65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Interações de formigas do gênero Pachycondyla com artrópodes mirmecófilos em diversas localidades do sudeste da Bahia, Brasil
Roberta de Jesus Santos - Licenciada em Ciências Biológicas - UESC
Juliana Mendonça dos Santos Lopes - Doutoranda do PPG em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - UESC
Jacques Hubert Charles Delabie - Docente do Depto de Ciências Agrárias e Ambientais - UESC
Cléa dos Santos Ferreira Mariano - Docente/ Orientadora do Depto de Ciências Biológicas - UESC
INTRODUÇÃO:
A fauna de Formicidae constitui uma das maiores parcelas da biomassa animal, e estes insetos desempenham um papel de destaque dentre os invertebrados terrestres. As formigas participam da reciclagem e da fixação de nutrientes nos solos, atuam como dispersores de sementes e controlam as populações de outros artrópodes, dentre outras funções. Os ninhos de Formicidae podem abrigar vários artrópodes, que apresentam grande variedade de relações: detritívoros, parasitas de comportamento, predadores, comensais e organismos foréticos. Essas interações mirmecófilas são praticamente desconhecidas em relação às formigas poneromorfas da Região Neotropical, em particular o gêneroPachycondyla da subfamília Ponerinae.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Deste modo, este estudo teve por objetivo amostrar a fauna de Arthropoda que vive em formigueiros de Pachycondyla da região sudeste da Bahia.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas nas dependências da CEPLAC no município de Ilhéus, e em Itajuípe, Barro Preto, Gandu, Belmonte, Itapebi, Itamarajú, Porto Seguro, Camacan e Uruçuca. Foram coletados 95 ninhos de formigas desse gênero em áreas de agrossistema cacaueiro e em remanescentes de Mata Atlântica. Os formigueiros coletados foram triados manualmente e com armadilhas de Berlese-Tullgren, a fauna associada foi fixada em álcool à 70% e posteriomente identificada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ninhos das espécies de Pachycondyla apicalis, P. constricta, P. curvinodis, P. gp. harpax,P. inversa, P. verenae, P. villosa e P. unidentata, foram coletados nidificando em locais como cupinzeiros, troncos de árvores, frutos secos de cacau, troncos podres, serrapilheira e subsolo. A nidificação predominou em frutos secos de cacau e madeira em decomposição, substratos presentes abundantemente na região. Com a triagem dos ninhos tornou-se possível observar a representação de todos os subfilos de artrópodes, além de espécimes dos filos Mollusca e Annelida. Houve a dominância de organismos dos grupos de Acari, Collembola e Formicidae que estão relacionados a processos do subsistema decompositor.
CONCLUSÕES:
A diversidade de organismos associados aos ninhos analisados permitiu inferir que o agrossistema cacaueiro possibilita a conservação da fauna. E tornou-se notória também a abundância e a diversidade de organismos associados aos ninhos de diferentes espécies de formigas do gênero Pachycondyla. Isso se deve aos ninhos de Pachycondyla constituem microhabitats ricos em recursos alimentares e abrigos para um gama de invertebrados.
Palavras-chave: Diversidade, Interações formigas/insetos, Arthropoda.