65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA CIDADE DE SÃO LUÍS / MA.
EDUARDO FONSECA SILVA - GRADUANDO EM QUÍMICA INDUSTRIAL - UFMA
ADENILDE RIBEIRO NASCIMENTO - PROFª. DRª. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA - UFMA
WELLYANDRA COSTA DOS SANTOS - GRADUANDA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFMA
PAULA COELHO EVERTON - PROFª. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA - UFMA
AMANDA MARA TELES - GRADUADA EM QUÍMICA LICENCIATURA - UFMA
DIONNEY ANDRADE DE SOUSA - GRADUANDO EM QUÍMICA INDUSTRIAL - UFMA
INTRODUÇÃO:
A água é indispensável para a vida humana e pode ser considerada a matéria-prima básica e imprescindível às diversas atividades do homem. A par desta importância, ela apresenta, quando não devidamente tratada ou manuseada, uma série de inconveniências tais como as doenças. Segundo O.M.S., oitenta por cento das doenças que ocorrem em países em desenvolvimento são veiculadas pela água contaminada por microrganismos patogênicos. A contaminação da água pode se dar em função da descontinuidade do fornecimento, da falta da rede de esgoto, da manutenção inadequada da rede e reservatórios, agrotóxicos e aterros sanitários. Em razão dessas evidências, foi avaliada a qualidade bacteriológica e físico-química da água em um hospital público na cidade de São Luís/MA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivos a avaliação da qualidade bacteriológica e físico-química da água disponível nos bebedouros e torneiras de uso geral em um hospital público localizado na cidade de São Luís – MA.
MÉTODOS:
Após as coletas, as amostras foram acondicionadas em caixas isotérmicas e transportadas para o Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Água da Universidade Federal do Maranhão (PCQA-UFMA), onde foram imediatamente analisadas. Fez-se a coleta de oito amostras de água, para cada ponto foi coletada uma amostra para análises bacteriológica e outra para análises Físico-Químicas. Para as análises bacteriológicas, foram feitas as determinações para coliformes totais (técnica dos tubos múltiplos) com incubação a 35ºC/48h. Após a leitura, a partir dos tubos considerados positivos, transferiu-se alíquotas da cultura para o Caldo VB (Verde Brilhante) com posterior incubação a 35ºC/48h. A determinação do NMP de coliformes foi feita com auxílio da tabela de Hoskins. Utilizou-se, também, a técnica de plaqueamento usando Plate count agar (PCA) segundo a metodologia descrita no Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods (APHA, 2001). Para as análises Físico-Químicas, foram feitas em duplicata as seguintes determinações: dureza total (Ca2+ e Mg2+), alcalinidade, pH, cor, turbidez, ferro, condutividade, cloretos e cloro residual obedecendo a Metodologia Standard Methods for the Examination for Water e Wastewater, 21ª Ed., 2005.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados das análises bacteriológicas para as águas da torneira, das cinco amostras analisadas, apenas uma apresentou contagem elevada de coliformes totais, já para as bactérias heterotróficas, os resultados deram negativos para todas as amostras, já que a legislação preconiza quinhentos UFC por cem ml. A contaminação na primeira amostra se dá devido ao teor de Cloro Residual Livre estar abaixo da normalidade e à sujidade nas tubulações. As torneiras de filtro com purificadores coseguem limpar a água, ficando ausentes de coliformes totais. Os resultados revelaram que para as águas filtradas, os parâmetros analisados estiveram de acordo com a legislação (tomando como base a Portaria quinhentos e dezoito de vinte e cinco de março de dois mil e quatro do Ministério da Saúde). Nas análises Físico-Químicas as amostras demonstraram que o Cloro Residual Livre, a Condutividade e o pH estão fora dos parâmetros, o demais estavam de acordo com a legislação vigente: portaria quinhentos e dezoito de vinte e cinco de março de dois mil e quatro do Ministério da Saúde.
CONCLUSÕES:
Maiores cuidados deveram ser tomados no que diz respeito às condições higiênicas das águas, através de boas práticas de higiene que inclui limpeza, troca das torneiras e tubulações. Tais medidas preventivas possibilitaram um controle rígido de sanitização, assegurando a boa qualidade do produto.
Palavras-chave: BACTÉRIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA