65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
LER...? QUE SACO! ANÁLISE DO HÁBITO DE LEITURA EM ALUNOS DO 8º ANO (MANAUS, AM)
Manuela Catalina Beltrán Leite - Aluna do 9º ano Centro Educacional La Salle, Manaus/AM
Maria Luísa Edwards - Aluna do 9º ano Centro Educacional La Salle, Manaus/AM
Sandra Beltrán-Pedreros - Profa. Dra./ Orientadora. Faculdade La Salle Manaus/AM
Ananilze Martins Cavalcante - Profa. Esp./ Co-Orientadora. Centro Educacional La Salle, Manaus/AM
INTRODUÇÃO:
A leitura aprende-se e cultiva-se desde muito cedo, bem antes do ingresso na escola, no seio da nossa família. Os pais devem ser os primeiros em incentivar e estimular a leitura oferecendo livros e lendo para nós. Depois, é a escola que deve manter ou desenvolver o prazer pela leitura, não somente como forma de aprender, mas como entretenimento. Esta responsabilidade não cabe unicamente à disciplina de Língua Portuguesa, mas a todos os professores que se esforçam por criar em nós, alunos, hábitos de leitura adequados e regulares. Por isso a escola não pode se limitar a impor leituras, ao invés, deve tentar que cada aluno caminhe ao encontro dos seus gostos pessoais, lendo, relendo, apreciando ou até mesmo rejeitando, conforme as suas preferências. Nem sempre este encontro com o prazer da leitura é simples e rápido. Na infância, nossa mente em desenvolvimento acha as coisas interessantes e fáceis de aprender, com o passar dos anos isso muda, e a leitura passa a parecer mais entediante, levando a preferir desenhos e a parte mais falada do que escrita. O fato dos adolescentes não gostarem de ler leva a várias situações de insucesso. Então, quais os motivos que levam os nossos colegas a não gostarem de ler?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral Avaliar os hábitos de leitura de alunos de 8º ano do Centro Educacional La Salle de Manaus Objetivos específicos • Conhecer os motivos que levam aos alunos a não gostar de ler. • Quantificar qual desses fatores é o mais relevante; • Identificar o tipo de leitura preferida; • Calcular a média de livros lidos anualmente.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com 196 colegas de 8º ano do Centro Educacional La Salle, Manaus (131 da manhã e 65 da tarde, 106 meninas e 90 meninos com idade média 13 anos). A professora de Língua Portuguesa nos autorizou aplicar o questionário durante suas aulas nos turnos. O questionário que elaboramos tinha 29 perguntas. 26 perguntas indagavam as preferências de leitura enquanto gênero literário, e fatores determinantes para o gosto ou desgosto pela leitura, que deviam ser avaliadas de 1 a 5 sendo um o pior conceito e cinco o melhor. Consideramos gostar ou importante de nota 3,0 para cima, e não gostar ou sem importância abaixo de 3,0. Duas questões quantificavam os livros lidos ao longo da vida, e no último ano. E, uma questão quantificava o tempo diário dedicado à leitura. Antes de passar os questionários para nossos colegas foi explicado o objetivo da pesquisa e solicitado responder com total sinceridade, pois não era necessário se identificar colocando o nome. Os dados dos questionários preenchidos os digitamos na planilha de excell montada por nossa orientadora, quem nos ensinou a calcular com a tabela dinâmica a nota média a cada pergunta do questionário para o total de alunos, por gênero, e turno. Com essas informações montamos as tabelas de resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em média as meninas gostam mais de ler (3,7) em especial romances e sagas (4,2), e o que menos gostam são livros de autoajuda (2,3). O título do livro é o que mais chama a atenção delas (3,8), e não se importam com tamanho da letra (2,2), número de páginas (2,8), ou autor (2,6) do livro. Já os meninos, não gostam muito de ler (2,9), preferem comédias (3,9), e não gostam de livros de autoajuda (2,1). Título do livro (3,4) e ilustrações (3,2) foram os aspectos mais atraentes para a leitura, mas não se importam com tamanho da letra (2,1), número de páginas (2,5), ou autor (2,5). As meninas gostam de livros como presente (3,5), mas os meninos não (2,4). Os alunos da manhã tiveram maior afinidade com a leitura, mas os da tarde valorizaram mais livros de comedia e policiais (4,0), livros ilustrados (3,4) e a capa do livro (3,2). Todos os alunos reconheceram que a leitura contribui para o futuro (4,3), mas 61% deles dedicam até 3h/semana à leitura e 5% mais de 10h/semana. As meninas já leram em média 30 livros e os meninos 23, 10 e 6 respectivamente, o ano passado. Muitos alunos da tarde são bolsistas desportivos que vieram de escolas públicas, e não possuem condições econômicas para comprar livros, nem tempo para ler pelos treinamentos.
CONCLUSÕES:
As meninas mostraram maior interesse e dedicação à leitura, leem livros com mais de 200 páginas, sem ilustrações, e de vocabulário mais refinado. As notas médias dos meninos indicaram que não gostam de ler e que são os aspetos gráficos e de edição o que chama a atenção deles para a leitura. Os livros didáticos e paradidáticos não são do interesse dos alunos, o que pode contribuir para não gostar de ler ou ler pouco. Embora todos reconheçam a importância da leitura para o futuro, a maioria dedica pouco tempo a ela. Segundo o Instituto Pró-Livro o brasileiro lê 1,3 livros/ano, e 12% dos alunos do ensino médio dedica entre 4 e 10 h/sem. Mas nossa pesquisa encontrou uma média de 7 livros/ano, e 39% leem mais de 4 h/sem. Esses dados indicam que nós, alunos lassallistas, possuímos hábitos de leitura acima da média nacional, o que pode ser um reflexo da qualidade do ensino, levando-nos a enxergar que o ensino interfere positivamente na formação dos hábitos de leitura. Mesmo que o incentivo ao esporte seja importante, e dê as possibilidades a alunos de escolas públicas de ter uma educação de melhor qualidade, a dedicação aos treinos deixa os alunos cansados e sem tempo para a leitura.
Palavras-chave: Leitura, Adolescentes e a leitura, Incentivo à leitura.