65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Perfil do consumidor de acerola no município de Capitão Poço no estado do Pará.
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Francisca Antonia Xavier Bezerra - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Charles Ramon de Medeiros Brito - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Paula Martinelly dos Reis Farias - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Iza Layana Cezario Galdino - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Rafaela de Alencar da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
A acerola ou cereja das Antilhas (Malpighia glabra L., Malpighia punicifolia L. ou Malphigia emarginata DC.) é originária da América Tropical e seu principal atrativo é o alto teor de vitamina C, sendo também rica em outros nutrientes como carotenóides, tiamina, riboflavina e niacina. No mercado, encontram-se vários produtos alimentícios de acerola, sendo as formas mais comuns de comercialização a acerola in natura e polpa congelada e suco engarrafado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa tem como objetivo a caracterização do consumidor de acerola no município de Garrafão do Norte.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no município de Garrafão do Norte no nordeste paraense, durante o mês de setembro de 2012. Utilizou-se a abordagem de pesquisa nas residências dos entrevistados, com aplicação de 50 questionários contendo 21 perguntas para determinação do perfil do consumidor de acerola, destacando-se dados pessoais, local da compra, motivo da compra, atributos utilizados na escolha do produto e frequência do consumo, renda mensal, dentre outras perguntas. Sendo, questões abertas e fechadas sobre o perfil do consumidor, de modo que as informações obtidas permitissem atingir o objetivo da pesquisa. A análise estatística foi realizada através da análise descritiva dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode se notar que um dos critérios para a seleção do produto é o sabor, citado por 32% dos entrevistados, isso mostra que o consumidor gosta de experimentar o produto antes de efetuar a compra do mesmo, outro fator para escolha do produto é por o mesmo ser rico em vitaminas, citado por 22% dos entrevistados.
Ao perguntar aos entrevistados a frequência com que compram acerola in natura ou produto, 52% responderam que consomem quinzenalmente, 22% responderam que consomem semanalmente, revelando assim o consumo da fruta por parte dos moradores do município de Garrafão do Norte. Assim, pode-se levar em consideração que os consumidores são fiéis a compra do produto, pois a fato de consumidores adquirem o mesmo quinzenalmente revela a importância do produto na dieta alimentar. Chegou-se a conclusão que o local em que os consumidores mais compram é no supermercado, isso se deve devido à qualidade do produto e higiene no local em que o produto fica.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados expostos pode-se concluir que o consumidor de acerola considera essencial o requisito sabor; o consumidor residente no município de Garrafão do norte consome quinzenalmente o fruto ou produto de acerola; dentre os locais de compra recebeu destaque os supermercados.
Palavras-chave: Consumo, Fruto, Qualidade.