65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
Avaliação de parâmetros inflamatórios no tecido adiposo de camundongos obesos com perda de função do receptor TLR4
Octavio de Oliveira Santos Neto - Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp
Vivian Naomi Horita - Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp
Daniela Soares Razolli - Coorientadora - Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp
Lício Augusto Velloso - Prof. Dr./ Orientador - Depto de Clínica Médica - FCM/Unicamp
INTRODUÇÃO:
Receptores Semelhantes ao Toll do tipo 4 (TLR4) são membros da família dos receptores de IL-1, responsáveis pela ativação de respostas do sistema imune inato. A ativação desses receptores por dieta rica em ácidos graxos saturados leva à produção de citocinas inflamatórias que exercem um papel importante na inflamação subclínica da obesidade. Estudos previamente realizados em nosso laboratório revelaram que, em roedores submetidos a dietas ricas em gordura saturada, a depleção da função do TLR4 reduz a expressão de citocinas no hipotálamo e evita o ganho de peso decorrente da ingestão de dieta rica em ácidos graxos saturados. Contudo, pouco se tem mostrado sobre o papel desses receptores na sinalização periférica, revelando a relevância do atual estudo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o impacto da presença e atividade do receptor TLR4 proveniente de células derivadas da medula óssea na inflamação do tecido adiposo de camundongos com obesidade induzida por dieta.
MÉTODOS:
Foram utilizados camundongos machos C3H/HeJ (com perda de função do receptor TLR4) e seu respectivo controle C3H/HePas. Os animais foram divididos em 4 grupos: (1) um grupo de animais mutantes TLR4 (C3H/HeJ) sofreu ablação de medula óssea e foi transplantado com medula de um doador selvagem (C3H/HePas); (2) um grupo de animais selvagens (C3H/HePas, sem mutação TLR4) sofreu ablação de medula e foi reconstituído com medula de mutante TLR4 (C3H/HeJ); (3) um grupo de mutantes TLR4 sem ablação de medula e (4) um grupo de animais selvagens sem ablação de medula. Após a ablação da medula e transplante, os animais foram mantidos em mini-isoladores para recuperação. Após reconstituição da medula, os animais foram alimentados com dieta rica em ácidos graxos saturados ou dieta padrão para roedores por um período de 8 semanas. Após esse período, o tecido adiposo epididimal desses animais foi extraído para avaliação por PCR em tempo real das citocinas IL-6, IL-10, IL-1β e TNF-&alfa e quimiocinas MCP-1 e MCP-3. Os resultados foram analisados estatisticamente por meio do test t de Student para dados não pareados. Quando necessário, foi utilizada análise de variância (ANOVA), seguida de teste pos-hoc de Tukey para comparação múltipla de médias. Foi adotado o nível de significância P<0.05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quando alimentados com dieta hiperlipídica, os animais selvagens não transplantados apresentaram significativo aumento na expressão dos marcadores inflamatórios IL-6, TNF-&alfa, MCP-1 e MCP-3 quando comparados aos animais mutantes não transplantados. Estes, por sua vez, tiveram maior expressão da citocina anti-inflamatória IL-10. Após a realização dos transplantes, os animais se tornaram quiméricos para o TLR4. Nessa condição, animais mutantes com medula óssea de selvagens passaram a expressar maior quantidade de mRNA de citocinas inflamatórias no tecido adiposo, enquanto animais selvagens com medula óssea dos mutantes apresentaram aumento de IL-10, uma citocina anti-inflamatória.
CONCLUSÕES:
Em conjunto, nossos dados sugerem que os animais mutantes para o receptor toll-like 4 são protegidos da inflamação durante a obesidade induzida por dieta. Um fenótipo similar foi observado em animais selvagem transplantados com medula óssea de animais mutantes para TLR4. Portanto, a expressão de TLR4 em células originárias da medula óssea é fundamental para que se estabeleça o fenótipo inflamatório em tecido adiposo de camundongos com obesidade induzida por dieta.
Palavras-chave: TLR4, obesidade, inflamação.