65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ENSINO POR PROJETOS CIENTÍFICOS
Mayara Larrys Gomes de Assis - Universidade Estadual da Paraíba
Tafarel Fernandes Tavares de Melo - Universidade Estadual da Paraíba
Evanize Custódio Rodrigues - E. E. E. M. I. P. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Márcia Adelino da Silva Dias - Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A pedagogia de projetos consiste de importante ferramenta de ensino de Biologia, posto que concede ao aluno a oportunidade de levantar dúvidas, elaborar hipóteses, pesquisar, construir e reconstruir conhecimentos. Nesse contexto, o ensino, elaboração e execução de projetos tem se configurado uma abordagem metodológica importante, que subsidia o processo de ensino-aprendizagem para a educação científica.
Para Pereira, Rocha e Barbosa (2011) os projetos de ensino ou didáticos consistem de importante estratégia de ensino e aprendizagem, uma vez que se relacionam diretamente com as questões de concepção e ação pedagógicas. Infere-se, portanto, que a amplitude dos projetos envolve a integração de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, que apontam, quando bem desenvolvidos, para uma aprendizagem significativa.
A utilização de projetos facilita a construção de conhecimentos acerca de temáticas variadas; desenvolve capacidades e habilidades dos discentes, contribuindo na construção de relações e atribuição de significados e promovendo a aprendizagem da elaboração de trabalhos científicos. Justifica-se, portanto, pelo fato de promover mudanças significativas no contexto escolar, tanto para os educadores quanto para os educandos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a importância da pesquisa e construção de trabalhos científicos no desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos de Ensino Médio. Propor a construção do conhecimento da temática a partir da investigação em campo; Ensinar a elaboração de projetos científicos a partir de temas propostos pelos discentes.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na E. E. E. M. I. P. Prof. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, durante o período de setembro a dezembro de 2012. A escola onde foi realizado este estudo situa-se no bairro do Bairro Catolé, Campina Grande – PB. Participaram da pesquisa 30 estudantes matriculados no 3º ano de Ensino Médio, que cursavam a disciplina de macrocampo, ministrada pela professora Evanize.
O trabalho foi desenvolvido em cinco etapas. A priori, nos reunimos com a turma para identificar que conteúdo eles tinham interesse em desenvolver através de projetos. Ante a diversidade de propostas sugeridas subdividimos a turma em oito grupos para que fosse possível trabalhar grande parte dos temas sugeridos pelos mesmos.
No segundo encontro, os alunos foram orientados para elaboração do pré-projeto (introdução, objetivos, metodologia). Em um terceiro momento os pré-projetos foram apresentados à turma para que todos pudessem tomar conhecimento dos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos.
No quarto momento, os estudantes foram para campo coletar informações para execução dos seus trabalhos. Posterior à coleta de dados, os mesmos desenvolveram seus projetos (resultados e discussões) e apresentaram seus trabalhos concluídos para toda a turma sob a forma que optaram.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O grupo A realizou entrevistas abordando o tema Os malefícios das drogas apresentando os resultados através do teatro de bonecos. O grupo B desenvolveu a Educação na escola que versou sobre a importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem. A peça teatral foi a modalidade de socialização. O grupo C trabalhou Os vícios da atualidade destacando os malefícios causados pelo uso indevido do computador, celular e tablet. Houve a exposição de gráficos contendo dados das entrevistas. O grupo D desenvolveu o tema Gravidez na adolescência e, através de peça, demonstrou as consequências causadas por uma gravidez indesejada. O grupo E trabalhou o tema Importância da APAE, enfatizando a relevância dos serviços sociais prestados as pessoas com necessidades especiais. O teatro foi a forma de apresentação. O grupo F desenvolveu o tema Um novo tempo de aprender e apresentou na modalidade de comunicação oral aspectos das inovações metodológicas para a aprendizagem. O grupo G trabalhou o tema Merenda escolar enfocando sua importância para uma dieta saudável. O trabalho foi apresentado em comunicação oral. E o grupo H desenvolveu o tema Música na escola enfocando a relevância da música na apreensão de conteúdos de Biologia. O trabalho foi apresentado utilizando músicas.
CONCLUSÕES:
A partir dos trabalhos desenvolvidos pudemos constatar que o ensino por projetos de pesquisa contribui significativamente para a elaboração de trabalhos científicos, colaborando para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, a partir dos trabalhos desenvolvidos, pode-se inferir que os alunos do Ensino Médio aprenderam na prática a elaborar projetos científicos, tendo como pressuposto a investigação em campo.
Palavras-chave: Construção de projetos, Aprendizagem significativa, Inovação metodológica.