65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE COOPERATIVAS E EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PARA INTEGRAÇÃO DO ENSINO E DA PESQUISA NO MEIO RURAL
Miriam Lima Rodrigues - Agronomia / Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal
Wagner Luiz Nascimento do Nascimento - Agronomia / Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal
Bruna de Fátima Alves Batista - Agronomia / Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal
Luane Ribeiro Vieira - Agronomia / Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal
Adebaro Alves dos Reis - Prof. MSc. / Orientador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –
INTRODUÇÃO:
Pensar a universidade a partir de seus objetivos básicos de formação profissional e geração de novos conhecimentos. Inserida nesse contexto está a extensão universitária, que se apresenta como uma importante ferramenta na formação de profissionais das ciências agrárias e de integração do ensino e pesquisa no meio rural. A formação de estudantes dessa área tem, normalmente, como principal foco o aprendizado obtido em sala de aula, sendo dado um espaço limitado a discussões e ações que propiciem a aplicação prática desses conhecimentos, bem como a troca de saberes no contexto rural (SERRANO, 2006). No âmbito da extensão rural, essa formação tem de ser apoiada sistematicamente nas ações de ensino, pesquisa e nas práticas desenvolvidas junto a agricultores e suas organizações. Por meio dos projetos de extensão incorporados às universidades é possível propiciar a proximidade com a realidade onde o profissional irá atuar. O IFPA Campus Castanhal por meio do Programa Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários oferece aos graduandos de ciências agrárias a oportunidade de estarem próximos a comunidades rurais utilizando efetivamente os conhecimentos, habilidades e informações adquiridas na academia por meio da pedagogia da prática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as ações de extensão da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários que contribuem para a formação de profissionais e de integração do ensino e da pesquisa, a fim de demonstrar as contribuições importantes de trocas e partilhas de saberes através do desenvolvimento teórico e prático no meio rural.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada por meio do acompanhamento das atividades de incubação de empreendimentos de economia solidária no meio rural da região nordeste paraense, desenvolvida pela equipe técnica formadas por professores, técnicos e bolsistas, de nível técnico e superior, dos cursos de Agronomia, Tecnologia em Aquicultura, Técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Manejo Florestal da INCUBITEC/IFPA Campus Castanhal. A metodologia adotada foi participativa realizada através da analise das ações de extensão tais como: a) Diagnósticos participativos; b) Acompanhamento direto e regular às famílias; c) Reuniões técnicas; d) Dias de campo; e) Unidades demonstrativas; f) Trocas de experiência; g) Visitas técnicas; h) Capacitação sócio-produtiva e i) Intercâmbios. Esse processo metodológico se deu através de técnicas e procedimentos utilizados a partir da realização de pesquisa de campo com aplicação de questionário semi-estruturado, realização de entrevista com as lideranças dos Empreendimentos, visitas técnicas aos grupos produtivos e empreendimentos, reuniões e encontros no que tange as ações de extensão voltadas para organização, produção e comercialização, de acordo com de cada grupo ou empreendimento econômicos solidários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da execução de atividades previstas no programa, tais como, cursos de formação e assessoria técnica foi possível compreender o processo educativo da extensão universitária que articula ensino e pesquisa. Além, de identificar os problemas existentes no ambiente de atuação profissional a fim de estabelecer prioridades e planejar ações para alcançar soluções compatíveis com os interesses, necessidades e possibilidades dos protagonistas envolvidos. A prática pedagógica dos conteúdos abordados nas disciplinas que compõem o desenho curricular dos cursos de ciências agrárias permite reconhecer a importância da agricultura familiar e da prática dos assuntos tratados em sala de aula. O contato com a realidade proporciona para educadores, pesquisadores e educandos uma produção de conhecimento que envolve um saber coletivo em detrimento não apenas do ato de transmitir e receber informações, mas o envolvimento da prática social e a construção do conhecimento. Neste sentido, torna-se necessário que as universidades e escolas técnicas invistam em programas de extensão universitária para formação não somente de discentes como também dos seus docentes, visando à formação de profissionais capacitados a atender o desenvolvimento sustentável com uma visão holística.
CONCLUSÕES:
O programa através de práticas pedagógicas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão contribui na implementação do projeto político-pedagógico dos diferentes cursos no IFPA Campus Castanhal a partir da introdução do conteúdo de desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, agroecologia, economia solidária e áreas afins como eixo temático. Tal fato permite a estruturação de um ambiente acadêmico capaz de atender as expectativas da própria comunidade acadêmica, mas também do movimento social e do setor produtivo da agricultura familiar haja vista possibilitar o desenvolvimento de instrumentais teórico-técnico baseado na pesquisa-ação-intervenção e na troca do saber acadêmico com o popular. A prática e a vivência da realidade são os pontos chaves na formação dos profissionais não somente das ciências agrárias. Pois, é através da teoria-prática que o profissional estará preparado para entender e responder a complexidade e diversidade existente no meio rural. Sem a integração dessas formas de aprendizagem o estudante fica despreparado para compreender a realidade que encontrará depois de formado.PROEXT – MEC/SESu - INCUBITEC/IFPA Campus Castanhal, CAPES e CNPq
Palavras-chave: Extensão Rural, Inovação tecnológica, Incubadoras Universitárias.