65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A Educação Ambiental e sua Potencialidade em uma Instituição de Ensino
Joseina Moutinho Tavares - Profa.Dra.Instituto Federal da Bahia - IFBA
Paulo Moutinho Andrade de Souza - Depto. de Ciências Biológicas - UCSAL
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções. Esta educação deve buscar valores que conduzam o ser humano a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. O estudo ambiental nas escolas é uma necessidade, já que o sistema de ensino leva o aluno a pensar de modo cartesiano, isto é, pensar os fenômenos de forma isolada, como se o meio ambiente fosse formado por “caixinhas” independentes. Diante da necessidade de tentar implantar uma prática de ensino envolvendo o meio ambiente, este trabalho apresenta uma metodologia participativa e interdisciplinar trabalhada na turma do nível fundamental do Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira em Salvador-Bahia. Isto pode favorecer para uma existência de uma relação harmoniosa dos discentes com o meio, fazendo com que se sinta parte do mesmo, já que os mesmos mostraram um crescente interesse para trabalhar em algum projeto ambiental. Assim, a Educação Ambiental nas escolas é uma necessidade e uma ferramenta indispensável para a formação de novos defensores do meio ambiente do planeta terra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Despertar uma consciência critica nos discentes sobre as graves questões ambientais do país; Realizar palestras e atividades práticas Planejar ações coletivas sobre o meio ambiente; Estimular os discentes a se tornarem defensores do meio ambiental.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado com 40 alunos do nível fundamental do Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira, como também com responsáveis pelos discentes. . Foram distribuídos questionários, realizadas palestras e atividades práticas. Os temas abordados foram: Meio Ambiente; Perfil Ambiental da escola e de uma residência; A Água; Como Evitar doenças e ter uma vida saudável; pH; Lixo e Noções sobre alimentação e saúde. Foram mostrados os filmes: Meio Ambiente, Alimentação, A História das Coisas e o Lixo e realizado passeio pela cidade e pela escola. O consumo sustentável da água, formas de limpeza dos filtros, dos tanques, verduras; frutas como também das hortaliças foram discutidos durante as aulas. O pH foi trabalhado, enfatizando o ano 2011 pelo qual foi o ano internacional da Química. Os discentes determinaram o pH da água coletada da sua própria residência, da escola e dos tanques, utilizando os kits fornecidos pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Os resultados foram registrados em uma tabela da turma. Foi discutido o problema das drogas, do fumo como também a importância dos exercícios físicos. Os discentes elaboram cartazes para a divulgação dos resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos sobre o meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observada a participação crescente do alunado do Colégio em foco, no entanto nenhum responsável compareceu para participar do trabalho. Isto pode indicar que a continuidade do processo de preservação do meio ambiental ao longo da vida do alunado pode ser prejudicada, já que os discentes, possivelmente, não recebem apoio dos pais. Verifica-se, através do questionário que no inicio do trabalho 40 % dos entrevistados informaram que tinham noções de Educação Ambiental, no entanto desconheciam atitudes de preservação tais como: consumo adequado da água, separação do lixo; descarte adequado das pilhas, tempo do banho. No final do trabalho, os resultados mostraram que os conhecimentos foram assimilados, pois os discentes mostraram preocupação com o meio ambiente. Também, foi verificado que 95 % dos entrevistados teriam 4 horas disponíveis e que poderiam trabalhar em algum projeto ambiental. Os resultados de pH mostraram valores abaixo de 7, indicando que o pH geral da água era ácido. Assim, este trabalho mostra a importância de atividades de Educação Ambiental, pois pode proporcionar a formação de possíveis multiplicadores e defensores do meio ambiente tão necessário ao futuro de novas gerações.
CONCLUSÕES:
Este trabalho mostrou que a inserção de atividades de Educação Ambiental (EA) em uma unidade de ensino torna-se imprescindível, já que pode se fazer presente ao longo da vida do indivíduo. Isto é uma necessidade, já que o meio ambiente está sendo bombardeado por produtos indesejáveis e sendo explorado indevidamente. A EA servirá assim, como uma ferramenta para atenuar esta problemática, pois é um processo permanente, contínuo e exige a participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar. Infelizmente, as atividades de EA são, na maioria, realizadas através de projetos pulverizados nas escolas, voltadas para um assunto extracurricular. Como a atuação geralmente é pontual, muitas das iniciativas torna-se transitórias e eventuais. Esta realidade deverá ser modificada para facilitar a existência de uma relação harmoniosa do ser humano com o meio ambiente, fazendo com que a pessoa se sinta parte do mesmo. A EA é uma alternativa pela qual deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, onde todas as disciplinas deverão correlacionar, favorecendo a interligação com todos os fenômenos da natureza. Assim, atividades de Educação Ambiental nas escolas são necessárias para favorecer uma transformação pessoal e para a formação de multiplicadores em prol do meio ambiente.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Instituição, Educação Ambiental.