65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A Educação Superior na modalidade Tecnológica: percepções e perspectivas dos alunos do ensino médio
Aldo Pontes - Prof. Dr. / Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - SP
Ivanete Bellucci - Profa. Dra. / Faculdade de Tecnologia de Tatuapé - SP
Maria das Graças J. M. Tomazela - Prof. M.Sc. / Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - SP
Altem Nascimento Pontes - Prof. Dr. / Universidade do Estado do Pará - UEPa
INTRODUÇÃO:
Na atualidade, a Educação Superior no Brasil constitui um sistema em franca expansão, um processo desencadeado sobretudo a partir da última década. Esta expansão implica diretamente no crescimento do número de Instituições de Ensino Superior (IES), nos cursos oferecidos, na ampliação do número de vagas disponibilizadas e no número de professores e funcionários destas instituições (INEP, 2009).
Quanto à importância do ensino superior, entendemos que essa modalidade de ensino é responsável pelo desenvolvimento da nação, à medida que, é geradora da ciência, da tecnologia e da formação de qualidade. Partindo desses supostos, as universidades devem estar atentas às carências da sociedade, desde suas necessidades básicas e vitais, até o desenvolvimento de tecnologias de ponta que garanta o desenvolvimento sustentável do País, o que assegura a melhoria da qualidade de vida da população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Partindo disso, o objetivo desta comunicação é socializar os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito foi investigar o perfil e as percepções dos estudantes do ensino médio em relação à Educação Superior Tecnológica oferecida pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba/SP.
MÉTODOS:
O percurso metodológico utilizado neste estudo lançou mão da pesquisa de levantamento (survey), que possibilita o aprimoramento de ideias ou a descoberta de percepções dos sujeitos, além de permitir observar as percepções do grupo sob diversas perspectivas. Assim, fundamentados por uma revisão da literatura sobre qualidade e demandas da Educação Superior, a coleta se deu por meio de um questionário aplicado a 100 alunos do de uma escola pública estadual de Indaiatuba-SP, no 1º semestre de 2012. A partir disso, realizamos uma análise estatística descritiva, ou seja, quantitativa dos dados coletados, que foi complementada posteriormente por uma análise qualitativa desses.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dessa investigação, que contou com uma análise estatística dos dados, evidenciaram que os sujeitos têm idades entre 17 e 23 anos, são igualmente distribuídos nos sexos masculino e feminino, 64% têm renda familiar que varia entre 1 e 3 salários mínimos.
Desses sujeitos, 96% cursaram o ensino fundamental em escolas públicas, esfera em que também cursavam o ensino médio regular, mais de 50% do grupo trabalha desde o ensino fundamental.
Quanto às expectativas dos sujeitos sobre a educação superior tecnológica, arrumar um bom emprego foi o argumento de 77% dos estudantes ao pleitearem uma faculdade; 76% tinham conhecimento dos cursos de tecnologia e 57% mostraram-se interessados em cursá-los, porém 37% desconheciam seu oferecimento na cidade e apenas 39% conheciam alguém que fez um curso dessa natureza.
O fato de serem cursos atentos às necessidades específicas do mercado de trabalho e a articulação direta promovida entre teoria e a prática foi a principal justificativa para o interesse dos estudantes; 81% consideram os cursos de tecnologia melhores ou com a mesma qualidade dos tradicionais, sabem que esses possibilitam fazer um concurso público.
Verificamos ainda que mais de 90% dos sujeitos identificou-se como os primeiros de sua geração a ter interesse e atitude em faculdade, o que evidenciou a ausência de referência quanto às possibilidades, inclusive de mobilidade social, oportunizadas pelo acesso e conclusão de uma faculdade.
CONCLUSÕES:
Esses resultados em muito tem referenciado o trabalho acadêmico/pedagógico desenvolvido pela Faculdade, sobretudo por oferecer uma visão mais clara e detalhada das demandas educativas e sociais que buscam e carecem de um ensino superior público e de qualidade. Além disso, servem de alerta para pensarmos na qualidade dos ensinos fundamental e médio, oferecido sobretudo nas escolas públicas, que, ao que nos parece, têm negligenciado parte das funções da Educação Básica estabelecidas pela LDB (9394-96), no seu artigo 22, que assevera que essa deve “desenvolver o educando, de modo a assegurar-lhe a formação comum necessária para o exercício da cidadania e ao mesmo tempo, fornecer-lhe meios adequados para avançar nos estudos e iniciar-se no trabalho”.
Palavras-chave: perfil de estudantes, formação superior, percepção.