65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
O CONTEÚDO LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNEB - CAMPUS IV, JACOBINA-BA.
Vamberto Ferreira Miranda Filho - Prof. Ms. / Orientador / DCH - Campus IV / UNEB.
Itamar Silva de Sousa - Prof. Esp. DCH / Campus IV / UNEB.
Maria de Fátima Lantyer Belo Araujo - Profa. Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães / Jacobina-BA.
Leonara Alves de Miranda Gomes - Licencianda em Educação Física / DCH - Campus IV / UNEB
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executado no âmbito da CAPES, tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira (BRASIL, 2010). O subprojeto de educação física do campus IV / UNEB insere-se na linha de pesquisa “prática corporal das lutas na escola”, do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Educação Física, Esporte e Sociedade (GEPEFES). As intervenções ocorrem no Colégio Modelo Luíz Eduardo Magalhães (escola parceira), na cidade de Jacobina-BA. O objetivo desta pesquisa foi analisar possibilidades de trato metodológico com o conteúdo lutas no processo ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física no ensino médio. A pesquisa justifica-se pela necessidade de problematizar o trato com o conteúdo lutas na educação física escolar (NASCIMENTO & ALMEIDA, 2007), sobretudo nos dias atuais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi analisar possibilidades de trato metodológico com o conteúdo lutas no processo ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física no ensino médio.
MÉTODOS:
De acordo com a natureza das fontes, esta pesquisa pode ser considerada como uma “pesquisa documental” (GIL, 1999). Os documentos utilizados foram 10 (dez) relatórios trimestrais de atividades desenvolvidas com os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) em três turmas do ensino médio, no subprojeto “lutas como tema do componente curricular educação física no ensino médio da cidade de Jacobina-BA: possibilidades do processo ensino-aprendizagem a partir da pesquisa-ação”, referentes ao período: julho/setembro de 2012 e outubro/dezembro de 2012. A utilização destas fontes justifica-se pela necessidade de potencialização do caráter formativo desses relatórios. A coleta de dados teve como referência o desenvolvimento dos passos metodológicos propostos por Gasparin (2009), a saber: prática social inicial do conteúdo; problematização, instrumentalização, cartarse; e, prática social final do conteúdo. Os dados foram analisados utilizando alguns pressupostos da técnica de “análise de conteúdo”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a leitura e análise do conteúdo dos relatórios de atividades trimestrais dos bolsistas, desenvolvidas durante a III unidade, do ano letivo de 2012, em turmas de 1º e 3º anos do ensino médio, da escola parceira, verificou-se que o conteúdo lutas foi tratado da seguinte forma: Reunião de planejamento da unidade de ensino; Contextualização do tema da unidade com as turmas (com o levantamento de conhecimentos prévios, observou-se que muitas alunas identificaram o tema como uma prática masculina e violenta); leitura de texto, análise de filme (desconstrução de estereótipos); realização de atividades lúdicas (fita na cintura, briga de galo, cabo - de - guerra humana, fundamentos da esgrima); produção textual (avaliação); reunião de avaliação do desenvolvimento da unidade de ensino. Assim, parece que a forma como o conteúdo foi abordado aproximar-se das propostas de ação-reflexão-ação.
CONCLUSÕES:
Em síntese, é possível afirmar que a proposta analisada possui aproximações com o método de ação-reflexão-ação, pois: (1) o planejamento coletivo envolveu diversos sujeitos (coordenador, supervisor, bolsistas de ID); (2) partiu-se do conhecimento que os alunos possuem sobre o conteúdo lutas; (3) a leitura dos textos auxiliaram na formação do pensamento crítico e ampliação dos conhecimentos, desconstruindo a ideia de que lutas só podem ser praticadas por homens e de que são práticas necessariamente violentas; (4) na análise do filme concluiu-se que as lutas são importantes na descoberta de sentimentos e personalidades desconhecidos pelos sujeitos; (5) as vivências ajudaram no desenvolvimento de conceitos, tais como, equilíbrio/desequilíbrio, força, noções de espaço-tempo, consciência corporal etc; (6) a produção de texto foi importante para o envolvimento dos alunos e refletiu a mudança de alguns pré-conceitos; (7) na avaliação final destacou-se a participação das meninas no desenvolvimento do conteúdo. Contudo, como forma de aprofundamento da metodologia, faz-se necessário ainda discutir com os alun@s possibilidades de intervenção junto à comunidade onde a escola esta situada, a partir do conteúdo tratado (prática social final do conteúdo).
Palavras-chave: PIBID, Metodologia do ensino da educação física, Lutas.