméstico.
Palavras-chave: Limpeza, Calçados, Aparelho.