65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
CARACTERIZAÇÃO BIOMÉTRICA DE FILHOTES DE JACARÉ-AÇU (Melanosuchus niger) DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ (RDSM), AMAZONAS, BRASIL
Fernanda Pereira Silva - Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST-UEA
Robinson Botero-Arias - Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Jacarés - IDSM
INTRODUÇÃO:
A espécie Melanosuchus niger é o maior membro da família Alligatoridae, os machos chegam a medir mais de cinco metros de comprimento. Esta espécie encontra-se amplamente distribuída ao longo da bacia dos rios amazônicos, ocorrendo em altas densidades, principalmente em ambiente de várzea amazônica como na RDSM. O comprimento dos filhotes de crocodilianos recém-eclodidos pode ser influenciado por diversos fatores como, temperatura de incubação, o tamanho da fêmea, tipo de ninho e variações geográficas. A análise morfométrica é um dos métodos que tem sido usado por vários pesquisadores para descrever diversos aspectos da biologia dos crocodilianos como dimorfismo sexual, relações alométricas e diferenças entre as espécies. Este estudo fortalece as informações básicas da biologia e ecologia da espécie, sendo parte fundamental no conhecimento da dinâmica populacional do jacaré-açu na Amazônia Brasileira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo descrever algumas características biométricas de filhotes recém-eclodidos de Melanosuchus niger na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM).
MÉTODOS:
A coleta dos ninhos aconteceu no ano de 2011, em sete corpos de águas na Reserva Mamirauá durante o período reprodutivo da espécie, que ocorre durante a temporada de seca na Amazônia que vai de Setembro a Dezembro. Para descrever as características biométricas dos filhotes de jacaré-açu foram registradas 10 medidas da cabeça além do comprimento total (CT). A análise dos dados foi realizada através de regressões simples. Também se calculou a média e desvio padrão para comparação entre o tamanho dos filhotes por locais e por ninho. A análise estatística foi realizada a partir do Teste t de Stundent. O valor adotado foi p≤0,05 para verificar o nível de significância dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste estudo foram analisados 251 filhotes de jacaré-açu provenientes de doze ninhos. O Comprimento Total (CT) médio de filhotes de jacaré-açu recém-eclodidos foi de 30,25 cm (± 11,38). A partir da analise estatística verificou-se que não há diferença significativa (p>0,05) quanto ao CT dos indivíduos entre os sete corpos de água. Porém houve diferença significativa do CT dos filhotes entre os ninhos (p<0,05). O CT de um filhote de jacaré-açu é sete vezes o tamanho da cabeça. Ao relacionar o CT dos indivíduos com demais medidas, verificou-se correlação positiva e significativa (p<0,05) entre as variáveis. A relação das variáveis dos pontos Comprimento Total com o Comprimento da cabeça (CCA) apresentou uma maior correlação (r=0,6901; p=0,0001).
CONCLUSÕES:
Não houve diferença significativa quanto ao tamanho dos filhotes, relacionados com o local de coleta. No entanto, houve diferença significativa associada ao tamanho dos filhotes entre os ninhos. Existe uma relação entre as medidas biométricas dos crânios e o comprimento total dos filhotes recém-eclodidos.
Palavras-chave: Biometria, filhotes, Amazônia.