65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil
O MUSEU DO CONVENTO DAS MERCÊS COMO ESPAÇO DE DIFUSÃO DA MEMÓRIA REPUBLICANA BRASILEIRA.
RAYANNE DA CONCEIÇÃO PEIXOTO PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
MOSEYEVENNY RÚBIA DIAS PINHEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
JEAN ROUSSEAU DA SILVA LIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO:
O museu é um espaço destinado à coleção de objetos de valores significantes para um grupo de pessoas (sociedade), que deve ser guardada e preservada para o conhecimento dos indivíduos que se interessam pelo museu. Para o Comitê Internacional de Museus – ICOM, a definição de museu é: Museu é um estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras o conjunto de elementos de valor cultural: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos, jardins botânicos, zoológicos e aquários. (1956, Comitê Internacional de Museus – ICOM, apud IBRAM). O Convento das Mercês é um prédio do século XVII, de aproximadamente 1654. Abriga atualmente a Fundação da Memória Republicana Brasileira, destinada a difundir os seguintes acervos: arquivístico textual, áudio visual, bibliográficos e museológicos, oriundos de presentes que o ex-presidente José Sarney recebeu durante sua carreira política.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem por objetivo principal consolidar o Museu da Memória Republicana Brasileira como um grande Centro de Divulgação e Documentação Presidencial. Fomentar o museu através da pesquisa nas escolas; estimular a visitação da comunidade e turistas no museu e contribuir, para a inserção do mesmo na rota de visitação dos pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís.
MÉTODOS:
A fim de que se conseguisse reunir as informações pertinentes para a realização deste trabalho foram necessárias, previamente, uma revisão de literatura, análise de documentos e pesquisas in loco para fundamentação do objeto de estudo, onde houve o registro de informações, com autores que abordem sobre o conceito de museu e áreas afins. E, para finalizar os aspectos de coleta dos dados, aplicou-se questionários visando analisar a percepção dos visitantes/comunidade sobre o espaço em questão. O método quantitativo foi escolhido porque permite ao pesquisador compreender os resultados da pesquisa de forma impessoal, sendo que os entrevistados foram escolhidos de modo aleatório, em dias estratégicos (quinta e sexta-feira), em virtude da movimentação e aproximação do fim de semana. Foram entrevistadas 50 pessoas que responderam a perguntas abertas e fechadas. Após o levantamento dos dados, estes foram tabulados e analisados, culminando assim para a elaboração desta pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise dos dados que foram coletados em janeiro de 2013, possibilitou-se identificar a relevância deste trabalho para mensurar o nível de informação que as pessoas possuem acerca do Museu em questão. A pesquisa apontou os seguintes aspectos: 53% sexo feminino e 47% sexo masculino. As faixas etárias predominantes são: 40% entre 20 e 25 anos, 33% de 25 a 35 anos, 27% de 35 a 50 anos. Quanto à escolaridade os dados mais relevantes foram: 1% possuem ensino fundamental completo, 36% ensino médio completo, 31% ensino superior incompleto, 30% ensino superior completo e 2% pós graduação. Quanto à naturalidade observou- se que 5% eram turistas internacionais, 60% turistas nacionais e 35% autóctones. Em relação ao nível de informação sobre o museu analisado, detectou-se que 70% não sabiam da existência de um museu no convento e apenas 30% tinham conhecimento sobre o mesmo. No que diz respeito à importância do acervo abrigado no museu 90% julgam importante, pois preserva e conserva parte da memória do país. A partir do método quantitativo percebeu-se que a maioria dos entrevistados possuía pouca ou nenhuma informação com relação ao museu e principalmente de seus acervos.
CONCLUSÕES:
A pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de informação a cerca do museu do Convento das Mercês e seus respectivos acervos, sendo estes compostos por: arquivístico textual, áudio visual, bibliográficos e museológicos. Para que compreendêssemos o grau de conhecimento que a população brasileira tem sobre os espaços que preservam e conservam a memória de um país, mais precisamente sobre a Fundação da Memória Republicana Brasileira buscou realizar esta pesquisa. Pois o espaço em questão contribui de forma significativa para a construção da identidade cultural de um povo, preservando assim a sua história e repassando para gerações futuras com o intuito de não perdê-las no tempo. Levando em conta este aspecto percebeu-se que não se pode contar a história de um país, estado ou até um município somente através de livros, fotografias e internet, é possível sim contar esta historia também através de espaços como o museu. É necessária a dinâmica dos museus para tornar mais participativa e interativa a presença da população dentro deste contexto. E o próprio museu pode apresentar um papel importante na construção da própria identidade local e consequentemente contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do turismo local.
Palavras-chave: Museu, Convento, Acervo.