65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Perfilhamento da cana-de-açúcar sob adubação nitrogenada, vinhaça e estimulante vegetal na Região de Coruripe, Alagoas
Andrea Avelino da Silva - Engenheira Agrônoma, Mestra em Agronomia - CECA/UFAL
Gilson Moura Filho - Prof. Dr./Orientador - CECA/UFAL
José Valdemir Tenório da Costa - Dr./Coorientador – Depto. de Mecanização e Desenv. Agrícola Usina Coruripe - AL
Leila Cruz da Silva - Dra./Bolsista DCR/FAPEAL/UFAL
INTRODUÇÃO:
O perfilhamento é o processo de emissão de colmos ou hastes por uma mesma planta, os quais por sua vez recebem a denominação de perfilhos. Ele ocorre a partir da porção subterrânea e varia de espécie para espécie, cultivares dentro de uma mesma espécie, e manejo cultural (Oliveira, 2008). Ainda segundo o mesmo autor, o perfilhamento pode ocorrer até quatro meses após o plantio (10 a 20 perfilhos), sendo que, posteriormente, verifica-se decréscimo no número de brotações, em virtude da competição natural. Cultivares de maior perfilhamento produzem geralmente colmos mais finos. Cultivares de baixo perfilhamento devem ser plantadas com menor espaçamento, para aumentar o número de colmos industrializáveis por área. Os fertilizantes nitrogenados aplicados no solo passam por uma série de transformações químicas e microbianas, que podem resultar em perdas. Nesse contexto, considerando o custo dos adubos nitrogenados, é fundamental o desenvolvimento de manejos adequados da adubação nitrogenada, que visem ao melhor aproveitamento de N pela cultura da cana-de-açúcar (Vitti et. al., 2007). Além da alta carga orgânica, a vinhaça é rica em potássio, cálcio, magnésio e sódio, com desbalanceamento do potássio em relação aos demais elementos (Bebé et al., 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento do perfilhamento da cana-de-açúcar submetida à adubação nitrogenada, vinhaça e estimulante vegetal na Região de Coruripe, Estado de Alagoas.
MÉTODOS:
Este ensaio foi realizado numa área experimental da Usina Coruripe, no Município de Coruripe em Alagoas e teve 6 tratamentos e 4 repetições: 1-Testemunha (0 kg ha-1) de ureia; 2- 60 kg ha-1 de ureia; 3- Vinhaça + ureia (60 kg ha-1) no fundo do sulco; 4- Humitec® + ureia (60 kg ha-1); 5- Potamol® + Kymon Plus® + ureia (60 kg ha-1) e 6- Byozime® + ureia (60 kg ha-1), com delineamento em blocos casualizados, utilizando a variedade RB92579. A aplicação da vinhaça na parcela foi realizada em área total, com o auxílio de um regador de capacidade para 12 litros. A quantidade aplicada foi de 60 m3 (lâmina de 6 mm ha-1). Para avaliação das plantas, foram demarcadas as três linhas centrais de cana de 5 metros de comprimento. As leituras para a contagem de perfilhos foram realizadas aos 60, 90 e 120 dias após o plantio e a partir dos quatro meses as mensurações foram realizadas cada dois meses, com a última mensuração realizada em dezembro de 2011 aos 360 DAP. O plantio foi realizado em dezembro de 2010 e a colheita em janeiro de 2012. Os dados foram submetidos à análise de variância, onde as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5%, utilizando-se o programa SAEG 5.0.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se em relação ao número de plantas que ocorreu uma diminuição gradativa, ao longo do período de cultivo, independente do tratamento aplicado, com destaque para o tratamento de vinhaça + ureia no fundo do sulco, que obteve aos 90 DAP a maior média em número de plantas (12,1). Dados diferentes foram encontrados por Costa (2009) trabalhando com adubação verde e nitrogênio na cana-planta observou em seu trabalho que o ponto máximo no perfilhamento ocorreu aos 60 DAP. Pode-se destacar também que os tratamentos com os estimulantes Potamol® + Kymon Plus® + ureia e Byozime® + ureia obtiveram a mesmo valor médio em número de plantas aos 90 DAP (11,8), média que se repete ao tratamento de 60 kg ha-1 de ureia. Comparando o tratamento testemunha (0 kg ha -1) de ureia com os tratamentos onde foram utilizados os estimulantes junto com o N foi observado nos meses iniciais um crescimento superior deste segundo grupo em relação ao tratamento com 0 kg ha-1 de N, e nas épocas seguintes sucedeu uma diminuição no número de perfilhos, o que já é esperado pela cultura, devido à entre outros fatores a maior competição por água, luz e nutrientes do solo. O efeito significativo no perfilhamento entre os tratamentos foi constatado apenas aos 120, 180 e 240 DAP.
CONCLUSÕES:
Conclui-se nas condições deste trabalho que o perfilhamento da cana-de-açúcar sob nitrogênio vinhaça e estimulante vegetal foram semelhantes ao longo dos períodos observados, mostrando assim que independente do tratamento, o perfilhamento se comportou de forma parecida em todas as épocas estudadas.
Palavras-chave: Crescimento, Produtos, Cultivo.