65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo sobre as mulheres na hotelaria de João Pessoa-PB
Jéssica Cristina da Silva - Depto. de Hotelaria e Gastronomia - UFPB
Paula Dutra Leão de Menezes - Profa. Ms./Orientadora - Departamento de Hotelaria e Gastronomia - UFPB
INTRODUÇÃO:
O mercado de trabalho é o mais importante canal para a conquista da independência de um cidadão, deste modo, as mulheres buscaram conquistar este mercado. A emancipação da mulher, a opção pessoal por crescimento profissional, a responsabilidade de chefiar a família, enfim, vários são os fatores que influenciam e atraem a mesma a participar desse ambiente. Como a hotelaria é caracterizada por ser uma atividade dinâmica, que desde o principio empregou mulheres ao receber viajantes nas primeiras hospedarias, a presença feminina é significativa neste setor, pois as mesmas têm a capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo e, além disso são ágeis, organizadas, detalhistas, sensíveis, criativas e conseguem lidar com conflitos, os quais são critérios imprescindíveis para a prática dessa atividade. Diante do aumento da participação feminina no mercado, sobretudo na hotelaria, torna-se relevante saber como estas se sentem e se comportam em seus ambientes de trabalho, tendo em vista como fator preponderante a Qualidade de Vida no Trabalho. Por esta razão, o referido estudo analisou a qualidade de vida no trabalho segundo as colaboradoras de três hotéis na cidade de João Pessoa - PB, avaliando o nível de satisfação das funcionárias e identificando como as mesmas sentem-se no ambiente de trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a qualidade de vida no trabalho segundo a opinião das colaboradoras em hotéis de João Pessoa – PB.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada através do método descritivo, com a finalidade de expor as características da amostra. Pela escassez de trabalhos na temática, considera-se um estudo exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado aplicado junto às 85 funcionárias de três hotéis localizados na orla de João Pessoa (capital paraibana), sendo que estes foram selecionados por acessibilidade, ou seja, os que concordaram em participar da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto ao perfil das funcionárias verificou-se que 45% são solteiras, tendo estas idade de 21 a 30 anos. Além disto, 46% das funcionárias possuem ensino médio completo, 28% nível superior incompleto e 26% possuem o superior completo. Quanto a satisfação com o cargo que ocupam 76% afirmam que estão satisfeitas com a função e 3% não. Em relação à satisfação com as condições de trabalho constatou-se que as funcionárias estão satisfeitas com o espaço do local de trabalho (86%), com o horário de trabalho (93%) e com as folgas (83%). No que diz respeito à satisfação em relação ao volume de trabalho realizado, 69% apresentaram satisfação em relação ao item abordado, 28% disseram que mais ou menos e 3% não estão satisfeitos com o volume de trabalho que concretizam e 87% das trabalhadoras sempre avaliam a qualidade do trabalho mais importante que a quantidade, já 7% quase sempre considera, enquanto que 3% não concordam com essa afirmação e 3% preferiram não optar. E em relação da realização profissional das colaboradoras, mostrando que 52% sempre estão satisfeitas. Quanto ao comprometimento com o trabalho, 93% das funcionárias afirmaram que sempre estão comprometidas com suas atividades e apenas 7% disseram que quase sempre se consideram empenhadas em suas tarefas. 69% das funcionárias consideram que as empresas oferecem oportunidade de crescimento profissional e 62% se sentem valorizadas pelas empresas.
CONCLUSÕES:
A pesquisa detectou que as colaboradoras desses hotéis possuem nível superior em diversas áreas, como por exemplo, em: relações públicas, letras, publicidade, turismo, psicologia, educação física e administração, no entanto, apesar da atuação em meios de hospedagem, nenhuma delas possui formação em Hotelaria. No que diz respeito à satisfação em relação ao volume de trabalho realizado, 69% apresentaram satisfação em relação ao item abordado e concordam que não existe excesso de trabalho. Em relação a procedimentos rígidos para a realização do trabalho por parte da empresa 72% das entrevistadas afirmaram que sempre há exigência da administração para realização de suas funções, entretanto, cerca de 80% não se sentem pressionados pelo seu superior para cumprir prazos. As colaboradoras disseram ainda que sempre (48%) ou quase sempre (45%) possuem liberdade para realização do trabalho. Identificou-se que há plena satisfação das colaboradoras com os locais, folgas e horários de trabalho. Ao final do estudo conclui-se que as colaboradoras desses estabelecimentos hoteleiros tem um bom nível de satisfação nas funções que exercem na hotelaria paraibana, tendo em vista que o estudo demonstrou que existe uma percepção positiva sobre a maioria das experiências no cotidiano de tais empresas no que concerne aos aspectos que foram abordados.
Palavras-chave: Condições de trabalho, participação feminina, hotéis.