65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
ESPAÇO DE REGGAE MAGNO ROOTS: UMA VALORIZAÇÃO DA ETNICIDADE NEGRA EM SÃO LUÍS - MA
Cleonice Pinheiro - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
Denise Cerveira Tavares - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
Dorilene Sousa Santos - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
Gisele Diniz Rocha - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
Nathanna Cristina Pereira Silva - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
Graça Cardoso Reis - Prof. Msc. /Orientadora – Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
O reggae é um gênero musical de origem jamaicana resultante da mistura de ritmos africanos, indígenas e europeus misturados desde a década de 1970 na Jamaica. Seu ritmo é carregado de sentimentos e valores, por isso, não se restringe apenas a um gênero musical, a lazer ou entretenimento, é uma condição de vida que proporciona um sentimento de luta e denúncia para os regueiros. A identificação dos brasileiros com o reggae Jamaicano é concentrada na região norte e nordeste do Brasil, onde o ritmo entrou com mais força. No Estado do Maranhão e principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som do reggae, onde parte dos ludovicenses valorizaram o estilo musical e consideram elemento de sua identidade. Um dos principais meios de divulgação do ritmo no Maranhão foram as “radiolas”, que são sistemas sofisticados de som com até quarenta caixas bem semelhantes com os que existem na Jamaica e é movido pela intensa participação da “massa regueira” constituídas por sua grande maioria de pessoas pobres e da periferia da cidade. Aborda-se nesta pesquisa um estudo sobre o espaço de reggae Magno Roots, localizado no Bairro de Fátima, região periférica de São Luís, e tendo como principal análise sua valorização enquanto espaço de etnicidade negra na capital maranhense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mostrar a importância da valorização da etnicidade negra em uma das casas de reggae em São Luís, o qual foi analisado, o espaço de reggae Magno Roots, seus frequentadores e a população vizinha.
MÉTODOS:
A elaboração deste trabalho pôde ser dividida em dois momentos distintos e de igual importância para a obtenção de dados conclusivos. Tratou-se no primeiro momento de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, o segundo momento foi realizado a pesquisa de campo. Os instrumentos para a coleta dos dados foram: observações sistemáticas in loco com registro fotográfico e aplicação de entrevista com o proprietário da Casa de Reggae “Magno Roots” e de 50 questionários com perguntas fechadas e abertas junto à comunidade local e aos frequentadores do espaço de Reggae.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Baseadas nos resultados obtidos nas pesquisas bibliográficas e a pesquisa de campo foram observadas, que onde a casa de reggae encontra-se é um bairro onde se concentra o maior número da população de negros e de menor renda, o que também acontece na maioria dos espaços de reggae em São Luís. De acordo com os questionários respondidos pelos moradores, infelizmente o reggae não é visto pelos mesmos como um fator de identificação negra em São Luís, a grande maioria dos entrevistados vêem os espaços de reggae, equivocadamente, como algo prejudicial ao bem estar social e moral, alegando que os espaços onde o Reggae circula eram locais de concentração de marginais e desocupados, associando os espaços regueiros à violência, o que vem dificultando uma boa divulgação das casas de reggae da capital. Porem, de acordo com os frequentadores da Casa de Reggae, o espaço onde são realizadas as festas é uma manifestação cultural negra bastante visitada e uma forma de lazer para a comunidade de baixa renda e para turistas e visitantes, que associam o ritmo a capital maranhense e buscam esse tipo de lazer quando visitam a cidade.
CONCLUSÕES:
Pode-se observar que a maioria dos espaços de reggae encontra-se em periferias e próximos a estes. Tendo como principais frequentadores a população afrodescendente e de baixa renda. E para muito de seus frequentadores é considerado como único espaço de lazer que condiz com sua condição socioeconômica visto como um espaço étnico, social e econômico para muitos. Portanto, para muitos frequentadores, a idéia é de que a cultura regueira associa-se a uma representação de manifestação de periferia, cujas origens estão em um país caribenho, a Jamaica, tendo em sua maioria uma população negra e pobre, é uma forma de identificação com o povo ludovicense.
Palavras-chave: Casa de Reggae, Ritmo, Identidade.