65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA CASCA E DA GEMA DE OVOS DE GALINHA CAIPIRA PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS NA MICRORREGIÃO DE PICOS-PI.
Karollayny de Macêdo Oliveira - Curso Bacharelado em Nutrição – UFPI
Samyra Gomes de Moura - Curso Bacharelado em Nutrição – UFPI
Victória Luiza Dantas Gomes - Curso Bacharelado em Nutrição – UFPI
Viviane Rocha Fonteneles - Curso Bacharelado em Nutrição – UFPI
Beatriz Souza Santos - Curso Bacharelado em Nutrição – UFPI
Luis Evêncio da Luz - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas – UFPI
INTRODUÇÃO:
O ovo é uma estrutura que possui três partes principais: a gema, o albúmen e a casca. É também um dos alimentos mais complexos para a alimentação humana, tendo uma composição rica em vitaminas, minerais, ácidos graxos e proteínas de excelente valor biológico. A criação de galinhas caipiras é uma atividade produtiva, cujo mercado é promissor, uma vez que a oferta desse produto é menor do que a demanda. Além disso, a comercialização pode ser efetuada de modo direto produtor/consumidor, tornando compensadores e atrativos os preços dos produtos. Os ovos caipiras são procurados pelo sabor e pela coloração intensa da gema; no entanto, a falta de capacitação técnica é a maior causa de insucessos nos projetos de avicultura alternativa. Por se tratar de uma atividade tradicional, os produtores acreditam serem detentores do conhecimento empírico e passam a tratar a atividade de forma desordenada, sem créditos sanitários. Devido à falta de manejo adequado relacionado aos aspectos higiênico-sanitários do produtor, os ovos caipiras costumam apresentar maior proporção de contaminação de microrganismos. Para reduzir a taxa de contaminação, é necessário limpeza e desinfecção do ambiente e equipamentos, vacinação, qualidade de água e ração, manejo das excretas, entre outros cuidados sanitários.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade microbiológica de ovos de galinha caipira produzidos e comercializados na cidade de Picos e macrorregião, no estado do Piauí.
MÉTODOS:
Foram coletadas amostras de ovos que possuíam as suas características físicas intactas. As análises microbiológicas consistiram na investigação de coliformes totais (35º), coliformes termotolerantes (45º) e Salmonella spp.. Os resultados obtidos em Número Mais Provável (NMP) foram comparados conforme os padrões estabelecidos pela Resolução RDC nº 12, de 02 de Janeiro de 2001. Para determinação do NMP de coliformes a 35º, coliformes a 45º eSalmonella, foram empregadas as metodologias padronizadas pela American Public Health Association (APHA, 2005).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram analisadas 20 amostras; do total, 35% e 30%, gema e casca respectivamente, apresentaram resultado positivo para E. coli e 100% das amostras apresentaram resultados positivos para coliformes termotolerantes. Considerando-se que não existem padrões específicos de comparação para coliformes termotolerantes estabelecido por esta legislação, ainda assim, o resultado obtido de acordo com o índice dos padrões específicos para NMP de coliformes fecais/g, pode ser útil para indicar à necessidade de melhorar a qualidade higiênica desses ovos. Em um estudo realizado por Stringhini et al (2009), verificou-se que as cascas dos ovos de granjas com sistema de lavagem apresentam um aumento da frequência do NMP de coliformes totais na sala de classificação em relação aos resultados obtidos em galpões que não possuíam sistema de lavagem. A pesquisa em Salmonella spp. revelou que 100% das amostras apresentam-se segundo a RDC 12/2001 como “produtos potencialmente capazes de causar toxinfecções alimentares” e portanto são produtos impróprios para o consumo.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados obtidos, conclui-se que os ovos apresentam níveis significativos de contaminação de acordo com a RDC nº 12 de 02 de Janeiro de 2001. Podemos então confirmar que as várias etapas de produção de ovos e galinha caipira requerem cuidados específicos, para que não ocorram contaminações por microrganismos patogênicos e assim não cause risco à saúde do consumidor. Torna-se necessário, portanto, estabelecimento de metas e a intensificação do controle dos métodos de produção e armazenamento de ovos sob refrigeração logo após a postura até o momento do consumo, além de campanhas de orientação à população quanto à manipulação de ovos.
Palavras-chave: Ovos, Coliformes, Salmonella.