65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
TURISMO NA TERCEIRA IDADE: um estudo sobre a atuação do SESC/MA no desenvolvimento do Turismo Social em São Luís-MA
Rosana Cristina Caldas Souza - Depto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
Nívea Caroline Saminêz Lima - Depto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
Jonivaldo Lopes Santos - Depto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
INTRODUÇÃO:
Estudos apontam que a partir, principalmente, da década de 1970, a população brasileira tem apresentado um envelhecimento progressivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2025 o Brasil se tornará o sexto país do mundo com maior população de pessoas na terceira idade. Esta realidade gerou a necessidade urgente de criar, pela esfera pública, instrumentos normativos que pudessem viabilizar um envelhecimento com qualidade. Neste sentido, foi criada a Lei 8.842/94, pelo Decreto 1.948/96 e a Lei 10.741/03, conhecida como Estatuto do Idoso, cujo objetivo principal é assegurar os direitos a pessoa idosa e promover a inclusão social para esta parcela da população, proporcionando-lhe qualidade de vida. Sob esta ótica, atividades como o turismo criaram segmentações que pudessem atender esse público, garantindo-lhes seus direitos. Em consonância com as diretrizes apresentadas anteriormente, o Serviço Social do Comercio - SESC/MA desenvolveu o programa TSI (Trabalho Social com os Idosos), cujas ações visam à inclusão social do idoso e a promoção do envelhecimento saudável com prática regular de exercícios físicos, convívio social estimulante, atividades ocupacionais e turismo social.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante das discursões levantadas, pretende-se identificar em que medida o SESC-MA tem se configurado como um instrumento estratégico na promoção da inclusão social através da atividade turística junto ao público da terceira idade, em São Luís- MA.
MÉTODOS:
Por se caracterizar como uma pesquisa qualitativa e interpretativa a metodologia do projeto se desdobra em um roteiro dinâmico, ágil e flexível, de conteúdo atualizado. Foi utilizada no processo de elaboração deste trabalho, a pesquisa bibliográfica, em livros, baseada em autores como Ferrari (1998) e Souza e Silva (2002), como também, em periódicos, incluindo pesquisa virtual, a fim de compreender o assunto proposto, bem como, obter fundamentação teórica. Adotou-se, também, a pesquisa de campo, utilizando como instrumento de pesquisa, questionários com questões abertas e fechadas e ainda, observação “in loco”. Utilizou-se, como sujeitos da pesquisa, escolhidas de modo aleatório, pessoas que participam efetivamente das atividades desenvolvidas pelo SESC/MA, unidade de São Luís-MA. Então, após organizar os dados recolhidos de todas as formas acima descritas, foi realizada a tabulação e análise crítica dos dados através do cruzamento de informações e avaliação dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir das informações coletadas, observou-se que o Serviço Social do Comercio - SESC/MA tem se apresentado como um instrumento estratégico na promoção da inclusão social através da atividade turística junto ao público da terceira idade, em São Luís – MA, conforme dados apresentados através da pesquisa, a saber: cinquenta e cinco por cento dos entrevistados, que já viajaram pelo SESC/MA, tem acima de cinquenta e cinco anos; cinquenta por cento são mulheres e vinte quatro por cento destes costumam viajar pelo menos uma vez por ano pelo Turismo Social desenvolvido através do SESC/MA. Tais resultados evidenciam a crescente demanda de público da terceira idade por atividades desenvolvidas pelo setor de Turismo social do SESC/MA voltadas à inclusão social, lazer e qualidade de vida. Este fato confirma o protagonismo desta instituição, como promotora de programas como o TSI (Trabalho Social com os Idosos), cujas ações visam à inclusão social do idoso e a promoção do envelhecimento saudável proporcionando atividades com prática regular de exercícios físicos, convívio social estimulante, atividades ocupacionais e turismo social.
CONCLUSÕES:
Notadamente, um acentuado número de pessoas na terceira idade tem buscado atividades que possam lhes proporcionar lazer, entretenimento, conhecimento cultural, em suma, bem-estar social. Neste contexto, o Setor de Turismo Social do SESC/MA, tem procurado atender às metas estabelecidas pelo TSI (Trabalho Social com Idosos) oferecendo a este público, passeios e excursões com serviços especializados a fim de atender suas expectativas. É importante enfatizar o segmento do Turismo na Terceira Idade, no qual o SESC vem atuando com inclusão social e promovendo atividades programadas de lazer e turismo, através de facilidades como preços diferenciados e adequação às necessidades que um público específico possa vir a ter. Portanto, esse segmento de mercado com sua formação, suas condições socioeconômicas, seus interesses e até sua própria experiência como consumidores de turismo, deve ser considerado e, cada vez mais, merecedor de novos estudos e pesquisas que resultem em melhoria na qualidade de vida dessa população uma vez que os idosos deverão estar cada vez mais envolvidos na vida política, econômica e social da comunidade e da nação.
Palavras-chave: Turismo social, SESC/MA, Terceira idade.