65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
UMA CARTOGRAFIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TURIAÇU-MA.
José Carlos de Melo - Dep. Educação II - UFMA - e-mail: mrzeca@terra.com.br
INTRODUÇÃO:
A educação infantil vem despertando o interesse de profissionais da educação ao longo do tempo. Conforme teóricos da área como: Ariès (2006), Formosinho & Kishimoto (2007), Gomes (2009) entre outros, isso tem levado os educadores e pesquisadores a encontrar métodos e técnicas que aprimorem mais e mais a educação de crianças menores. Diante dessa realidade a comunidade escolar do município de Turiaçu também está inserida nessa luta, sabe-se que as escolas lá estabelecidas não são detentoras de recursos disponibilizados nas grandes cidades, principalmente as escolas situadas na zona rural. É com base nessa prerrogativa que abordamos o tema, na intenção de conhecermos melhor a realidade do município, bem como a visão dos vários segmentos da sociedade local, sobre a importância da Educação Infantil para o futuro dessas crianças.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta investigação teve por objetivo realizar uma cartografia da Educação Infantil no município de Turiaçu-MA, buscando conhecer a visão de educação Infantil de vários atores do município, que fica distante da capital aproximadamente 500 Km, carente de ações que visem a melhorar dessa oferta.
MÉTODOS:
Esta pesquisa foi realizada na sede do município de Turiaçu, teve seu caráter qualitativo e obedeceu aos seguintes passos: aplicação de questionários com os seguintes segmentos: com professores de educação infantil da rede municipal de ensino: autoridades municipais e gestores escolares, pais e representantes do comércio local. Os questionários foram elaborados com 10 questões, e foram aplicadas a 15 sujeitos das categorias acima elencadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa foi recebida com boa aceitação e as pessoas participaram respondendo os questionários (professores, gestores, pais e comerciantes). Baseando-se na pesquisa realizada 100% dos entrevistados concordam que as escolas infantis do município de Turiaçu- MA não possuem estruturas adequadas para as crianças pequenas. Recebendo destaque a questão da formação dos professores que trabalham na educação das crianças, 50% dos pais acham que não existe uma formação adequada para esses profissionais e 50% responderam que a formação é muito insatisfatória, tendo em vista que a primeira turma que irá graduar com a habilitação para educação infantil será no ano de 2014.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que a Educação Infantil no Município de Turiaçu-MA ainda não está de acordo com os padrões exigido pelo MEC, e as necessidades básicas que cada criança precisa para se desenvolver e ser reconhecida enquanto sujeito de direito, tanto no aspecto histórico, cognitivo e social, que se apropria e produz cultura. Uma das maiores dificuldades encontradas é o espaço físico, pois as escolas não estão adequadas para receber as crianças de 3, 4 e 5 anos, dificultando o desenvolvimento das habilidades de cada criança. Através desse estudo pode-se constatar que a educação infantil no município de Turiaçu-MA, ao longo dos anos, vem sofrendo pequenas modificações positivas na visão dos grupos de entrevistados, porém muito ainda deve ser feito para que possamos chegar a uma educação de qualidade, em especial na educação Infantil. Nessa Direção essa cartografia servirá de aporte para futuras intervenções no município em tela.
Palavras-chave: Educação Infantil, Crianças, Formação.